Sinopse: Análise crítica do romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar no que respeita à dissolução dos gêneros literários. O corpo e sua importância na construção da narrativa. O papel do incesto no romance.
__________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SOUZA, Maria Salete D. Simone P. Schmidt Ms. UFSC 2001
Título: Desamores na ficção contemporânea: a destruição do idílio familiar
Sinopse: “O esplendor de Portugal” de António Lobo Antunes e “Lavoura arcaica” de Raduan Nassar constituem o corpus desta análise que tem como objeto de estudo o desamor e o desfazer-se das relações no universo familiar. Entendida como uma tendência da ficção contemporânea, interessa-nos investigar, à luz do cronotopo idílico familiar bakhtiniano, especialmente de sua destruição, de que forma as narrativas dialogam com a complexa fragilidade dos laços familiares nos romances.
________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
DELMASCHIO, Andréia Penha Ms. UFES 2000
Título: A reversibilidae dos opostos em um copo de cólera, de Raduan Nassar
Sinopse: Um estudo de série de ambivalência que compõe a ficção de Raduan Nassar: ora comparável ao remédio, ora intimamente associada à doença, a escritura expõe a artificialidade da separação entre os muitos pólos opositivos (por exemplo: presente/ausente, masculino/feminino, bem/mal), conduzindo leitor e personagens a uma função teatral onde se realizam os jogos de prazer e de poder.
__________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
MOURA, Alexssandro R. Jorge A. Santana Ms. UFG 2007
Título: Lavoura arcaica: tradução intersemiótica
Sinopse:
______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
FEITOSA, Fabiana Curto Ms. UFES 2005
Título: A (des)ordem das heranças: tradição e ruptura no romance Lavoura arcaica de Raduan Nassar
Sinopse:
___________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
VIEIRA, Alessandro D. Ms. UFES 2005
Título: Tradição, crise e modernidade na Lavoura arcaica de Raduan Nassar
Sinopse: Através de um corpus teórico delimitado em torno de questões comuns ao homem moderno, analisamos a novela do brasileiro Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, produzida entre as décadas de 60 e 70. A pesquisa que aqui se apresentava compõem-se de três partes, três capítulos que vislumbram um movimento de negação da milenar tradição judaico-cristã e seu abandono numa crise de valores constituída a partir da modernidade. O texto busca sondar algumas personagens selecionadas na trama, avaliando sua disposição em face desta crise da tradição. Observa, no texto literário, a referencia à terrível desordem por que passaram estas personagens e avalia as circunstâncias exremas que enfrentam no decorrer do enredo, revelando aspectos essenciais da vida humana em face dos tempos modernos. Parte do estudo se dedica á investigação de signos da Cabala, além de alguns mitos, judaicos e gregos, dispostos ao longo da trama. Além da referencia mítica e religiosa, procurou-se entender o sentido de ancestralidade ensejado na ficção. Outra parte é destinada ao estudo de elementos presentes no cotidiano moderno, como flanerie e o niilismo.Além destes elementos, marcam a pesquisa estudos sobre noções como incesto, memória, coleção entre outras.
_________________________________________________-
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
VIEIRA, Miguel H.B. Regina Célia dos Santos Alves Ms. UEL 2007
Título: As obrigações da ordem e os chamados do desejo : a transgressão na obra de Raduan Nassar
Sinopse: Essa dissertação é uma leitura crítica da obra de Raduan Nassar (1935) sob a ótica da transgressão. Percebeu-se que Lavoura Arcaica (1975), Um copo de cólera (1978) e Menina a caminho (1997) são livros que possuem em comum, dentre outros elementos, o caráter transgressor, de maneira que procuram estabelecer sentidos limítrofes às questões sexuais, religiosas, familiares e sociais representadas pelos narradores nassarianos. Dessa forma, procurou-se estudar a transgressão nesses textos mais como indicação de limites que apenas ultrapassagem dos preceitos arraigados pela tradição.