Flamengo quebra múltiplos recordes e faz história no futebol brasileiro

 

 

Apesar da presente temporada estar longe de ser perfeita, a verdade é que o ano de 2019 foi um ano histórico para o time do Flamengo, mas também para todo o futebol brasileiro. Batendo recordes atrás de recordes, o time comandado por Jorge Jesus não só dominou o Brasileirão, como também conquistou com relativa facilidade a Copa Libertadores.

 

De forma a se perceber a dimensão do domínio do Flamengo no Brasileirão 2019, basta entender quais foram os principais feitos históricos que essa temporada de sonho, sobretudo para os flamenguistas, conseguiu alcançar. Todos esses números não provam que o Flamengo foi o melhor time brasileiro da temporada passada, como também um dos melhores times que alguma vez jogaram no futebol brasileiro.

Essa qualidade e cultura vitoriosa do Flamengo de 2019 é tão grande que, mesmo tendo começado com o “pé esquerdo” o Brasileirão e a Copa Libertadores, para as melhores casas de apostas legais no Brasil, como a Sportingbet, o time do Rio de Janeiro continua sendo um dos grandes favoritos nas duas competições. Mas será que uma nova temporada histórica se poderá repetir sucessivamente?

 

Recordes que elevaram o time do Flamengo para outro patamar

 

Menos derrotas, maior período sem perder e até o melhor ataque, esses forma apenas alguns dos muitos recordes históricos do Brasileirão que o Flamengo, em 2019, conseguiu bater, fazendo com que muitos comentaristas e torcedores se questionassem: será esse Flamengo o melhor time que já passou pelo Brasileirão, desde que a Série A é em pontos corridos?

Por exemplo, os 90 pontos que coroaram a vitória do Flamengo no Brasileirão é a maior pontuação alguma vez registrada na Série A. Porém, com 86 gols marcados em 38 jogos, também nenhum time brasileiro, em sua história, tinha terminado uma temporada com tantos gols marcados.

Contudo, e por se tratar de um dos Campeonatos de futebol profissional mais competitivos do mundo, o que surpreende era a forma tranquila como o Flamengo ganhava seus jogos. O time esteve 26 jogos sem perder, algo que também nunca tinha sido alcançado por um time da Série A antes. Sendo que suas 4 derrotas também ficarão na história como o menor número de resultados negativos em um time do Brasileirão.

 

Conseguirá o time do Flamengo fazer história novamente?

 

Não há dúvidas que repetir os feitos do Flamengo não será fácil, muito menos em temporadas sucessivas. Contudo, a verdade é que a diretoria do time campeão brasileiro fez um esforço financeiro grande para conseguir manter praticamente todo o histórico elenco. Por exemplo, o time investiu várias dezenas de milhões de reais para garantir a contratação daquele que também quebrou recordes, se tornando maior artilheiro da história do Brasileirão, em uma única edição, o Gabriel Barbosa - também conhecido por “Gabigol”.

Porém, apesar da base do elenco ter se mantido praticamente a mesma, a verdade é que, com o novo técnico, o time não tem conseguido dar a mesma resposta, tendo iniciado seu percurso no Brasileirão com duas derrotas seguidas. Somando a isso, o time também sofreu a derrota mais pesada em toda sua história na Copa Libertadores, tendo perdido por 5-0 contra o Independiente del Valle, no Equador.

Ainda assim, é importante realçar que a temporada ainda é longa e o Flamengo pode perfeitamente ainda estar na luta pela reconquista do Brasileirão, mas também da Copa Libertadores. A pressão da torcida – que é uma das maiores do mundo -, está bem presente, sendo que agora as exigências, após uma temporada de sonho, são cada vez maiores. Mas estará a própria torcida preparada para, depois de um grande ano, retornar “à realidade” e à imprevisibilidade do futebol?