Pergunta: Ao longo dos tempos os poetas sempre seviram como atribuídos de alguma missão - entre os povos pré- colombianos falava-se no poeta como "aquele que faz com que as coisas se ponham de pé", Mallarmé o apontava como responsável pela "purificação das palavras da tribo"etc. - , o que de certa forma ligava a criação poética à idéia de restauração. Neste sentido, concorda que a poesia seja, no dizer de Eugenio Montejo, "a última religião que nos resta"?
"Assim o é, de fato. E as missões que citas possuem essa clara felicidade do dito com as palavras justas. 'Fazer com que as coisas se ponham de pé'. Que admirável formulação! As coisas se poêm de pé, despertam, passam a andar, a vida atua nelas e elas atuam em nossa vida. Não fosse a poesia, como postula Eugenio Montejo, 'a última religião que nos resta', seria, em todo caso, o último e supremo rito com que o poeta tenta consagrar ou exorcizar os avatares da vida humana".
Fonte: MARTINS, Floriano. Escritura conquistada: diálogos com poetas latino-americanos. Fortaleza: Letra & Música Comunicação Ltda. 1998.
|