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Academia - Autores
Carlos Sussekind

Autoria               -                   Orientação      -        Grau  -  Local  -  Data

SILVA, Gislene M.B.F.       Regina Dalcastagne           Ms.       UNB    2001    

Título: Vozes da loucura, ecos na literatura: o espaço de louco em O exército de um homem só, de Moacyr Scliar, e Armadilha para Lamartine, de Carlos Sussekind

Sinopse: 

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Autoria               -                Orientação      -        Grau  -  Local  -    Data

REIS, Eloesio Paulo dos     Maria Eugenia G.A.D    Dr.      UNICAMP  2004    

Título: Literatura e loucura : o escritor no hospicio em tres romances dos anos 70

Sinopse: Este trabalho tem a intenção de contribuir para uma compreensão do papel do escritor como personagem na literatura brasileira contemporânea, tal como concebido pelos autores de três romances publicados nos anos 70 do século XX: Quatro-Olhos (Renato Pompeu), Armadilha para Lamartine (Carlos Sussekind) e Confissões de Ralfo (Sérgio Sant´Anna).. Neles, a literatura é vista como o oposto das relações sociais reificadas, como opção de vida para quem não se enquadra no mundo administrado e não se conforma com a redução de tudo à falsa objetividade do valor monetário. A consideração trágica da loucura resulta numa recusa do hospício (concretização do positivismo psiquiátrico) e ao mesmo tempo numa escolha desse espaço como lugar privilegiado para observar as engrenagens da sociedade brasileira contemporânea em seu trabalho de triturar a individualidade, cerne do fenômeno humano. A tragédia se torna metalinguagem na medida em que os três romances têm como protagonistas escritores, heróis (ou anti-heróis) cujo desempenho se liga justamente à opção pela criação literária num mundo em tudo a ela adverso, a não ser que o escritor se coloque a serviço dos interesses da Razão instrumentalizada pelo capital e coadjuvada pelo aparato policialesco da instituição psiquiátrica

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Autoria                -                  Orientação      -        Grau  -  Local  -  Data

PINTO, Fabio Bortolazzo      Marcia I.L. Silva              Ms.      UFRGS    2006

Título: A ficção não é o que parece : autobiografia, cinematographia e escrita diarística em três romances de Carlos Sussekind

Sinopse: Observando a apropriação romanesca de certas formas da literatura autobiográfica, o diário especificamente, busca-se realizar uma apreciação crítica da confluência entre essas formas e a problematização do processo de representação presente no romance contemporâneo. A partir dessa apreciação, são analisadas três obras do escritor carioca Carlos Sussekind onde tal confluência não só está presente como ultrapassa o aspecto meramente formal, tornando-se a base sobre a qual essas narrativas estão construídas.

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