Volta para a capa
História

O projeto de especulação dos Mistérios da Criação Literária teve início em meados da década de 1980, mas só foi efetivado 10 anos após com o lançamento de uma edição preliminar do primeiro volume Por que escrevo? na Bienal Internacional do Livro, em 1995, no Rio de Janeiro (fig. 1).

Em seguida alcançamos a Internet e instalamos um ícone num site (www.capivara.com.br) de entretenimento cultural do meu amigo Carlos Caio Gomes Carneiro. Não obstante a inexistência de divulgação e a pouca quantidade de material veiculado, o ícone ampliou consideravelmente o números de acessos ao site.

A oficialização, por assim dizer, do projeto se deu em 1997 com o lançamento do primeiro volume sob o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com a Lei de Incentivo a Cultura-LINC (Processo nº 2191/TC 97/97). O trabalho de edição deste volume durou dois anos e foi concluído em 1999, pela Editora Escrituras (fig. 2). O livro foi distribuído gratuitamente em todas as Bibliotecas públicas do Estado e lançado no mercado editorial, cuja edição ficou esgotada em pouco tempo. 

Com os recursos obtidos foi possível a organização do volume 2: Como escrevo?, em 2006, pela Editora Novera (fig. 3), juntamente com uma reedição ampliada do primeiro volume (fig. 4). O segundo volume contou com a colaboração de nomes como Moacyr Scliar e Ignácio de Loyola Brandão, além da permanência de Fábio Lucas no prefácio da obra. O resultado obtido com estes lançamentos nos animou a partir para a organização de outros volumes, tais como as relações da literatura com o jornalismo, o cinema e a política.

No ano seguinte, a mesma Secretaria de Cultura lançou o PAC-Programa de Ação Cultural abrindo um concurso para a edição de uma coleção de 5 volumes. Inscrevemos o projeto e fomos contemplados (PAC-09/005) com a edição da obra numa tiragem de 2 mil exemplares, cujo lançamento se deu em novembro de 2007. Com tal aporte foi possível a realização deste site, cuja finalidade é dar continuidade a obra e divulgar outros temas referentes a literatura.     

- Objetivo
- Participe

- Definição
- Quem somos