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Academia - Autores
Alvares de Azevedo
Autoria             -           Orientação         -       Grau -  Local  -  Data  -  Pg

LABRES, Claudia             Ana Maria Lisboa de Mello         Dr.       UFRGS    2008

Título: O vago intraduzível: o universo imaginário de Álvares de Azevedo

Sinopse:

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Autoria             -               Orientação       -      Grau -  Local  -  Data - Pg

LABRES, Claudia         Gínia Maria O. Gomes       Ms.     UFRGS     2002

Título: A poética do mal : a ficção de Álvares de Azevedo, uma literatura sob o signo de satã

Sinopse: O presente estudo traz reflexões sobre Noite na Taverna e Macário, textos de Álvares de Azevedo, e a forma pela qual eles se inscrevem na literatura maldita. Para tanto, faz-se necessário um olhar mais detido para elementos fundadores do maldito: o erotismo como fonte do desejo; o sentimento de perda pelo desejo não realizado; a melancolia decorrente dessa desilusão; a rebeldia pela percepção do ideal frustrado e a morte como fim último da existência. Visa-se, portanto, abordar a questão do mal enquanto temática literária que passa a influenciar o pensamento e o modo de viver e agir das personagens azevedianas, tornando-se aspecto fundamental nos textos em questão

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Autoria             -               Orientação       -      Grau -  Local  -  Data - Pg

TRINDADE, Alessandra A.   Ana Maria L. Mello       Ms  UFRGS      2002

Título: Representações do sujeito romântico : motivos de cisão e desejo na ficção de Álvares de Azevedo

Sinopse:   Dentro das reflexões acerca da subjetividade, desenvolvidas pelo romantismo, propomos uma leitura das obras Macário e Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, autor da segunda geração romântica do Brasil. A análise da prosa de Álvares de Azevedo revela que o autor elabora uma profunda reflexão acerca do homem do séc. XIX, que se depara com novos paradigmas do pensamento e que busca novos valores para sua existência. Nesse contexto, o escritor encontra, no mundo simbólico e mítico, formas para representar e pensar o indivíduo. O trabalho tem como ponto de partida a reflexão sobre o projeto estético do autor, que se opõe à tendência predominante do romantismo brasileiro, preocupada com a afirmação da nacionalidade, e inspira-se em modelos europeus para a sua criação. É no mergulho em questões relativas à subjetividade que Álvares de Azevedo busca toda a inspiração poética e as bases para o seu questionamento existencial. Na segunda e terceira partes do trabalho, examinam-se os elementos do imaginário azevediano. Em Macário, identificamos a questão do duplo, marcado pelas relações entre o bem e o mal, buscando-se no tema de Fausto, no Gênesis e no Livro de Jó os fundamentos para a nossa reflexão. Em Noite na Taverna, tomamos o tema de Don Juan como fonte para refletir sobre a postura do herói corruptor, para compreender o papel das figuras femininas e o tratamento dado ao tema amoroso no texto.
  

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