Volta para a capa
Biografia profissional
14º emprego

Professor  de Classificação Bibliográfica

Cícero da Mata

     No mês seguinte a minha entrada na CMTC, em 1º de novembro de 1983, começei dar aulas na Faculdade Tereza Martin, na Freguesia do Ó. O emprego apareceu por acaso, por indicação de quem não me lembro. Fui sem saber se conseguiria manter os dois empregos. O que eu sabia era que queria ganhar um pouco mais. A faculdade era recém criada; o curso estava iniciando, querendo se estabelecer como mais um curso de biblioteconomia. Pude escolher a matéria (classificação) e fiquei lá por até fevereiro de 1985. Foi um periodo de bastante atividade profissional, pois nessa época eu presidia a APBESP-Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado de São Paulo, e eatávamos batalhando para transformar a entidade em Sindicato dos Bibliotecários, o que veio ocorrer em 1985 com o recebimento da Carta Sindical.

     Dava aula duas noites por semana, e as turmas eram pequenas, compostas de 10 a 15 alunos. Mesmo trabalhando durante o dia na CMTC e dirigindo o pré-Sindicato, conseguia levar as aulas. Os alunos gostavam de mim, o que foi constatado com o convite que recebi para ser Paraninfo da Turma de 1984. Gostavam das aulas também, pois eram quase todas de improviso. Cada dia inventava uma atividade na clase para animar a turma.

     Recebia 3.417,00 (três mil, quatrocentos e dezessete cruzeiros por aula, que não era grande doisa, de modo que logo no inicio de 1985, as atividades no movimento associativo se intensificaram, e eu não pude continuar com as aulas. Uma colega bibliotecária se interessou na minha substituição e no fim de fevereiro eu parei com as aulas. Continuei só com a CMTC e pude me dedicar mais ao Sindicato.

 

- Voltar ao Sumário