Volta para a capa
Como escreve?
Mia Couto

"O meu processo é caótico; eu começo por um pequeno núcleo de uma história e depois vou arquitetando. Tenho uma grande dificuldade de lidar com os personagens, isto é, eles batem em uma porta e, em certa altura, trazem os primos, os irmãos, a família largada, e eu não tenho maneira de conter aquela migração. No caso de Terra sonâmbula , foi um livro, digamos, foi sofrido, porque eu pensava que não podia escrever um livro durante a guerra. Eu pensava que, provavelmente, só se escreveria um livro no período de paz; depois da guerra, escreveria um livro sobre a guerra. Mas ele surgiu, e surgiu de uma maneira muito intensa, muito sofrida, com insônias, e, de fato, o que aconteceu naquele livro é uma coisa que me acontece em outros, em que eu sei que estou acabando um livro quando escrevo a primeira frase, não quando escrevo a última frase. E eu tinha já alguma coisa do final pensado sim, mas não feito daquela maneira... Em geral eu funciono assim como o Paulo [Lins] disse, eu acordo estremunhado, no meio da noite, e tenho um papel e uma caneta, [anoto] às vezes no escuro. E, exatamente como aconteceu consigo, na maior parte das vezes tenho que decifrar [o que foi escrito]. E, nesse trabalho de decifrar, digamos assim, há ali um lado quase arqueológico, como se aquilo tivesse ocorrido antes de eu próprio nascer, antes de eu ser vivo. Mas esse exercício também para mim é um prazer: esse exercício de decifrar aquilo que está no intervalo, nessa zona de vigília, para mim é um grande prazer. Mas, normalmente, os personagens, eu sou um escritor de personagens... Também eu não construo uma narrativa, que era a pergunta do Paulo, eu não tenho uma arquitetura já feita, os personagens conduzem-me, e eu tenho que ter um estado enorme de paixão. Eu tenho que estar enamorado por eles de maneira que eles [os personagens] são mais importantes do que eu em um certo processo.

Fonte: Programa Roda Viva, da TV Cultura, 10/07/2007

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?
Onde escreve?

Influência literária

Música

Politica

Crítica literária

Biografia