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Academia - Autores
Raul Pompéia

Autoria                     -               Orientação      -    Grau  - Local   –  Data  

QUINTALE NETO, Flavio           Marcus Vinicius M.     Dr.        USP      2007

Título: Idéias estéticas e filosóficas nos romances O Ateneu, de Raul Pompéia, e Die Verwirrungen des Zöglings Törless, de Robert Musil

Sinopse: Trata-se de um estudo comparativista entre as obras O Ateneu (1888) de Raul Pompéia e Die Verwirrungen des Zöglings Törless (As Tribulações do Pupilo Törless) (1906) de Robert Musil. Sugere-se que esses romances filiam-se ao chamado Romance do Artista (Künstlerroman). Abordam-se também as concepções estéticas desenvolvidas pelos protagonistas dessas duas obras, além de ser uma tentativa de mostrar como ambos os romances se fundamentam numa visão estética da vida.

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Autoria                   -                   Orientação     -       Grau - Local  – Data

NASCIMENTO, Danilo de O.     Maria E. Boaventura       Ms.  UNICAMP  2000

Título : Dossie Sergio : o ateneu como romance de formação

Sinopse: O trabalho analisa O Ateneu baseado na acepção tradicional do Bildungsroman ( romance de formação), cujo paradigma é Os anos de aprendizado de WilhelmMeister (Goethe). Este tipo de romance ressalta o aperfeiçoamento humano e tem sido considerado como gênero literário. O termo Bildungsroman foi incorporado ao léxico brasileiro por Massaud Moisés no Dicionário de Termos Literários, que o define como uma narrativa que lida com a experiência dos personagens vivida durante a educação ou os anos de formação. Fábio Lucas reconhece O Ateneu como um romance de fonnação de grande expressão nacional.Como um programa narrativo, o Bildungsroman considera o desejo do herói pela fonnação, a substituição da casa paterna pelo universo formativo, o encontro com tutores, e a trajetória formativa do protagonista como uma maneira de entender e enfatizar sua fonnação e desenvolvimento. Assim este trabalho tem o objetivo de entender o caráter de Sérgio criança e, ao mesmo tempo o de Sérgio adulto. Nesta tentativa, também se enfatiza a idéia de O Ateneu incorporar intrinsecamente formação e deformação.

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Autoria                     -                 Orientação     -       Grau - Local  – Data
VALLE NETO, Julio de Souza      Antonio A. Prado        Ms.   UNICAMP 2005

Título: Escolas literarias : as "cronicas de saudades" de Pedro Nava e Raul Pompeia

Sinopse: Esta pesquisa propõe-se a comparar as obras de Pedro Nava e Raul Pompéia. Assim, serão examinados o tema, o estilo e o gênero que une as Memórias e O Ateneu, visando a discutir no que consistem a autonomia e a identidade destas obras

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Autoria                     -                 Orientação     -       Grau - Local  – Data

JARESKI, Lorenza, Lakimé                                            Ms.      UFES    2005

Título: Distopia e subversão em o Ateneu de Raul Pompéia

Sinopse: A intenção desta dissertação é estudar o romance O Ateneu , de Raul Pompéia, produzido em 1888, na efervescência da promulgação da Lei Áurea e as vésperas da Proclamação da Republica. A partir da percepção do Ateneu como um mundo opressivo e da realidade interior complexa e fragmentada de seus personagens, propõem-se aqui uma leitura pelo prisma da leitura distópica. O rigoroso cumprimento das leis e regras vigentes no internato exige, de alguns personagens.

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Autoria                -                    Orientação     -          Grau – Local  - Data

SILVA, Vilma Marques            Frederico A.G. F.             Ms.      UEL        2007

Título: Exercício do poder : conflitos, discursos e representações culturais em o ateneu

Sinopse: Objetiva-se desenvolver nessa dissertação, uma análise das relações de poder presentes em O Ateneu, de Raul Pompéia. Para esclarecer essa questão, a pesquisa se norteará pelos Estudos Culturais, que permitem ver a obra sob uma perspectiva multicultural, e pelos conceitos foucaultianos sobre discurso, saber e poder. Assim, o espaço escolar de O Ateneu é visto como um microcosmo, em que as relações de poder são estabelecidas através de discursos criadores de "verdades" que alimentam a lógica do poder. Como conseqüência disso, há os embates entre os discursos e os contradiscursos, os mecanismos coercitivos, as tentativas de imposição de uma suposta identidade fixa, a manutenção dos ideais de hegemonia e o silenciamento das diferenças e da diversidade presentes no universo educativo retratado em O Ateneu.

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