Volta para a capa
Academia - Autores
Dante Alighieri

Autoria                -                 Orientação        -        Grau - Local   -  Data

CARVALHO Jr. E. S.       Marcio O. Seligman-Silva     Dr.  UNICAMP   2006

Título: Incipit : a Vita Nova e a irrupção da lirica moderna

Sinpse: Neste estudo, propomos uma compreensão renovada da obra de Dante Alighieri a partir da hipótese de que seu primeiro livro, a Vita Nova, oferece uma representação da irrupção da lírica moderna. Inicialmente, buscamos determinar o sentido desta irrupção (e, pois, dessa representação) com base na teoria da origem (Ursprung) de Walter Benjamin. Depois, insistimos na pertinência de uma reconstrução do conceito de modernidade, desde suas primeiras formulações ainda no Medievo, ao termos em vista a obra de Dante, e mais especificamente a Vita Nova. Finalmente, analisamos a Vita Nova a partir de quatro figuras fundamentais que esta legou ? não apenas como eixos temáticos, mas como elementos de formalização ? à lírica posterior: a Memória, o Amor, o Segredo e a Morte.

              _______________________________________________

Autoria               -                 Orientação        -        Grau - Local   -   Data

ARRIGONI, Maria Teresa        Maria Augusta B. M.      Dr.    UNICAMP  2001

Título: O abismo, o monte, a luz : os similes na leitura/tradução da Divina Comedia

Sinopse: A pesquisa, através do levantamento e do estudo das diferentes traduções da Divina Commedia realizadas no Brasil, pretende responder à questão da dificuldade do leitor brasileiro que se propõe a empreender a leitura da obra-prima de Dante Alighieri. A partir do estudo dos símiles e da compreensão da importância desses momentos que são bem mais do que simples figuras retóricas, a criação das imagens que interligam o mundo fantástico da viagem dantesca e o mundo do cotidiano, e do leitor, passou para o primeiro plano. Dentro dessa perspectiva, os símiles foram isolados na obra e o olhar foi dirigido aos textos traduzidos, com o objetivo de observar criticamente nas traduções se, e em que medida foi valorizado o processo criativo da construção das imagens através da linguagem. O resultado da análise das ocorrências nas traduções dos símiles apontou, em sua maioria, para textos que não valorizaram o símile, por terem sido concebidos sem levar em conta as imagens e, não raro, por não se preocuparem com o sentido, tornando difícil e até mesmo impossível para o leitor a construção de sua própria leitura.

             ________________________________________________
Autoria                     -                 Orientação        -     Grau - Local  - Data

POSSAMAI, Jackeline M. Beber   Maria Tereza Arrigoni   Ms.   UFSC   2007

Título: Leitura do limbo de Dante: o encontro de poetas e sábios

Sinopse: O Limbo, presente no Canto IV do Inferno da Divina da Divina Comédia constitui um elemento novo, introduzido por Dante á luz das concepções religiosas de seu tempo. O presente trabalho propõe uma leitura desse Limbo, enfatizando os aspectos que lhe são inerentes, como a sua localização, a sua descrição como um lugar estático, os suspiros reinantes  e a existência de um castelo que  abriga os grandes pensadores e poetas da Antiguidade.  Essa diversidade de elementos torna o canto IV um momento particular na viagem de Dante pelo Inferno, além de enfatizar questões ligadas à religião católica, entre elas o batismo como elemento essencial para a salvação da alma. Ainda dentro dessa pesquisa, aborda-se a questão da intertextualidade favorecida pela presença de muitos personagens da mitologia clássica e seus autores. A trajetória do peregrino Dante através do Limbo permite-lhe a sua distinção entre os expoentes máximos da leitura clássica.
           ________________________________________________
Autoria               -                 Orientação        -        Grau - Local   -   Data

SARGDAGNA, Célio A.       Maria Teresa Arrigoni           Ms.     UFSC    2006 

Título: Leitura do Purgatório da Divina Comédia: o cenário, uma mulher e a procissão no Paraíso Terrestre

Sinopse: A partir da concepção da Divina Comédia como uma obra muito vasta em sentido, e que oferece continuamente desafios para novas leituras, elegi como elemento central para esse estudo três momentos da viagem de Dante que ocorrem no Paraíso Terrestre: o cenário que se desnuda diante dos seus olhos à sua chegada, o encontro com a figura feminina - Matelda - e a procissão mística à qual ele assiste. Após uma acurada leitura do cantos que envolvem essa três perspectivas (XXVII, XVIII e XXIX), lancei sobre elas um olhar descritivo e reflexivo, buscando, à luz da crítica, uma aproximação. entre as muitas que a Divina Comédia oferece. As agradáveis sensações visuais, auditivas e táteis que o peregrino desfruta no topo do monte recriam a imagem da terra edênica da qualo ser humano pode desfrutar outrora, e que agora servirá de pano de fundo para o encontro com a figura feminina mais importante do Paraíso Terrestre depois de Beatriz, e para as ações que ela desempenha no ambiente edênico. Nesse mesmo cenário,

          ________________________________________________
Autoria                   -                 Orientação        -        Grau - Local - Data

BRAZZAROLA, Giorgia           Maria Teresa Arrigoni 

Título: O canto V do Inferno: Leitura e tradução

Sinopse: Este trabalho teve inicio com o desafio da proposta de se abordar uma obra de caráter universal, canonizada no âmbito da literatura ocidental, a Divina Comédia. Por ser um clássico, a Divina Comédia está sujeita a inúmeras leituras e, por consequencia, a inúmeras traduções, sem que se possa chegar a estabelecer uma leitura e uma tradução definitivas da mesma.

 


      

- Link1
- Link2
- Link3