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Academia - Autores
Murilo Mendes

Autoria             -             Orientação       -           Grau  -   Local  -   Data  

SOUZA, Valimir de     Ligia Chiappini M. Leite          Dr.        USP       2006

Título: Murilo Mendes: da história satírica à memória contemplativa

Sinopse: O presente trabalho tem por objetivo abordar as relações da história e da memória brasileira na obra de Murilo Mendes. Essa tarefa de interpretação engloba a releitura do País em chave satírica e chave religiosa, em duas do poeta, História do Brasil (1932) e Contemplação de Ouro Preto (1954). Nelas constataremos os usos que o poeta faz dos elementos acima, renovando o nosso entendimento sobre o passado. Demonstra-se no estudo que o poeta insere o Brasil em suas preocupações, dando destaque à memória histórica do País em sua produção, elaborando uma crítica à história sem deixar de lado a fatura poética. Assim, nosso estudo coloca o escritor em coordenadas mais específicas da tradição literária, o que tem sido tema de pouca presença nos estudos murilianos até o momento.

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Autoria              -           Orientação       -         Grau  -   Local    -   Data  

TINOCO, R. C.            Almir Bruneti                      Dr.           UNB       2001     

Título: A romântica poesia de Murilo Mendes em O visionário. A poesia em pânica e poesia liberdade

Sinopse:

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Autoria               -              Orientação          -         Grau - Local -    Data

MARTINS, Elaine Amélia   Myriam Correa de Araújo        Ms.   UFMG   2008

Título: Cartografias da memória: as escritas de viagem de Murilo Mendes e Jorge Luis Borges

Sinopse:

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Autoria                   -                  Orientação         -     Grau - Local - Data

LOPES, Paricia Ribeiro        Graciela I. R. Gómez            Dr.     UFMG  2008

Título: À Beira do tempo e do espaço: tradição e tradução da Espanha em Murilo Mendes

Sinopse:

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Autoria              -                 Orientação        -     Grau   -     Local -  Data 

BRITO,Tarsila Couto de  Alexandre S. Carneiro      Ms.   UNICAMP     2005   Titulo:  A poesia apocaliptica de Murilo Mendes

Sinopse: A presente dissertação tem como objeto de estudo a poesia de Murilo Mendes, mais especificamente sua poesia apocalíptica, da qual recortamos cinco livros: Poemas (1930), O visionário (1941), Tempo e eternidade (1935), Os quatro elementos (1945) e A poesia em pânico (1937). Para tanto elaboramos seis capítulos: "Estudo para um caos" introduz os pressupostos teóricos do tema que orienta nossa reflexão - o apocalipse. Em seguida, "O abalo cósmico do desejo" analisa as metáforas do fim do mundo que poetizam o amor erótico de Poemas e O visionário. O capítulo dedicado a Tempo e eternidade chama-se "A restauração da poesia do fim" e procura demonstrar as inter-relações entre o essencialismo de Ismael Nery, o surrealismo francês e o Apocalipse bíblico de João. "Um delírio divino" estuda Os quatro elementos, livro em que a poesia é concebida como o resultado da ação violenta de Deus no mundo. O último capítulo de análise, "Os círculos do inferno", trata de A poesia em pânico e observa a construção poética de um apocalipse pessoal. Concluindo, "Poeta futuro" tenta sistematizar a análise de quatro visões do fim criadas por Murilo Mendes que subverte o imaginário apocalíptico com o intuito de criar um universo próprio, com verdades pessoais traduzidas em imagens autênticas

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Autoria               -                 Orientação      -        Grau  -   Local  -  Data

NOBREGA, Maria M.S.S         Luiz Carlos S. Dantas    Dr.   UNICAMP    2002

Título: O desespero e o principio da redenção em Murilo Mendes

Sinopse: Procuramos neste trabalho, a partir de referências estéticas do modernismo brasileiro, situar Murilo Mendes na corrente poética de sensibilidade e perspectivas marcadamente modernas. Sob o signo do desespero, os textos murilianos configuram uma tensa relação do poeta com seu próprio fazer artístico em meio aos conflitos de representação do mundo moderno, em busca da identidade e da legitimidade que perpassam o ser e o mundo, estendendo-se às estruturas de expressões artísticas. Ao refletir as relações do ser consIgo mesmo, com o social, com o sagrado, o poeta busca a unidade perdida e se impõe com vistas a modificar uma situação insatisfatória. o resgate que, a princípio se faz pela mediação do humor e da ironia, nas primeiras obras, adquire força maior em trabalhos posteriores. A atualização de mitos antigos, a representação do erotismo numa perspectiva mítico-religiosa caracterizam o resgate, o desejo de renovação, harmonizando-se sob a vigilância do imaginário noturno do poeta com um ímpeto de redenção.

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Autoria              -           Orientação       -           Grau  -   Local  -   Data  

FRANCO, Irene Miranda  Maria Betania A.               Ms     UNICAMP  2001

Título: Panico e flor : projeto etico e fazer poetico em Murilo Mendes

Sinopse: Investigar algumas constantes da obra de Murilo Mendes (1901-1975) é a proposta deste estudo. Proponho a revisão crítica de sua produção, dividida comumente pelos estudiosos em duas fases principais. A primeira seria marcada por grande exuberância imagética e pela influência maciça de procedimentos surrealistas e essencialistas; a segunda, seria mais referencial e voltada para a manipulação da palavra. Analiso composições de livros como Poemas, O Visionário, Os Quatro Elementos e As Metamorfoses, considerados representantes da primeira fase, bem como Poliedro (1972), enquadrado na segunda fase de produção do poeta. Procuro mostrar que alguns aspectos das imagens de Murilo garantem a continuidade e coerência da obra, notadamente o que chamo de concretude. A dimensão concreta de sua imagética está relacionada não tanto à manipulação das palavras em si, sem maiores conseqüências para a significação ou o sentido. Pelo contrário, mesmo em momentos de brincadeira à primeira vista gratuitas com o significante (assinalo alguns em Poliedro), há que se investigar um sentido último, notadamente transcendente e relacionado quase sempre à dimensão religiosa da obra. A religiosidade, aliás, é outro aspecto insuficientemente analisado pela crítica, que costuma minimizar sua importância para a dita segunda fase. Já este estudo se preocupa em assinalar sempre um vigoroso projeto ético (comprometido com o Cristianismo, o Essencialismo e a História) aliado às diferentes realizações do fazer poético muriliano. Com o objetivo de delinear esse projeto ético, procuro analisar o alcance da referencialidade das imagens sobretudo em Poliedro, isto é, sua relação com o tempo histórico em que vive o poeta. Não que as referências à História não tenham sido fulcrais em toda a produção de Murilo Mendes, mas em Poliedro ela apresenta particularidades relevantes. E a dimensão narrativa do livro, favorecida pelo hibridismo do gênero em que é escrito, colabora na configuração dessa peculiar narratividade. Trata-se de prosa poética, de limites reconhecidamente fluidos e dificilmente demarcados

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Autoria           -                       Orientação       -        Grau  -  Local - Data 

BUNN, Daniela               Wladimir A. C. Garcia                Ms.    UFSC   2004

Título: L'occhio del poeta: a máquina abstrata murilana

Sinopse: No intuito de selecionar, analisar e inter-relacionar os escritos sobre arte de Murilo Mendes em português e em italiano (poesia e prosa), este estudo configura-se como um texto em metamorfose. Cada estrato engendra substratos que se entrelaçam: os primeiros anos no Brasil, a desterritorialização do poeta, o contato com a arte e com os pintores abstratos italianos, os símbolos torcitários, o corte e a fissura. Tais elementos contribuem para o estudo da trama poética tecida pela máquina abstrata murilana em relação ao visível e suas imagens.

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Autoria                 -                 Orientação       -        Grau  -  Local - Data

ALMEIDA, Alexandra Vieira      Eliana Lucia M. Yunes       Dr.     UERJ  2008

Título: As facetas do sagrado e do literário na poesia mística de San Juan de la Cruz e de Murilo Mendes

Sinopse: Pretendemos analisar nesta tese as semelhanças entre o discurso do literário e o discurso do sagrado em dois poetas místicos: San Juan de la Cruz e Murilo Mendes. Vamos perceber os pontos de junção entre os dois discursos. Apesar de terem obras poéticas tão afastadas no tempo, encontramos como pontos de semelhança nelas a relação entre o humano e o divino, o erotismo, a expressão barroca. Como diferenças, podemos perceber que em San Juan de la Cruz encontramos a expressão da subjetividade, enquanto, em Murilo Mendes, vemos Deus como visão da externalidade. Também veremos como os dois poetas subvertem a teologia escolástica, ao escolherem a via da teologia mística, buscando anelos não-racionais e afetivos na construção poética do sagrado. O diálogo entre amante e Amado será valorizado a partir de uma linguagem carregada de erotismo que faz ressaltar um tributo à forma que permeia os dois poetas em questão. Por sua vez, o jogo entre imanência e transcendência aparecerá na poesia de tais autores como forma de demonstrar uma poesia que não apenas segue um caminho, mas que aponta para a complexidade da pluralidade dos discursos. Portanto, tais poetas escolherão vias próximas e longínquas ao falar do sagrado

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Autoria          -                        Orientação       -        Grau  -  Local - Data 

MAIA, Gleidys Meire da S.    Maria do Carmo A. C         Dr.    UFRGS  2006

Título: Ri melhor quem ri por último?: o riso modernista e a tradição literária brasileira

Sinopse: A tradição do humor e do riso viaja no tempo e no espaço do agora e sempre, num jogo nítido de releituras e revisões de suas formas e expressões, cuja historicidade aponta para a sua apreciação literária e para a sua marginalidade estética. Esses percursos marginais são o foco de estudo para a definição de uma cultura do humor e do riso na literatura brasileira. Consideramos que o humor e o riso na poesia estabelecem relações com as mais variadas tradições literárias. Aqui, a tradição do humor e do riso pode configurar, no ato da criação literária, um duplo movimento: o primeiro, deve expressar a postura antinormativa, na qual a intervenção / participação do poeta na sociedade se faça através de procedimentos próprios do cômico, do riso, do humor, da paródia, da ironia; o segundo movimento se caracteriza pela reapropriação do cotidiano ou do passado, visando à crítica de valores, através do distanciamento ou da extrema aderência. A constatação implica o questionamento do lugar literário de onde emana o riso brasileiro, o lugar que essas obras e autores ocupam dentro dessa tradição, o lugar em que a crítica coloca tais autores e obras, e, por último, o que constitui esse lugar. As problematizações desdobram-se no presente estudo analítico sobre o riso modernista, considerando as obras Pau-Brasil, de Oswald de ANDRADE e História do Brasil, de Murilo MENDES, uma vez que o riso modernista pode não ecoar da mesma forma, nem do mesmo lugar, o que alteraria os resultados para a constituição de uma poética do riso. Para além da poética do riso, convém perguntar sobre as implicações resultantes da escolha e da opção dos poetas em trilhar as vertentes literárias de expressão do riso, ideologicamente marcadas por uma concepção de escrita que vincula poesia e ética.

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Autoria         -                         Orientação       -        Grau  -  Local - Data 

CARVALHO, Ricardo Souza de   João Adolfo Hansen       Dr.      USP   2006

Título: Comigo e contigo a Espanha: um estudo sobre João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes

Sinopse: Murilo Mendes e João Cabral de Melo Neto, em vários momentos de suas trajetórias, mantiveram um diálogo para ressaltar as evidentes diferenças ou para incorporar procedimentos. A Espanha é o ponto central desse intercâmbio, comparecendo tanto como tema, quanto como parâmetro literário e pictórico para as poéticas de ambos. Além disso, estabeleceram contato com importantes escritores e artistas plásticos espanhóis, entre as décadas de 40 e 60. A referência da Espanha configura determinadas especificidades dos dois poetas em relação à poesia brasileira do século XX.

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Autoria                 -                 Orientação       -        Grau  -  Local - DataPONTES, Salmo Sóstenes   Lucia Nogueira Rodrigues   Ms.      UFPE  2007

Título: O olhar moderno sobre temas recorrentes : o amor e o tempo na poesia de Murilo Mendes

Sinopse: O Amor e o Tempo configuramse como experiências marcantes da existência humana. A literatura, por ser criação e recriação humana, impregnase desses temas e compõe junto com outros discursos o mosaico de idéias que marcou a relação do ser humano com esses dois temas. A presença dessas duas temáticas na modernidade será analisada neste estudo no discurso filosófico, com um percurso teórico sobre os dois temas; e no literário a partir da análise da poesia de Murilo Mendes
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Autoria               -                    Orientação     -          Grau – Local  - Data

RODRIGUES, Sara N.                                                    Ms.     UFES    2003

Título: Olhares em convergências: um estudo comparativo das poéticas de Murili Mendes e T.S Eliot

Sinopse: Os poemas de T.S. Eliot e Murilo Mendes apresentam muitas técnicas em comum, como o uso de fragmentações poéticas, colagens, sinestesia e intersemioticidade, entre outros. Seus trabalhos também revelam temas semelhantes, tais como a preocupação social, a tradição, a mulher e a religião. Esta dissertação faz uma análise de poemas dos dois autores, com o objetivo de determinar os pontos em que há uma convergência de olhares. Palavras-chaves: poemas, técnicas, temas, olhar, convergência

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Autoria                -                   Orientação     -          Grau – Local  - Data

PANDOLPHO, Daniel                                                    Ms.       UFES     2005

Título: Murilo Mendes: em busca do eterno-feminino

Sinopse: Trata-se de apresentar uma leitura da obra de Murilo Mendes, focalizando um panorama geral de sua poesia e mostrando um outro lado do poeta que geralmente é conhecido pela influência da religiosidade em sua poética, visualizando principalmente os aspectos que o feminino, em suas diversas representações, assume em sua obra, apontando-se para o fato de que essa busca para compreender a mulher, em sua participação na construção do mundo e na construção de sua própria arte poética, muito mais além daquilo que é condicionado pelo comum, é o fator preponderante, não só na realização de um projeto artístico, mas também de um projeto de vida.

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Autoria                -                   Orientação     -          Grau – Local  - Data

RASLAN FILHO, Gilson S.   Vera Lúcia C.Casa Nova      Ms       UFMG    2002

Título: Murilo Mendes: o pânico da poesia 

Sinopse: Esta dissertação propõe um fundamento, um elemento responsável por movimentar a poética de Murilo Mendes. Trata-se do pânico que, na dissertação, aproxima-se do conceito de angústia. Para o desenvolvimento do texto, a obra muriliana foi separada em fases poéticas, de modo que, em seguida, pudesse ser apontada a convergência entre as fases. A inserção de Murilo Mendes na modernidade; seus muitos diálogos com artistas de várias épocas; sua poesia metafísico-espiritualista e a chamada poesia concretista se movimentam e convergem segundo a pedra de toque do pânico - pois os apontamentos da finitude e da esperança do homem na totalidade e no repouso no em-si-mesmo são a causa da poética muriliana.

   

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Autoria                -                   Orientação     -          Grau – Local  - Data

RIBEIRO, Guilherme Trielli    Murilo M.de Moura             Ms      UFMG    2002

Título: O ouvido armado. Murilo Mendes: poesia e música

Sinopse:

    

   


 

  

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