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Academia - Autores
Jean-Paul Sartre

Autoria                 -               Orientação      -     Grau  -   Local    -   Data

MARTIN, Didier René D.        Robert Ponge            Ms.       UFRGS        2006

Título: Réception de Jean-Paul Sartre au Brésil: dans la revue Anhembi

Sinopse: Esta dissertação tem por objetivo analisar a recepção da obra de Jean-Paul Sartre na revista Anhembi. Inicia-se com um apanhado geral do percurso intelectual, literário e político deste escritor, pois isto permite, de um lado, a construção de uma idéia precisa das diversas influências que compuseram seu pensamento e, por outro, estabelecer uma base de conhecimentos tendo em vista as partes que seguem neste estudo. O segundo capítulo aborda dois artigos da revista Anhembi que fazem referência diretamente às concepções filosóficas do autor. O terceiro capítulo trata mais especificamente de certas peças de teatro do dramaturgo que foram matéria de colaboradores do mensal brasileiro. Finalmente, o quarto e último capítulo trata da vinda de Sartre ao Brasil.

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Autoria                -                Orientação      -     Grau  -   Local    -   Data ROMANO, Luis A. C.           Luiz Carlos S. Dantas     Dr.     UNICAMP    2000

Título: A passagem de Sartre e Simone de Beauvoir pelo Brasil em 1960
Sinopse: São várias as perspectivas da passagem de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir pelo Brasil que este trabalho se propõe a reconstituir, através de pesquisa documental em periódicos brasileiros. Procurei, inicialmente, tratar das polêmicas, no Brasil, em torno do pensamento de Sartre, desde a óptica de críticos católicos a partir da década de 1940 até a vinda do pensador francês com as novas que trazia de sua recente visita à Cuba revolucionária e os efeitos que isso provocou em nosso meio pensante. Em seguida, há uma tentativa de reconstituição do roteiro de viagens desses intelectuais franceses por diversos locais do País, focalizando o contato direto que tiveram com nossas elites intelectuais e artísticas, além de encontros com sindicalistas e estudantes. Procuro também recompor a polêmica motivada à época pela proposta, trazida por Sartre, de uma literatura popular e engajada, que tivesse por objetivo despertar consciências para o reconhecimento pelo povo de sua condição social e o impulsionasse para a ação revolucionaria. Finalmente, meu trabalho visa tratar do teatro de Sartre, sua recepção no Brasil, anterior à visita do autor, e as polêmicas por ele estimuladas no meio dramático brasileiro

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Autoria             -                  Orientação        -        Grau  -  Local   - Data

SILVA, Salvelina da       Wladimir A. da C. Garcia        Ms.       UFSC    2003

Título: Os modos do Ser em Sartre, Camus e Graciliano Ramos e a alteridade radical"

Sinopse: Esta dissertação é dividida em seis capítulos e pretende analisar conceitos como outro, angústia, náusea, exílio e solidão com base nas obras La Peste, de Albert Camus, La Nausée, de Jean-Paul Sartre e Angústia de Graciliano Ramos. Aponta, também para um direcionamento que radicaliza o pensamento até então desenvolvido, balizado pela filosofia de Emmanuel Lévinas. a coclusão se apresenta menos como mero desfecho, mas como um redimensionamento ou um redimensionamento dos conceitos focalizados

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Autoria             -                  Orientação        -        Grau  -  Local   - Data

MENDONÇA, Célida S.       Sergio Medeiros                 Ms.       UFSC   2004

Título: Ação e paralisação: um estudo sobre as personagens da Peça "Huis Clos" de Jean-paul Sartre

Sinopse:

Este trabalho analisa a dinâmica de ação das personagens na peça Huis Clos de Jean-Paul Sartre, a partir de um enfoque fenomenológico. Garcin, Inês e Estelle, são as personagens que habitam o inferno criado pelo autor. Nesse espaço em que estão enclausurados, a convivência é um conflito constante, no qual cada um deles se constitui como carrasco para os outros dois. A salvação desse inferno, só seria possível por intermédio do esquecimento radical de si e do outro, o que não ocorre. Resta, portanto, uma angustiante existência afirmada pelo olhar do outro, que reflete constantemente o ser de cada um. A saída,deverá então, ser inventada. Suas personagens se definem pela ação, ação na concepção existencial. O dilema que enfrentam, se resume na tentativa de transcender o outro ou deixar-se transcender. Esta leitura leva em conta conceitos indispensáveis à análise das relações concretas com o outro, desenvolvidos em sua obra O Ser e o Nada e identificados em Huis Clos. Esses conceitos ligam-se entre si sugerindo uma estrutura ontológica proposta por Sartre na qual o olhar do outro tem ação paralisante, limitando a liberdade das personagens. O estudo discute o caminho que o existencialista percorre na busca de uma concepção dramatúrgica que é influenciada por sua noção de engajamento. Suas produções teóricas, que se referem à apresentação de sua antropologia e sua psicologia, contribuem para a elucidação das situações de conflito enfrentadas pelas personagens. Estabelecendo uma unidade filosófica em suas obras, Sartre compartilha sua visão de mundo ao dar vida às personagens.

 

 

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