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Como escreve?
Françoise Sagan

"Quanto a Bon jour tristesse, tudo começou com a idéia de um personagem, a moça, mas nada aconteceu realmente enquanto não empunhei a pena. Eu tinha de começar a escrever para ter idéias. Escrevi Bon jour tristesse em dois ou três meses, trabalhando duas ou três horas por dia. Un certain sourire foi diferente. Fiz numerosas anotações e, depois, pensei no livro pelo espaço de dois anos. Quando comecei a escrever, novamente durante duas horas por dia, a coisa foi muito depressa. Quando a gente se decide a escrever de acordo com um determinado plano de trabalho e se atém a ele, escreve muito depressa. Pelo menos, isso ocorre comigo...É importante ter um personagem, ou uns poucos personagens, e talvez uma idéia para as cenas da metade do livro, mas isso tudo se modifica enquanto a gente escreve. Para mim, escrever é uma questão de encontrar certo ritmo. Comparo-o ao ritmo do jazz. A maior parte do tempo, a vida é uma espécie de progressão rítmica de três personagens. Se a gente diz a si próprio que a vida é assim, sente-se que a coisa é menos arbitrária.

Fonte: Escritores em ação: as famosas entrevistas à “Paris Review”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

"Durante o dia eu não consigo escrever. O telefone toca o tempo todo, de maneira que eu me habituei a trabalhar à noite. vou dormir às seis da manhã e acordo mais ou menos ao meio-dia".

Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/1981 - Leslie Garis

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