Volta para a capa
Academia - Autores
Oswald de Andrade

Autoria                  -                   Orientação     -   Grau  -  Local   -   Data

CARDOSO, A. P. Maria       Augusta B.F.W. A.          Ms.          USP         2006

Título: Fotografias verbais entre artes: Pau Brasil, Feuilles de Route e desenhos de Tarsila

Sinopse: A dissertação trata de Pau Brasil, de Oswald de Andrade, e Feuilles de Route: I. Le Formose e II. Sao-Paulo, de Blaise Cendrars, e pretende verificar como a cidade de São Paulo - em sua condição particular no contexto da modernidade brasileira - é transformada em matéria poética nessas obras. Em contraponto aos elementos do cosmopolitismo da metrópole, apresenta-se a vida rural no ambiente das fazendas do interior do Estado. Com base na análise das obras, procuro avaliar a poética dos autores em suas relações com a metrópole, considerando ainda temáticas associadas a outras questões da modernidade, como o progresso x a natureza e o tema da viagem. Na recomposição dos projetos poéticos dos autores nas obras estudadas, os desenhos elaborados por Tarsila do Amaral para ambas produções poéticas serão considerados como um ponto-chave.

       _________________________________________________

Autoria                  -                  Orientação        -   Grau  -  Local -  Data  

CARDOSO, Sebastião M.        Maria E.G.A.B. Dias      Dr.      UNCAMP  2007

Título: De personagens e anti-herois : um estudo sobre a trilogia do exilio, de Oswald de Andrade
Sinopse: Trataremos da atitude "anti-heróica" dos personagens centrais da Trilogia do Exílio, de Oswald de Andrade (1890-1954), como um elemento intertextual da obra, e averiguaremos até que ponto a inflexão desses personagens pode contribuir para o entendimento da forma narrativa, empregada pelo autor. Dada a complexidade dos personagens, a Trilogia do exílio - série que compreende os romances Os Condenados (1922), A Estrela de Absinto (1927) e A Escada Vermelha (1934) - é, na opinião de Mário da Silva Brito, uma obra "perturbadora". Reconhecida por parte da crítica, a construção dos personagens parece confirmar um procedimento inusitado de revelação psicológica e pode indicar, de maneira mais ampla, um projeto literário que caminha em paralelo à conhecida atitude do escritor de redução, de apequenamento e de ruptura com esse modelo, nas obras Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) e Serafim Ponte Grande (1933). Levando em consideração o paciente trabalho de pesquisa desenvolvido por Oswald para definir os personagens da Trilogia do exílio, associado à idéia de "duplicidade" estética na ficção romanesca do autor, como colocou certa vez Benedito Nunes, esperamos ampliar o horizonte crítico sobre a prosa de ficção, tendo estes livros como principal objeto de estudo. Para tanto, a construção da série será abordada como uma atividade estética acabada e definida, cujo projeto parece estar vinculado a uma literatura canônica moderna que rejeita e condena a figura do herói clássico-romântico, ao inserir protagonistas como Jorge d'Alvelos, um sujeito "anti-heróico", na definição de Victor Brombert, e "fraturado", se adotarmos o olhar de Luiz Costa Lima. Esse personagem, incapaz de realizar uma leitura integral do mundo contemporâneo, apresenta-se na narrativa em "posição" irregular e indefinida.

                   __________________________________________
Autoria                  -                   Orientação        -   Grau  -  Local -  Data

SILVA, Ana Maria F.C         Vera Maria Chalmers        Ms.   UNICAMP  2003

Título: Marco Zero de Oswald de Andrade : uma proposta de romance mural

Sinopse: O objetivo desta dissertação é estudar que proposta está envolvida na expressão "romance mural", com a qual Oswald de Andrade qualificou Marco Zero, romance publicado em dois volumes (A Revolução Melancólica e Chão) no qual o autor pretendia traçar um panorama da sociedade paulista nos anos 30. Para isso, analisamos as intenções ideológica e estética que guiaram o projeto, através do qual o escritor desejava unir sua experiência na vanguarda literária do Modernismo com a atuação na vanguarda política como intelectual de esquerda, tarefa que teve como uma de suas fontes de inspiração a arte dos muralistas mexicanos. Da mesma forma que estes, Oswald utilizou-se de uma série de recursos estéticos em favor da representação da visão política que tinha da sociedade e do processo histórico - visão esta que, segundo nosso ponto de vista, se constitui no entrelaçamento entre as teses do Partido Comunista, a observação realista dos fatos históricos e a visão pessoal do escritor, dada pela sua condição de membro da burguesia que viveu a experiência da decadência econômica. É através da análise de pontos de contato e de distanciamento entre o texto narrativo e a pintura mural que procuramos recompor a proposta de romance mural do escritor, a qual, se levada em conta, pode conduzir à exploração de uma nova senda no estudo de Marco Zero.

                  _________________________________________

Autoria                 -                   Orientação        -   Grau  -  Local -  Data  

SILVEIRA, Eder                      Francisco Marshall         Dr.      UFRGS    2007

Título: Tupi or not tupi : nação e nacionalidade em José de Alencar e Oswald de Andrade

Sinopse: Este trabalho analisa a construção literária da idéia de nacionalidade brasileira, sob a inspiração predominante da história das idéias. Esse objetivo será levado a efeito mediante o estudo de dois momentos históricos distintos, o século XIX e as primeiras décadas do século XX. O principal foco da análise é a obra de dois intelectuais que podem ser considerados como representativos de suas épocas, José de Alencar (1829-1877) e Oswald de Andrade (1890-1954). No universo da extensa produção intelectual desses escritores, este trabalho discute especialmente textos críticos e teóricos, o que não impede incursões tópicas em sua produção ficcional.

- Link1
- Link2
- Biografia