Volta para a capa
Academia - Autores
João do Rio

Autoria              -             Orientação      -     Grau  -  Local  - Data  -   Pg

CASTRILLON, José M.T.   Ronaldes M. Souza     Ms.     UFRJ     2000      167

Título: O galanteio no romance brasileiro

Sinopse: Circunscrita aos estudos de narrativa, que investigam as relações entre memória, história e literatura, investiga o galanteio nas obras de Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Machado de Assis e João do Rio.

            _____________________________________________

Autoria               -             Orientação      -     Grau  -  Local  - Data - Pg SILVEIRA, Claudia Cristina  Orna Messer Levin  Ms.   UNICAMP 2002

Título:Do debut ao casamento : o universo feminino nos contos de João do Rio e Alcanatra Machado

Sinopse: Este trabalho teve como objetivo empreender uma análise das narrativas curtas de João do Rio e de A1cântara Machado, de maneira a ressaltar a relevância dos dois escritores para a prosa literária brasileira. Para a consecução de tais objetivos, buscou-se primeiramente realizar um balanço da recepção crítica dos dois escritores e uma discussão sobre o gênero conto, enfatizando que uma nova forma do "fazer" literário se instaura a partir de João do Rio e A1cântara Machado - ou seja, que esses escritores contribuíram para a renovação da prosa literária no País. Posteriormente, procurou-se enfocar as personagens femininas e, assim, apontar a consciência dos autores sobre as mudanças na mentalidade a respeito da mulher e na mentalidade das próprias mulheres. Por fim, é feito um estudo dos tipos de personagens femininas existentes na ficção desses escritores. Com relação a João do Rio, são analisadas as personagens femininas de Dentro da noite e A mulher e os espelhos, especialmente dois de seus tipos: a mulher "salomaica" e a mulher "cocotte". Quanto às personagens femininas das narrativas de Alcântara Machado, a análise centra-se em Brás, Bexiga e Barra Funda e Laranja da China, privilegiando a análise da "mulher trabalhadora" e da "menina-moça"

- Link1
- Link2
- Link3