Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SANTOS, Josânia Silva Vera Lucia Bastazin. Ms. PUC/SP 2008
Título: A poética da morte na obra As Máscaras do Destino, de Florbela Espanca
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SANTOS, Derivaldo dos Lourival Holanda Dr. UFPE 2006
Título: Dúvida e dívida melancólica: a modernidade barroca na poesia de Florbela Espanca
Sinopse: Este trabalho focaliza a obra poética de Florbela Espanca, verificando como nela o sujeito se move sob a experiência da dúvida e da dívida melancólica. Na poesia de Florbela a melancolia pavimenta a dúvida do sujeito na encruzilhada do tudo e do nada, do sonho e da queda abissal. Confere ao autêntico o sentido do incerto e do inarticulado. No entanto, não é um abandono da certeza total, e sim o modo supremo de sua superação, na medida em que lança o sujeito no face a face do vivido e do indagado. Tendo como principais pontos de apoio autores como: Freud, Urania T. Peres, Marie-Claude Lambotte, Julia Kristeva, Kierkegaard, Nietzsche, Foucault, e Philippe Lejeune, este estudo verificou que a dúvida desempenha um papel decisivo na poética de Florbela Espanca, definindo a atitude básica do eu-lírico em face de suas próprias angústias e das muitas faces que o mundo comporta. No primado do incerto e da mutabilidade do ser, a poeta trouxe para dentro de sua poesia alguns procedimentos específicos do barroco histórico no que ele tem de nossa atualidade: vertigem, simulacro, decadência do ser no labirinto mundo da existência
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data JUNQUEIRA, Renata S. Haquira Osakabe Dr. UNICAMP 2000
Título: A estetica da teatralidade : leitura da prosa de Florbela Espanca
Sinopse: Esta tese fundamenta-se numa leitura da prosa literária de Florbela Espanca (1894- 1930), de uma perspectiva que aproxima a escritora dos mais revolucionários modernistas portugueses - Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa e Almada- Negreiros -, propondo-se assim uma posição critica alternativa àquela que só vê Florbela como escritora tradicional, não-moderna, obsessivamente ligada à produção literária do século XIX. As afinidades - menos evidentes à primeira vista - entre Florbela Espanca e os seus veros contemporâneos destacam-se aqui através do que se denomina estética da teatralidade: concepção estética inspirada, sem dúvida, pela doutrina da "Arte pela Arte" e pelas tendências esteticistas de escritores decadentes e simbolistas, voltada para a construção de um mundo artificial (onde todas as coisas inclusive as próprias convenções literárias, aparecem ostensivamente marcadas pelo excesso de artificio que as gerou) - um mundo pelo qual se quer substituir os valores do mundo real, burguês e insípido.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
FARIA Fº, Carlos A. Carlos L. Fonseca Ms UFG 2006
Título: Florbela espanca: mundo e forma
Sinopse:
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