Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
PORTO, Ana Paula Teixeira Jane Fraga Tutikian Ms. UFRGS 2005
Título: Uma leitura de Fragmentos: a construção da crítica social em Confissões de Ralfo – uma autobiografia imaginária, de Sérgio Sant’Anna
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
REIS, Eloesio Paulo dos Maria Eugenia G.B.AD Dr. UNICAMP 2004
Título: Literatura e loucura: o escritor no hospicio em tres romances dos anos 70
Sinopse: Este trabalho tem a intenção de contribuir para uma compreensão do papel do escritor como personagem na literatura brasileira contemporânea, tal como concebido pelos autores de três romances publicados nos anos 70 do século XX: Quatro-Olhos (Renato Pompeu), Armadilha para Lamartine (Carlos Sussekind) e Confissões de Ralfo (Sérgio Sant´Anna).. Neles, a literatura é vista como o oposto das relações sociais reificadas, como opção de vida para quem não se enquadra no mundo administrado e não se conforma com a redução de tudo à falsa objetividade do valor monetário. A consideração trágica da loucura resulta numa recusa do hospício (concretização do positivismo psiquiátrico) e ao mesmo tempo numa escolha desse espaço como lugar privilegiado para observar as engrenagens da sociedade brasileira contemporânea em seu trabalho de triturar a individualidade, cerne do fenômeno humano. A tragédia se torna metalinguagem na medida em que os três romances têm como protagonistas escritores, heróis (ou anti-heróis) cujo desempenho se liga justamente à opção pela criação literária num mundo em tudo a ela adverso, a não ser que o escritor se coloque a serviço dos interesses da Razão instrumentalizada pelo capital e coadjuvada pelo aparato policialesco da instituição psiquiátrica
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
STEIN, Paula Rubia C. Ms. UFES 2005
Título: Um olhar sobre a obra “Simulacros” de Sergio Sant’Anna
Sinopse: Neste trabalho pretendi analisar alguns aspectos da obra Simulacros de Sérgio Santanna. Levando em consideração em primeiro lugar o próprio titulo do livro, busquei fazer um breve levantamento teórico acerca da problemática do simulacro e suas implicações para o entendimento do texto de Santanna. Examinei em seguida a questão dos gêneros narrativo e dramático, a forma como eles se articulam e se imbricam no romance. Alem disso, tentei analisar as questões relacionadas ao olhar, á sexualidade e a morte, de grande importância na narrativa. Por fim, tentei abordar o romance pela via dos debates acerca do pós moderno
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SOUZA, Geraldo Majella Ms. UFES 2001
Título: Da erudição à molecagem: breve história do poder dos discursos na narrativa de Sergio Sant’Anna
Sinopse: Estudo da narrativa de Sérgio Sant´Anna, partindo dos contos "Breve história do espírito" e "A aula". Nestes contos, o poder dos discursos é analisado sob o prisma de concepções tóricas do século XX, tendo como norte o conceito de fratura.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
STEIN, Paula Rubia C. Ms. UFES 2005
Título: Um olhar sobre a obra “Simulacros” de Sergio Sant’Anna
Sinopse: Neste trabalho pretendi analisar alguns aspectos da obra Simulacros de Sérgio Sant'Anna. Levando em consideração em primeiro lugar o próprio titulo do livro, busquei fazer um breve levantamento teórico acerca da problemática do simulacro e suas implicações para o entendimento do texto de Santanna. Examinei em seguida a questão dos gêneros narrativo e dramático, a forma como eles se articulam e se imbricam no romance. Alem disso, tentei analisar as questões relacionadas ao olhar, á sexualidade e a morte, de grande importância na narrativa. Por fim, tentei abordar o romance pela via dos debates acerca do pós moderno
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
GONGORA, Anderson P. Regina H.M.A. Corrêa Ms. UEL 2007
Título: Uma representação contemporânea da violência em contos e novelas de Sérgio Sant'Anna
Sinopse: Partindo da leitura de alguns contos e novelas escritos por Sérgio Sant'Anna, autor brasileiro contemporâneo que iniciou seus trabalhos literários nos últimos anos da década de 60, esta pesquisa objetiva verificar em sua obra a recorrência temática da violência. Para isso, algumas abordagens teóricas próprias da literatura, filosofia, psicanálise, criminologia, entre outras, são indispensáveis. A violência, grande problema que acompanha a humanidade desde a sua origem, já se tornou complexa e multifacetada. Assim sendo, seria impossível num contexto contemporâneo restringi-la a uma de suas formas de recorrência mais evidente: a violência física. A literatura brasileira dos últimos anos, além de cumprir com a sua função mimética, da beleza e do prazer, segundo Pedro Lyra (em introdução ao livro A violência na literatura, editado pela Tempo Brasileiro, diversos autores), também é "uma literatura violenta, de condenação da violência- tanto na desintegração da forma quanto no desnudamento da linguagem, tanto no rompimento do discurso quanto na exacerbação dos temas" . A idéia de representar e/ou a de condenar a violência através da literatura nos leva a confrontar teorias de estudiosos como, Hannah Arendt, Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamim, entre outros. Neste trabalho, uma pesquisa histórico-filosófica da violência auxilia a compreensão da mesma, e, a partir de A farmácia de Platão, de Jacques Derrida, questões ambíguas (phármakon) sobre o tema e a escrita serão abordadas em sua dualidade benéfica/maléfica. Tais oposições também são visíveis no corpus selecionado para análise, onde a presença da temática pode ser vista como fator de (ir)racionalidade. "Representante de mil faces", a violência será trabalhada sempre a partir de paradoxos, tais como: vida/morte; razão/emoção; construção/desconstrução; sacralização/dessacralização; riqueza/pobreza, entre outros, tendo sempre como esquema de análise para as imagens e metáforas da temática evidente nos contos e novelas, a idéia de obra, espectador e catarse.
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