Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
SÁ, Marcio Cícero de Sandra Margarida Nitrini Ms. USP 2003
Título: Da literatura fantástica (teorias e contos)
Sinopse: A presente dissertação pretende realizar um levantamento das principais teorias relacionadas com a literatura fantástica produzidas durante os séculos XIX e XX, buscando suas características, diferenças e concordâncias. Para tanto, inicia com uma leitura das tentativas de definição desta literatura através do estudo de H. P. Lovecraft e Peter Penzoldt. Parte, então, para uma leitura de três teorias mais consistentes sobre o fantástico, quais sejam: o fantástico tradicional, de Todorov, o fantástico contemporâneo, de Sartre e o estranhamento, de Freud. A partir da leitura destas teorias, realizamos a ilustração das mesmas através de três contos também produzidos durante os séculos XIX e XX: “Berenice” e “A ilha da fada”, de E. A. Poe, e “A cidade”, de Murilo Rubião. Por fim, sintetizamos e realizamos algumas considerações sobre o fantástico.
__________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data NEPOMUCENO, André José H. Bastos Ms. UNB 2001 Título: A função da interpelação e do assujeitamento ideológico no feito literário do fantático – um comentário a dois contos de Murilo Rubião, A cidade e o Lodo, sob um viés althusseriano.
Sinopse:
____________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data CÁNOVAS, Suzana Y. M. Ana Maria L. Mello Dr. UFRGS 2004
Título: O universo fantástico de Murilo Rubião à luz da hermenêutica simbólica.
Sinopse:
______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
FURUZATO, Fabio D. Vilma Sant'Anna Areas Ms. UNICAMP 2002
Título: A transgressão do fantastico em Murilo Rubião
Sinopse: Este trabalho é dividido em três partes. Na primeira, investigamos o percurso da obra do contista mineiro Murilo Eugênio Rubião (1916-1991), juntamente com a sua recepção crítica. Na segunda, partindo da afirmação de que Murilo seja o precursor do fantástico moderno em nossa prosa de ficção, realizamos um estudo teórico sobre este gênero literário. Na terceira parte, buscamos descrever todos os contos do autor, em função de um determinado conceito de fantástico. Por fim, levantamos uma hipótese geral sobre o sentido da obra muriliana, buscando relacionar tudo o que foi discutido
________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
BORANELLI, Valdemir Maria José P.G.P. PUC/SP Ms. 2008
Título: O fantástico nos contos de Murilo Rubião e de Julio Cortázar: entre o mito literário e a polimetáfora
Sinopse:
|