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Academia - Autores
Carlos Heitor Cony

Autoria              -             Orientação     -     Grau     –     Local    -      Data

BARROS, Deusa Castro   Mario L. Frungillo     Ms               UFGO          2003

Título: Memória e história na ficção de Carlos Heitor Cony: um estudo dos romances Pessach: a travessia e Romance sem Palavras

Sinopse: Analisa a produção literária de Carlos Heitor Cony, mais especificamente os romances Pessach: a travessia (1967) e Romance sem palavras (1999), considerando a inter-relação entre história e literatura nas obras analisadas, fundamentando-se nos estudos de Hyden White e retrospectiva encontrada em Gilberto Velho (1988; 1994), e nas reflexões sobre a construção da indentidade pós-moderna apresentada por Stuart Hall (1982; 2002). A investigação na literatura de Cony enfoca a relação entre os dois romances e os fatos vividos pela sociedade brasileira durante a Ditadura Militar pós-64, observando como o autor recupera a memória individual e coletiva para a compreensão do tempo presente de seus personagens. Em Pessach encontramos uma mescla da história e da ficção, o que se pode perceber pelas diversas citações e situações da época, além de vários personagens facilmente reconhecíveis na história do Brasil. Nele Cony, ao descrever as facções de resistência à ditadura e ao governo da época, trata verdadeiramente de uma imensa quantidade de brasileiros que durante o regime militar flutuaram entre projetos e memória que constituiam sua identidade. Também Romance sem palavras não abre mão nem do histórico nem do memorialístico. Seus personagens nunca existiram, são ficcionais, como também é ficcional o relacionamento entre eles. Entretatno é incontestável a inserção dos episódios por eles vividos num período histórico explicitamente citado e caracterizado no Brasil dos anos sessenta e setenta do século XX, fazendo novamente uso das relações entre ficção, história e memória. Assim, tanto Romance sem palavras quanto Pessach: a travessia, ao discutirem a realidade vivida pelos personagens durante e após a Ditadura Militar no Brasil, recuperam a história e, sobretudo, possibilitam a análise de fatos, comportamentos e suas consequências para a realidade vivida neste inicio de século. Certamente as contribuições dessas obras - tanto para a história quanto para a literatura - reafirmam a importância da produção literária de Carlos Heitor Cony e abrem novas perspectivas para os estudos da história recente do Brasile e para o exercício de historicizar as narrativas literárias.

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Autoria               -          Orientação          -         Grau    -  Local  -    Data

FURTADO, André Mota   Fernanda M.A. Coutinho   Ms           UFC         2007

Título:O espaço da infância nas crônicas de Carlos Heitor  Cony.

Sinopse: A pesquisa em pauta analisa, através de uma perspectiva, de vertente comparatista, o tema da infância no âmbito da literatura. A partir da leitura da obra em crônica, publicada em livro, de Carlos Heitor Cony, objetiva-se compor uma representação peuril, sob o ponto de vista da categoria narrativa espaço, desenvolvida nas subcategorias: espaço físico, social e psicológico. De inicio, a dissertação prende-se a uma construção argumentativa do termo crônica confessional da infância, através da ligação entre os vocábulos crônica, memória e infância; afim de, na sequência, aplicá-lo empiricamente - e de maneira específica - na edificação dos espaços infantis - privados e públicos- representados, respectivamente, pelas palavras-chave, casa e rua, nas crônicas do autor em foco. Por meio desse recorte em relação à temática infantil verificou-se que o locus do passado processa-se bem mais em sentido figurado. Tanto pelas relações sociais como por uma apresentação de um espaço mental dos personagens; evidenciando-se, portanto, de maneira secundária, a demarcação física da geografia das imagens da infância na obra em crônica de Carlos Heitor Cony.

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Autor                   -               Orientador        -      Grau     -   Local  - Data
ALMEIDA, Lenir Romão de    Sheila D. Maciel          Ms             UFMS    2006

Título: As implicações teóricas do "quase" em Quase memóra: quase romance, de Carlos Heitor Cony

Sinopse: Pesquisa e reflexão sobre a obra Quase memória: quase-romance, de Carlos Heitor Cony, em que o quase contido no título entrelaça fato e ficção e transforma a obra em algo que não chega a ser memória nem chega a ser romance, além de não deixar, em parte de sê-los. A partir da teoria sobre o pacto autobiográfico, proposta por Philippe Legeune, questiona-se tanto o pacto autobiográfico efetuado entre autor e leitor quantoo anti-pacto que o quase insere no ambiente confessional que a forma narrativa das memórias faz supor.

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Autor                   -              Orientador             -      Grau   -  Local  - Data

SANTOS, Kleber P.              Roberto Zular                    Ms          USP     2009

Título: Da paixão inútil: o existencialismo na escrita de Carlos Heitor Cony.

Sinopse: Nesta dissertação é analisada a presença de elementos do movimento filosófico denominado existencialismo, especialmente os provenientes da leitura da produção ficcional de Jean-Paul Sartre (1905 1980), na prática literária do romancista brasileiro Carlos Heitor Cony (1926 - ). Para tanto, se desenvolveu um estudo comparativo das distintas versões de seu romance de estréia, O Ventre (1958), produzidas ao longo de mais de 50 anos de existência. Com base nessa construção de um olhar crítico sobre a obra e sobre as tendências que motivaram sua escrita e, principalmente, suas reescritas, delineadas pela leitura das alterações empreendidas de uma versão para outra do romance, se buscou compreender a dinâmica dessa relação intertextual flagrada no andamento de seu processo de criação. Este estudo pretende ressaltar a lógica complexa desse diálogo, marcado por momentos de aproximações e afastamentos, em consonância com as situações particulares em que os autores estavam envolvidos e seus objetivos específicos almejados, cada qual pertencente à época, local, situação histórica e política, formação pessoal e circuitos intelectual, cultural, literário e mercadológico distintos. Almejou-se, por fim, refletir sobre o complexo mecanismo das trocas culturais em funcionamento no seio da criação literária e delinear os pressupostos, as concepções de literatura sua função pessoal e/ou coletiva, sua posição na sociedade, sua face autocrítica subjacentes ao fazer artístico dos escritores anteriormente mencionados.

Prossiga na entrevista:

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