Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
OLIVEIRA, Leonardo P. Ana Maria Lisboa de Mello Ms. UFRGS 2007
Título: A tensão lírica no simbolismo de Cruz e Sousa
Sinopse:A obra de Cruz e Sousa foi explicada, por muito tempo, por fatores biográficos, entre os quais a sua origem africana. A biografia, até hoje, é o principal fundamento de significativa quantidade de textos críticos produzidos sobre o poeta desde a época em que estava vivo. Neste trabalho, buscamos produzir uma análise de Cruz e Sousa e de sua poética centrada nos textos. Consideramos que, como qualquer outro poeta, ele deve ser avaliado por características estéticas e por seu impressionante potencial de produzir múltiplos sentidos, promovendo as mais diferentes interpretações. Tendo Cruz e Sousa a relevância que possui para a literatura brasileira, sua posição canônica entre os nossos autores não pode ser explicada apenas por uma vida sofrida. A contradição suposta por boa parte da crítica entre ser negro e simbolista é ainda menos satisfatória para revelar a riqueza de seu processo poético. Questionamos leituras anteriormente feitas de sua obra, mas não afirmamos a leitura racial simplesmente superada. Ela tem tanta força na tradição crítica que consideramos insuficiente afirmar essa superação sem discuti-la e, ao mesmo tempo, procuramos entender como ela também pode contribuir na demonstração da multiplicidade de sentidos que Cruz e Sousa cria em seus textos. Discutimos as imagens de sua poesia, confrontando seus sentidos até encontrarmos o esfacelamento de uma lógica semântica superficial, demonstrando que o uso cruz-sousiano de palavras é caracteristicamente simbólico. Nenhum de seus termos prediletos como ¿virgindade¿, ¿Satã¿, ¿Cristo¿, ¿África¿, ¿branca¿, ¿negra¿ podem ser satisfatoriamente compreendidos com menos do que dois ou três sentidos simultâneos. Essas significações, em geral, são mesmo contraditórias, característica que transforma, como demonstraremos, tais palavras cotidianas em verdadeiros símbolos, permitindo reconhecer uma base de trabalho de linguagem de uma profundidade subestimada pela leitura que quer encontrar em sua biografia o motivo e a compreensão últimos de seus textos.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
ANGORAN, Anasthasie Adjoua Zilá Bernd Dr. UFRGS 2005
Título: Gonçalves de Magalhães, Cruz e Sousa e Solano Trindade: três manifestações da presença francesa na Literatura Brasileira; um olhar africano”
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Ano
SILVA, Luiz Francisco Foot Hardman Dr. UNICAMP 2005
Título: A consciencia do impacto nas obras de Cruz e Sousa e de Lima Barreto
Sinopse: As obras de Cruz e Sousa e Lima Barreto incorporaram estratégias semelhantes para enfrentar os desafios da circunstância histórica do final do século XIX. Em face do processo de exclusão racial enraizado nos séculos precedentes, através do escravismo, os mencionados autores desenvolveram, no âmbito poético e ficcional, a consciência do trauma coletivo e de suas conseqüências na vida cotidiana. No grande empenho da intelectualidade brasileira do citado período para consolidar um projeto de nação, ambos os autores participaram, com seus textos literários, colocando em questão os propósitos racistas predominantes, e, de forma diferenciada, apresentaram um sujeito étnico do discurso baseado na experiência existencial afro-brasileira. Realizaram, assim, um enfrentamento ideológico e estético, construindo uma identidade plural capaz de assumir as vivências de diversos segmentos sociais oprimidos, por meio de projetos literários libertários que incorporavam a contradição e a ambigüidade. Seus escritos de outra natureza também reforçaram as suas concepções vinculadas aos textos poéticos e ficcionais
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Ano
MEDEIROS, Maria Lucia Ana Maria L. Mello Ms. UFRGS 2005
Título: A imaginação simbólica em Cruz e Sousa
Sinopse: O presente estudo propõe-se a analisar a poesia de Cruz e Sousa à luz de teorias do imaginário. Nesse sentido, será avaliado o trajeto estético do poeta a partir de uma visão dualística que parte do plano terrestre e chega à revelação de um estado metafísico, que se projeta ao longo de seu percurso poético. Para estabelecer analogias entre imagens poéticas, busca-se uma convergência hermenêutica, lançando-se mão de interpretações que não sejam redutoras, mas que ampliem o universo de significados que sua obra evoca. A lírica do autor de Broquéis é regida, sobretudo, pelo regime diurno da imaginação, desvelado através de imagens antitéticas, que reiteram constantemente a cisão interna, a tensão insolúvel do ser humano, dividido entre eterno e o efêmero. O estudo da poesia de Cruz e Sousa revela que o poeta percebeu a arte como instância capaz de transmutar o sofrimento em objeto estético.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Ano
MAFRA, Inês da Silva Zahidé L. Muzart Dr. UFSC 2003
Título: Herói Esquivo: Cruz e Sousa
Sinopse: Este trabalho é centrado na totalidade obra/vida do escritor Cruz e Sousa (1861-1898) e na apreensão, dos contemporâneos e dos pósteros, da sua persona de escritor. É um mediador da obra de Cruz e Sousa. A primeira parte discute a importância de estudá-lo atualmente e investiga as razões de tantos "artefatos culturais" em torno de sua vida/obra. A Segunda parte expõe um porta-retratos do herói, isto é, os diferentes modos de construção das imagens do poeta; um percurso iniciado no século XIX que segue até a atualidade. A terceira parte detém-se na senda sacrificial do poeta apreendido como um pharmakós e discute a questão da culpa no (in) consciente coletivo e a pré-disposição de cultuar o herói. A Quarta e última parte constata que a exaltação do seu caráter, a sua admirável estatura moral sobressai nos múltiplos retratos. O caráter heróico de Cruz e Sousa atraiu uma multiplicidade de artefatos culturais mas estes não o transformaram num poeta popular; para tão densa obra - ainda - há poucos leitores atentos. Enfim, é a um herói esquivo que se destinam tantas celebrações (desculpabilizantes?).
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Ano
SILVA, Rosane Cordeiro Lauro Junkes Dr. UFSC 2006
Título: Entre Missais e Evocações: A Prosa Desterrada de Cruz e Souza
Sinopse: Esta tese sobre a proposta de João da Cruz e Souza (Desterro, 1861 - Sítio, 1898) possui cinco capítulos. O primeiro apresenta um estudo sobre o autor e o Simbolismo no Brasil; o segundo uma análise sobre Tropos e Fantasias (1885) e Missal (1893), e o terceiro, sobre Evocações (1898). Os quarto e quinto capítulos são de crítica textual. Transcrevi, atualizei e fiz o cotejo de dezoito manuscritos em prosa com Obra Completa (1961/1995). Em seguida, faço o cotejo também do final do século XIX, apresentando, portanto, uma transcrição mais próxima à vontade do autor
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