No desenrolar do novelo biográfico de 50 anos encontrei um fio condutor nos serviços realizados ao longo da vida profissional.
No primeiro trabalho (Casa dos Presentes, 1965) eu recebia das balconistas um pedido com uns itens assinalados, os quais eu buscava nas prateleiras do estoque, empacotava e entregava ao cliente. No caso, eram poucos itens: porcelanas, abajours, faqueiros, bibelôs, prataria, etc.
No segundo trabalho (Importadora Eda, 1967), após um ano no cargo de Office-Boy, passei a trabalhar no serviço de expedição. Recebia dos vendedores, os pedidos de clientes com muitos itens assinalados, os quais buscava nas prateleiras do estoque, empacotava e entregava ao cliente. No caso, eram ferramentas de todos os tipos, marcas e tamanhos. Eram enormes prateleiras com centenas de itens.
No terceiro trabalho (BIREME-Biblioteca Regional de Medicina, 1970), encontrado através de anúncio "fechado" no jornal O Estado de São Paulo, o procedimento se repete com um produto totalmente diferenciado. Eram pedidos de artigos de revistas médicas, vindos de bibliotecas universitárias de todo o País. O trabalho consistia em localizar estes artigos nas estantes de revistas e enviá-los para o setor de fotocópias. Era uma média de 150 artigos por dia, para encontar num acervo de 4 mil títulos de revistas. Quando sobrava tempo, também embalava o artigo num envelope apropriado para enviar ao correio. Ou seja, continuava coletando produtos, empacotando e entregando ao cliente.
O quarto trabalho surgiu decorrente do terceiro. Como havia trabalhado em Biblioteca, fui organizar um arquivo técnico no Metrô de São Paulo (1973). Mas juntamente com isto, os engenheiros me pediam artigos e livros sobre determinados assuntos, os quais eu procurava nas estantes da Biblioteca do Metrô ou noutra qualquer. Certa vez passei dois dias na Biblioteca do ITA, em São José dos Campos, procurando artigos e relatórios técnicos sobre telefonia móvel. A partir daí passei a ser bibliotecário, cujo trabalho tem sido organizar acervos de livros e documentos, entremeado com a busca de livros e documentos em geral, e a pesquisa de informações dirigidas à alguma entidade ou pessoa.
Como se vê, eu não tracei este plano de trabalho e de vida, mas o plano combina com um traçado.