(PE)
Não é uma casa de mágicos ou de feiticeiros, apenas um local onde todos podem estudar os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo sistemático e fundamental de escritores clássicos ou consagrados. É preciso estar determinado, seguro, confiante. A confiança é um elemento decisivo. Lembrando que a primeira oficina de um escritor é a leitura.
Todo escritor – ou aprendiz – deve ser, antes de mais nada, um leitor voraz. Aos poucos, no entanto, vai aprendendo a selecionar os seus livros, aqueles que com certeza vão ajudá-lo a compreender o fenômeno da criação literária. Em princípio recebendo colaboração para o exame dos textos e, em seguida, descobrindo os próprios caminhos.
Há três livros de Raimundo Carrero para análise da intimidade de uma narrativa: Sinfonia para vagabundos (Edições Bagaço), Os segredos da ficção (Editora Agir) e A preparação do escritor (Editora Iluminuras). Com eles, o escritor compreenderá que não existe a inspiração e muito menos um talento definidor, que explica todas as coisas. Nada disso. É preciso trabalhar e trabalhar e trabalhar.
Além disso, não existe estilo. Ou seja: não aquele estilo tradicional, que todos nós conhecemos, por exemplo, em Jorge Amado ou Graciliano Ramos. Sem que isso represente desatenção e desrespeito com eles. É que trabalhamos com um outro caminho, o caminho de Flaubert, que pedia um estilo para cada personagem, para cada história, para cada circunstância.
Durante as aulas, será possível distinguir uma cena de um cenário, um diálogo direto de um diálogo indireto, e se entenderá definitivamente que o narrador não é o autor. Ou seja, o autor é responsável pelo texto e pela sua estrutura interna, mas quem narra, quem conta, quem desenvolve a história, é o narrador – o primeiro e principal personagem criado pelo romancista, por exemplo. Literatura, aliás, é esforço permanente.
Raimundo Carrero é "discípulo" de Ariano Suassuna, e autor premiado com diversas obras:
Minha alma é irmã de Deus
O amor não tem bons sentimentos
O delicado abismo da loucura
Os segredos da ficção
O arco e o escudo – Biografia de Orlando Parahym
Ao redor do escorpião... uma tarântula
As sombrias ruínas da alma (Prêmio Jabuti)
Somo pedras que se consomem (Prêmios APCA e Machado de Assis)
Sinfonia para vagabundos
Os extremos do arco-íiris
Maçã agreste
Vaigem ao ventre da baleia
O senhor dos sonhos (Prêmio Prefeitura do Recife)
Sombra severa (Prêmio José Conde)
A dupla face do baralho
As sementes do sol – o semeador
A história de Bernarda Soledade – A tigre do sertão
OFICINA LITERÁRIA DE RAIMUNDO CARRERO
http://www.raimundocarrero.com.br/oficina_pt.php
raimundocarrero@gmail.com
Rua da Amizade, 54 Graças, Recife, PE
Fone (81) 9495-2583
|