Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
NUESCH, Enrique V. Liliana Reales Ms. UFSC 2007
Título: Ler Onetti com Nietzsche
Sinopse: Neste trabalho lemos as narrativas ficcionais do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti a partir de certos aspectos da filosofia de Friedrich Nietzsche e da leitura que dela faz o filósofo francês Gilles Deleuze. Para isso, na primeira parte desse trabalho, levamos a cabo um estudo de alguns textos de Nietzsche orientando-nos, quanto aos seus conceitos principais, pela interpretação de Deleuze. Na segunda parte deste trabalho parte deste trabalho exploramos algumas características da ficção narrativa onettiana a partir do estudado com Nietzsche/Deleuze, tratando de apontar para a sua pertinência na abordagem dos problemas colocados pelos textos de Onetti. Assim, relacionamos a idéia colocada pela narrativa onettiana segundo a qual a realidade seria um texto, com a noção de "carater relacional da efetividade".Desta forma, levamos a cabo reflexões acerca do entreleçamento dos personagens e seus copos com a efetividade textual que constitui a sua realidade, apontando os problemas que este entreleçamento suscita para a leitura do corpus narrativo onettiano e o universo ficcional por ele instaurado.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
REALES, Liliana Alckimar L. dos Santos Dr. UFSC 2003
Título: Onetti e a Virgília da Escrita
Sinopse: Os textos ficcionais de Juan Carlos Onetti apontam para a incomensurável distância entre a compreensão e o objeto da compreensão, conduzindo a se pensar o compreender como a impossibilidade de fazê-lo autenticamente. Ao tornar descontínuos os modelos instituídos do discurso narrativo, o texto onettiano provoca a descontinuidade dos modelos instituídos da interpretação. Ele esvazia o signo de seu de troca ao trabalhar com a ambigüidade, a ambivalência e a indecibilidade, com a instabilidade de um significante que não encontra a sua relação canônica com o significado. |O discurso da narrativa é desestabilizado por meio da desconstrução de certos binômios clássicos, tais como realidade/ficção, escritor /leitor, discurso sério/não sério, etc. e questiona certos conceitos e entidades clássicas da narrativa e da cena literária tais como autor, obra livro, escrita, etc., provocando a impossibilidade de se seus textos dentro de uma tradição homogênea e traduzível.
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