Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
FRAGA, Maria Cristina P. Ronaldes M e Souza Dr. UFRJ 2000
Título: Ficções mineiras: o espaço de subsolo
Sinopse: Leitura dos romances de Cornélio Penna, Lúcio Cardoso e Autran Dourado que busca investigar o mito da mineiridade rescontruído no espaço simbólico da literatura.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SEGALLA, Cristiane Barnabé Ariovaldo J. Vidal Dr. USP 2006
Título: Ópera dos Mortos: uma narrativa em quatro atos (o desdobramento do espaço social através da linguagem)
Sinopse: Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as construções textuais de Ópera dos mortos de Autran Dourado, conciliando a análise estética e sociológica, tendo em vista as relações sociais representadas na narrativa. O estudo foi construído a partir da análise da importância atribuída à moradia dos Honório Cota para a configuração do seu poder na cidade de Duas Pontes e a partir da análise das relações estabelecidas entre o povo da cidade com Rosalina, levando-se em consideração os valores da sociedade patriarcal do final do século XIX e início do século XX, período dos fatos narrativos. Através da recorrência, tão presente na construção textual, são enfatizadas as relações
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
MAIA, Claudia Cristina Lyslei de S. Nascimento Ms. UFMG 2008
Título: Paisagem na neblina: “Os sinos da agonia”, de Autran Dourado
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
MONTANHA, Eleonora V.S. Marco A. Castelli Ms. UFSC 2000
Título: No compasso das horas: Música e morte na obra de Autran
Sinopse: Esta dissertação discorre sobre a temática da morte e a linguagem musical na obra de Autran Dourado, centralizando o foco de análise em Ópera dos Mortos. Para decifrar a partitura de Autran optou-se por um recorte sócio-antropológico, conjugado ao embasamento teórico fornecido pelo conceito de alegoria de Walter Benjamin e pelos pressupostos de Lévi-strauss sobre a estrutura do mito. Sob esta ótica, a morte aparece como a grande protagonista da ópera de Autran, seja ele considerada em seus aspectos físicos ou metafísicos, em sua dimensão individual ou social. Ressalta-se ainda a correlação entre estrutura formal e conteúdo: para retratar um universo cindido e plural, no qual cada voz introduz um gragmento distinto da (H)história, o tom musical assume a forma de uma fuga. Da bissetriz impossível destas vozes deriva a figura suprema da alegoria autraniana: a desintegração da experiência individual e coletiva. O compasso inexorável das horas soando nas ruínas do sobrado convida ora ao esquecimento, ora ao influxo do rememorar.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
BEZERRA, Fernanda Gama Maria H. F. Peixoto Ms. Mackenzie 2008
Título: O diálogo entre a ópera e o romance Ópera dos Mortos, de Autran Dourado
Sinopse: A presente dissertação tem como objetivo analisar o diálogo estabelecido entre o romance Ópera dos mortos, do escritor mineiro Autran Dourado, e o gênero musical a que o título da obra faz referência, bem como suas implicações na construção dos sentidos. Tal escolha justifica-se na medida em que entendemos que examinar as relações instituídas entre esse texto literário e outro sistema semiótico é caminho, dentre as várias possibilidades de leitura, para o conhecimento da complexidade do referido romance. Ressalte-se que o termo ópera será considerado em sentido amplo; mais que um espetáculo que une música, teatro e poesia, a ópera é uma das manifestações artísticas que melhor representa o caráter trágico da existência humana. Assim, em um primeiro momento, serão examinadas a dimensão simbólica do sobrado da família Honório Cota, enquanto espaço cênico, e a significativa relação entre tempo e espaço. Em seguida, traçar-se-á um paralelo entre a trajetória da protagonista e os caminhos percorridos por algumas das mais célebres heroínas de ópera, buscando entender por que, invariavelmente, a mulher é castigada na arena operística.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data BOTTINO, Renata Cristovão Eliana Lucia M.T.G Ms. PUC/RJ 2005
Título: Autran Dourado leitor: Tempo de amar e Ópera dos fantoches
Sinopse: O objetivo desta dissertação é realizar um estudo intra e intertextualcentrado nos romances Tempo de amar e Ópera dos fantoches, de AutranDourado. Tendo como base o conceito de intertextualidade criado por Kristeva, apolifonia de Bakhtin, a noção barthesiana de que a leitura gera uma escritura, aidéia de abertura da obra de arte e alguns contos de Borges, é possível ver oescritor mineiro e seus personagens como leitores. Partindo da análise daconstrução de Tempo de amar, verifica-se como Autran o relê em Ópera dosfantoches, continuando-o e transformando-o numa ópera bufa e de forma barroca,que dialoga não só com o romance escrito em 1952, mas também com seuspróprios romances O risco do bordado e Ópera dos mortos. A seguir, estuda-secomo em Tempo de amar e Ópera dos fantoches, Autran e suas criaturas dialogamcom a Bíblia e escritores da literatura brasileira e mundial como Oswald,Machado, Drummond, Flaubert, Virgílio, Camilo Castelo Branco, Pessoa,Bernardim Ribeiro, Dante, Calderón de La Barca, Skakespeare, Dostoievski eTolstoi e discutem questões como o psicologismo no romance, a personagem, aautoria, a relação entre o romance e o real e a questão da verdade (com base emNietzsche), ampliando a rede intra e intertextual na reescritura.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SOUZA, Necilda de Alamir Aquino Corrêa Ms. UEL 2003
Título: O Rito funerário em Autran Dourado
Sinopse: Este trabalho consiste numa reflexão acerca da representação do rito funerário em cinco romances de Autran Dourado: Tempo de amar (1952), A barca dos homens (1961), Ópera dos mortos (1967), O risco do bordado (1970) e Os sinos da agonia (1974). Apoiado nos conceitos fornecidos pelos teóricos franceses que se dedicaram a pesquisar a morte, Jean-Pierre Bayard (O sentido oculto dos ritos mortuários), Edgar Morin (O homem e a morte) e Philippe Ariès (O homem diante da morte), o estudo perscruta a trajetória dos personagens autranianos e suas ações, a fim de demonstrar suas atitudes diante da morte e do rito. Para compreender o rito funerário, descreve o conceito de longa duração presente no ensaio de Michel Vovelle, na obra História Nova. Tal análise permite concluir que: 1) a recorrência da temática nas narrativas selecionadas confirma o aspecto da lenta transformação da estrutura do rito funerário; 2) o rito funerário move o comportamento de todos os personagens dos textos analisados.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
ALVIM, Cynira A. Costa Ms UNb 1990
Título: A prevalência do agônico em Ópera dos mortos.
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
ARAUJO, Narciso Soares de Lenice Pimentel Cabral Ms UFAL 2001
Título: Aspectos intertextuais na concepção das personagens de Lucas Procópio, romance de Autran Dourado.
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
AZEVEDO, Vera L. Ramos Maria do Carmo Pandolfo Ms UERJ 1980
Título: Biela: o inevitável caminho para o ser.
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
BRAGANÇA, Leila de O. Ana Maria L. Neto Ms UNb 1995
Título: Do labirinto imaginário ao labirinto discursivo: uma leitura de Um cavaleiro de antigamente.
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CABRAL, Lenice P. José Ubireval A. Guimarães Ms UFAL 1994
Título: Ópera dos mortos: marcas edipianas na construção da personagem
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CABRAL, Lenice P. Vilson Brunei Meller Dr UFAL 1999
Título: Os significantes do Barroco em Autran Dourado: (Des)dobras do Inconsciente
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CAMARGO, Maria Stella Affonso R. Sant'Anna Ms PUC/RJ 1973
Título: Linguagem e silêncio na obra de Autran Dourado
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CAMINHA, Heda M. Dr Universite de Paris VIII 1979
Título:
Linguagem e silêncio na obra de Autran Dourado
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CAMPOS, Maria C. Cunha LuisCosta Lima Dr PUC/RJ 1978
Título: A teia e o labirinto: uma leitura da ficção de Autran Dourado
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
Título
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
Título
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
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Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
Título
Sinopse:
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