Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
PAZ, Ravel Giordano Suzi Franki Sperber Ms. UNICAMP 2002 Título: Estações # encruzilhadas : o inferno e o sonho, a musica e o mundo nos romances de Chico Buarque
Sinopse: Este trabalho propõe uma leitura dos romances Estorvo e Benjamim, de Chico Buarque de Holanda, a partir de determinados eixos teóricos e temáticos. O delineamento desses eixos conduz inicialmente a uma tentativa de compreensão dos problemas relativos à gênese e às relações da forma romanescacom o mundo, numa perspectiva que passa pela investigação da dialética entre arte e sociedade mas também de dimensões mais profundas - por assim dizer, "arquetípicas" e "ritualísticas", ou aquelas a que chamamos "dimensões musicais" - da representação literária. Nesse sentido,discutimos o papel que as imagens do inferno e do sonho assumemna constituição do romance moderno, para, em seguida, recolocar essas questões no contexto do "desenvolvimento periférico" brasileiro, onde o problema da representação e do sentimento da natureza se torna um dos temas centrais. Finalmente, detemo-nos sobre as obras de Chico Buarque, onde, além do feixe de questões armadas ao longo desse percurso, ganha ênfase a discussão sobre os horizontes da práxis artística no contexto do dito "mundo pós-moderno".
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SANTOS, Edson Costa Tereza Virginia de Almeida Ms. UFSC 2005
Título: Ópera - Ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque.
Sinopse: Este trabalho tem como foco a investigação de possíveis fontes transcontextualizadas presentes na peça Ópera do malandro, escrita por Chico Buarque. A abordagem que faço é híbrida, misturando paródia com formalidade e se utilizando de termos, canções e falas da peça apresentada. Esta peça se insere numa rede paródica que remota ao século XVII e vem passando por diversas transformações estéticas até o ponto de poder ser dita "brasileira". A "Ópera-ação" busca analisar algumas das possíveis fontes da peça escrita em 1978 por Chico Buarque de Holanda, em consonância com a dramaturgia de crítica social dos anos 60 e 70. Apresento na dissertação o conceito de paródia e ironia e como eles se fundem para dar origem ao termo "transcontextualização", um dos pilares da abordagem da peça. A década de 40 é o período ficcional da Ópera escrita por Chico Buarque nos anos 70. Duas épocas, os 40 e os 70, vivem a ânsia por um regime plenamente democrático. O trabalho discute a figura do malandro enquanto construção da identidade brasileira e os mitos reproduzidos na literatura acerca dessa personagem. Além desses temas, as possíveis ligações entre o fenômeno de teatro de Revista no Brasil e a Ópera do malandro são apresentadas
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CARVALHO, Nilson P. Ofir Bergemann A. Dr. UFG 2008
Título: O percurso literário da literatura de Chico Buarque
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SOUZA, Roseli Cerqueira de Ms. UFES 2002
Título: Os romances de Chico Buarque em uma ótica Benjaminiana: os silêncios da memória
Sinopse: Esta dissertação procura analisar os romances Estorvo e Benjamim, de Chico Buarque, sob as luzes da experiência construtora de Walter Benjamim, focalizando a importância e o sentido da utilização do signo temporal nas obras acima citadas. Trata-se, portanto, de um estudo de cunho filosófico, social e literário: a partir dos textos estudados nesta dissertação, tenta-se mostrar a importância da memória para a experiência, na busca do sentido da vida, na redescoberta do tempo perdido, este tempo idêntico à eternidade, viabiliza, apenas, através da arte. Partindo, desta forma, da teoria benjaminiana da modernidade, passando por um estudo sucinto da obra de Proust, e enveredando pela análise das transformações sociais e artísticas provocadas pelo advento da era da máquina e da reprodução técnica, chega-se aos dois romances de Chico Buarque, que registram a experiência social de isolamento e alienação do sujeito na atualidade, presa de uma amnésia histórica, agravada pelos modos de representação da media devido à consolidação da indústria cultural , e que se manifesta na literatura brasileira. A conclusão desta dissertação, portanto, tem por objetivo retomar os pontos mais importantes e distinguir de que maneira as obras procuram manter a força de crítica em relação à lógica cultural do capitalismo avançado, ao mesmo tempo em que trabalham novos modos de expressar o conceito de experiência, transformado na contemporaneidade.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
PRADO, Elaine Laura F. PUC/SP 2007
Título: O discurso moderno em Budapeste de Chico Buarque
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
ROCHA, Riviane Medino PUC/SP Ms. 2007
Título: A máscara irônica da personagem de estorvo de Chico Buarque
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
MORAES, Daniela O.P. PUC/SP 2005
Título: Ficção brasileira de Chico Buarque de Hollanda: a imagem da identidade da personagem
Sinopse:
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