Volta para a capa
           O que é poesia? Quem é poeta?

Jorge Luis Borges

“Poesia é a arte de criar emoções através do manejo de palavras. Assim, escrever um poema é uma pequena operação mágica. É algo misterioso, mas não incompreensível”.

"Se uma pessoa lê uma poesia e se é digna dela, a recebe e agradece e sente emoção. E não é pouco isso. Sentir-se comovido por um poema não é pouco. É algo que devemos agradecer”

“A poesia é algo cujo instrumento são as palavras, e as palavras não são a matéria da poesia. A matéria da poesia,- se é lícito esta metáfora- viria a ser a Emoção. E esta emoção tem que ser compartida pelo leitor"

"Eu tampouco sei o que é a poesia, mesmo sabendo descobri-la em qualquer lugar... Ao cabo dos anos, suspeito que ela está essencialmente na entonação, em certa respiração da frase"

”Não imagino a poesia sem a paixão. Eu creio que a poesia é necessária. Os governos, as fronteiras... tudo isso pode desaparecer, mas a necessidade, a sede e a fome de poesia não"

"Para mim uma poesia que descreve não é uma poesia. Aliás, não sei se pode descrever com uma poesia. Talvez com a pintura, possa se descrever. Na música ocorre como na escritura. Na poesia e na prosa, mais que descrever situações ou coisas, se alude, se sugere"

“Tem o poeta que vive na paixão e o poeta que vive no mundo verbal. Nós estamos feitos para a arte, para a memória, para a poesia ou, possivelmente, estamos feitos para o esquecimento também”

“Os poetas, como os cegos, enxergam no escuro"

”O poeta é alguém que se estranha em duplo sentido. Situado entre o mundo e a linguagem, se assombra. E por outra parte reconhece na palavra uma potência de estranhamento que pode transportar o ser humano muito longe no seio da realidade"

 

 

 

Fonte: Gritti, Delmino. Sobre o livro e o escrever. Caxias do Sul: Maneco Livraria & Editora, 2002.

- Link1
- Link2
- Link3