Autoria - Orientação - Grau - Academia - Data - Pg
CASTRILLON, José M.T. Ronaldes M. Souza Ms. Letras/UFRJ 04/00 167
Título: O galanteio no romance brasileiro
Sinopse: Circunscrita aos estudos de narrativa, que investigam as relações entre memória, história e literatura, investiga o galanteio nas obras de Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Machado de Assis e João do Rio.
__________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Academia - Data - Pg
ALMEIDA, Leandro T. Marcia A. de Abreu Ms. UNICAMP 2008
Título: Trajetorias da recepção critica de Joaquim Manuel de Macedo
Sinopse: A avaliação dos romances de Joaquim Manuel de Macedo, contemporânea aos seus lançamentos, foi predominantemente elogiosa. Isso fica claro por meio das críticas, notícias de publicação e notas diversificadas que foram publicados nos jornais oitocentistas cariocas. Essa recepção crítica, no entanto, conflita com a que foi realizada posteriormente, sobretudo nas histórias literárias do século XX, as quais cristalizaram uma avaliação dos romances macedianos apontando-os como exemplos de puerilidade e sentimentalismo, o que os tornariam próprios para a leitura das mocinhas. Dessa forma, analisar essa primeira recepção, perceber as convenções que regulavam o gênero romanesco na época, e a forma como Macedo inseriu sua produção nesse cenário, constitui-se uma tarefa que certamente lançará uma visada sobre a obra macediana que relativizará o anacronismo que freqüentemente regula essa recepção crítica posterior, além de permitir ao leitor contemporâneo uma familiarização com o diálogo que a obra de Macedo travou com sua própria época.
________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Academia - Data - Pg
COSTA, Angela M. G. Marcia A. de Abreu Dr. UNICAMP 2006
Título:Uma trajetoria do esquecimento : o poema A Nebulosa, de Joaquim Manuel de Macedo, e sua recepção critica
Sinopse:
Esta tese teve por objetivo a preparação da edição critial do poema A Nebulosa, de Joaquim Manuel de Macedo. Partiu da constatação de que o poema, esquecido da critica e sem reedição há um século e meio, deveria ser colocado em circulação devido à sua importância dentro do romantismo brasileiro. Procuramos também, pensando no sucesso obtido pelo poema em meados do século XIX, refletir sobre a sua recepção desde a publicação até os dias de hoje, através de sua fortuna critica, acompanhando a trajetória do poema em seu esquecimento
|