Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
QUINTALE NETO, Flavio Marcus Vinicius M. Dr. USP 2007
Título: Idéias estéticas e filosóficas nos romances O Ateneu, de Raul Pompéia, e Die Verwirrungen des Zöglings Törless, de Robert Musil
Sinopse: Trata-se de um estudo comparativista entre as obras O Ateneu (1888) de Raul Pompéia e Die Verwirrungen des Zöglings Törless (As Tribulações do Pupilo Törless) (1906) de Robert Musil. Sugere-se que esses romances filiam-se ao chamado Romance do Artista (Künstlerroman). Abordam-se também as concepções estéticas desenvolvidas pelos protagonistas dessas duas obras, além de ser uma tentativa de mostrar como ambos os romances se fundamentam numa visão estética da vida.
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Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
NASCIMENTO, Danilo de O. Maria E. Boaventura Ms. UNICAMP 2000
Título : Dossie Sergio : o ateneu como romance de formação
Sinopse: O trabalho analisa O Ateneu baseado na acepção tradicional do Bildungsroman ( romance de formação), cujo paradigma é Os anos de aprendizado de WilhelmMeister (Goethe). Este tipo de romance ressalta o aperfeiçoamento humano e tem sido considerado como gênero literário. O termo Bildungsroman foi incorporado ao léxico brasileiro por Massaud Moisés no Dicionário de Termos Literários, que o define como uma narrativa que lida com a experiência dos personagens vivida durante a educação ou os anos de formação. Fábio Lucas reconhece O Ateneu como um romance de fonnação de grande expressão nacional.Como um programa narrativo, o Bildungsroman considera o desejo do herói pela fonnação, a substituição da casa paterna pelo universo formativo, o encontro com tutores, e a trajetória formativa do protagonista como uma maneira de entender e enfatizar sua fonnação e desenvolvimento. Assim este trabalho tem o objetivo de entender o caráter de Sérgio criança e, ao mesmo tempo o de Sérgio adulto. Nesta tentativa, também se enfatiza a idéia de O Ateneu incorporar intrinsecamente formação e deformação.
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Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
VALLE NETO, Julio de Souza
Antonio A. Prado Ms. UNICAMP 2005
Título: Escolas literarias : as "cronicas de saudades" de Pedro Nava e Raul Pompeia
Sinopse: Esta pesquisa propõe-se a comparar as obras de Pedro Nava e Raul Pompéia. Assim, serão examinados o tema, o estilo e o gênero que une as Memórias e O Ateneu, visando a discutir no que consistem a autonomia e a identidade destas obras
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Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
JARESKI, Lorenza, Lakimé Ms. UFES 2005
Título: Distopia e subversão em o Ateneu de Raul Pompéia
Sinopse: A intenção desta dissertação é estudar o romance O Ateneu , de Raul Pompéia, produzido em 1888, na efervescência da promulgação da Lei Áurea e as vésperas da Proclamação da Republica. A partir da percepção do Ateneu como um mundo opressivo e da realidade interior complexa e fragmentada de seus personagens, propõem-se aqui uma leitura pelo prisma da leitura distópica. O rigoroso cumprimento das leis e regras vigentes no internato exige, de alguns personagens.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SILVA, Vilma Marques Frederico A.G. F. Ms. UEL 2007
Título: Exercício do poder : conflitos, discursos e representações culturais em o ateneu
Sinopse: Objetiva-se desenvolver nessa dissertação, uma análise das relações de poder presentes em O Ateneu, de Raul Pompéia. Para esclarecer essa questão, a pesquisa se norteará pelos Estudos Culturais, que permitem ver a obra sob uma perspectiva multicultural, e pelos conceitos foucaultianos sobre discurso, saber e poder. Assim, o espaço escolar de O Ateneu é visto como um microcosmo, em que as relações de poder são estabelecidas através de discursos criadores de "verdades" que alimentam a lógica do poder. Como conseqüência disso, há os embates entre os discursos e os contradiscursos, os mecanismos coercitivos, as tentativas de imposição de uma suposta identidade fixa, a manutenção dos ideais de hegemonia e o silenciamento das diferenças e da diversidade presentes no universo educativo retratado em O Ateneu.
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