Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
BLUMENTAHL, Thiago Moacir Amancio Ms. USP 2007
Título: A literatura desgarrada de Franz Kafka
Sinopse: Procura-se detectar neste trabalho um modus operandi próprio de Franz Kafka (1883 - 1924) que permita justificá-lo dentro desta perspectiva que se adota como norte: uma literatura que se desgarra constantemente em seus desdobramentos internos, a saber, uma literatura ameaçada em sua própria lógica estrutural, na maneira como o narrador coloca em perigo sua matéria narrada. Mais do que isso, como a narração entra em colisão com seu criador, aquele que a narra, e como tal processo dá origem a uma porção de desdobramentos dentro ainda da mesma matéria ficcional, o que acaba por guiar o leitor, meio que às avessas, não a uma saída do dilema kafkiano, mas a um novo labirinto que lhe fornece um respiro de sobrevivência. O desgarre é sugerido na maneira como o narrador se desprende do narrado e abandona o leitor em múltiplos e novos becos sem saída - que bastam. Como a fortuna crítica de Kafka é bastante diversificada, a atitude adotada é a de traçar um histórico recortado da imensa bibliografia kafkiana e então filtrála de modo coerente e produtivo.
_____________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
CURCIO, Verônica Ribas Alckmar L. dos Santos Ms. UFSC 2007
Título: Sintaxe da Frustração: Análise Estatística do estilo de Kafka
Sinopse: Neste trabalho aplicamos uma abordagem estilística da linguagem literária aos textos de Franz Kafka, utilizando as ferramentas oferecidas pelos programas de computador de estatística textual. Desta forma, através de alguns levantamentos feitos pela fortuna crítica, destacamos os possíveis aspectos do estilo kafkiano. Primeiramente, no nível sintático como: a pontuação, preferência pelo subjuntivo, o emprego de certas preposições e conjunções. E por último, no nível semântico: manifestação de possibilidades e incertezas na narração.
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
ADAM, Márcia Regina C.O. Marco Antonio Castelli Ms. UFSC 2005
Titulo: Clarice Lispector e Franz Kafka: Trilhas e Vislumbres
Sinopse: Neste trabalho tem como foco central o argumento de que as personagens de Clarice Lispector entram repentina, estranha e surpreendentemente num estado de revelação de seu ser, ganhando assim, existência de humanos. Na busca dessa existência, Clarice revela um lado kafkiano, termo que se refere a um mundo de opressão e angústia. Clarice e Kafka, através do poder narrativo projetam suas inquietações, externam seus anseios e compõem sua visão de mundo, sempre em busca do mistério, da essência, por meio das indagações sobre a vida e a morte em si mesmos. Porém, numa fração de segundo, seus personagens deparam-se com uma revelação fulminante capaz de os arrancar do marasmo, do contato frio com o miserável cotidiano. O caminho percorrido nesse trabalho passa inicialmente pelo momento inaugural de Clarice Lispector e pela forma como foi recebida pela crítica nacional e estrangeira, bem como pelo fato de a escritora também ter se dedicado à pintura como forma de reproduzir a realidade no desenho. Em seguida, percorro a trilha das singularidades entre Kafka e Clarice: o primeiro cresceu sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã. Clarice era ucraniana-judia e escrevia em português, deste modo toda a sua obra ergue-se num espaço entre sua origem judaica e sua condição de brasileira. Ainda seguindo a trilha das singularidades entre os dois escritores, aparece a função da animalidade como meio de contraste com a existência humana. Na última parte apresento alguns contos de Clarice e Kafka para comprovar que através da linguagem acontece o mergulho, a viagem apenas de ida para Kafka, porém de ida e volta para Clarice.
_____________________________________________
|