Volta para a capa
Academia - Autores
Gabriel Garcia Márquez

Autoria              -                   Orientação       -       Grau  -  Local –  Data  

MAGGIONI, Ana Paula           Lúcia Sá Rebello                 Ms         .UFRGS      2007

Título: Arte e interpretação da realidade em Gabriel Garcia Márquez e Fernando Botero

Sinopse: Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho, realizado na área da literatura comparada, centra-se na relação entre o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero, com ênfase na interpretação da realidade colombiana presente nas obras desses artistas. Os quadros de Botero, O Capitão, Retrato Oficial da Junta Militar, O Jogador de Cartas, A Casa de Amanda Ramírez, A Rua e Cena Familiar são analisados em comparação à obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. O foco está nos personagens retratados, sendo esses os militares, as prostitutas e amantes, os empregados, o povo e a família, representantes da sociedade colombiana da qual fazem parte os dois artistas. Para tanto, faz-se incursões teóricas em distintas direções: a interdisciplinaridade na literatura comparada e a pintura como representação. Dessa forma, estabelecem-se elos entre os dois autores e suas respectivas obras.  

              ____________________________________________

Autoria               -                            Orientação    -   Grau  - Local  - Data

COVALSKI, Alejandra Maria R.         João H. Weber         Ms.   UFSC   2000

Título: Entre utopias e labirintos: duas narrativas de García Márquez                Sinopse: A presente dissertação trata de um estudo crítico realizado a partir de duas obras do escritor colombiano Gabriel García Márquez: El otoño del patriarca (1975) e El general en su laberinto (1989). A análise das obras do ponto de vista temporal nos permite observar mudanças na perspectiva histórica no período que abrange que 15 anos, considerando as datas de publicação de ambas as obras. O mito e a carnavalização presentes nas obras funcionam como elementos contestatórios do discurso racionalista , do discurso monológico do poder, inserindo-nos num outro segmento da história e da cultura que não se identifica mais com a margem e a periferia, senão que está em pé de igualdade com o discurso oficial do poder.

             ________________________________________________

Autoria                  -               Orientação     -          Grau – Local  - Data

ARRUDA, Maria Luiza               Vera Bastazin.                   PUC/SP    Ms.   2005

Título: Vento em tempo de solidão: a saga dos Buendía e dos Terra-cambará: um estudo comparativo entre Veríssimo e Garcia Marquez

Sinopse:

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?

Como escreve?

Onde escreve?

que é inspiração?

Influência literária

Cinema

Jornalismo
Política

Crítica literária

Relações literárias

Conselho literário

Biografia