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Como escreve?
E.L. Doctorow

"Uma das coisas que eu tive que aprender como escritor era confiar no ato de escrever. Para me colocar na posição de escrita para descobrir o que eu estava escrevendo. Eu fiz isso com Feira Mundial, como com todos eles. As invenções do livro vem como descobertas. Em um certo ponto, é claro, você vai descobrir o que suas instalações são e o que você está fazendo. Mas, certamente, com o início da obra, você realmente não sabe o que vai acontecer... Bem, pode ser qualquer coisa. Pode ser uma voz, uma imagem; ele pode ser um momento profundo de desespero pessoal. Por exemplo, com Ragtime Eu estava tão desesperado para escrever algo, eu estava virado para a parede do meu studio na minha casa em New Rochelle e então eu comecei a escrever sobre o muro. Esse é o tipo de dia qu às vezes temos, como escritores. Então eu escrevi sobre a casa que foi fixado à parede. Foi construída em 1906, veja você, então eu pensei sobre a era e o que a Broadview Avenue parecia então: bondes correu ao longo da avenida para baixo na parte inferior do morro; as pessoas usavam roupas brancas no verão para ficar legal. Teddy Roosevelt era presidente. Uma coisa levou a outra e essa é a maneira que o livro começou: através de desespero para essas poucas imagens. Com Loon Lake, em contraste, era apenas um sentido muito forte de lugar, uma emoção acrescida quando eu me encontrei no Adirondacks depois de muitos e muitos anos de ser afastado. . . e tudo isso chegou a um ponto em que eu vi um sinal, um sinal de estrada: Loon Lake. Por isso, pode ser qualquer coisa.,, Eu trabalho seis horas por dia, embora a própria escrita possa demorar 15 minutos ou uma hora, ou três horas. Você nunca sabe que tipo de dia vai ser; você só quer fazer o que se propôs a fazer. Eu digito em espaço único, para obter o máximo da paisagem do livro quanto possível em uma página. Então, se eu fizer uma página-espaço simples com margens pequenas, que é cerca de seiscentas palavras. Se eu fizer uma página, estou muito feliz; esse é meu dia de trabalho. Se eu fizer duas, isso é extraordinário".

Fonte: Paris Review, nº 94, 1986

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