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Academia - Autores
Manoel de Barros

Autoria                -                  Orientação       -     Grau  -  Local  -  Data  

GALHARTE, Julio A. X.         Aurora F. Bernardini        Dr.        USP      2007

Título: Despalavras de efeito: os silêncios na obra de Manoel de Barros

Sinopse: Esta pesquisa busca os significados dos silêncios na obra de Manoel de Barros. Eles são observados, basicamente, a partir dos sentidos da visão e da escuta. Os mutismos do autor são analisados dentro da palavra e fora dela: nas entrelinhas, nas relações com outros autores, como Anton Tchékhov, Clarice Lispector e Samuel Beckett, por exemplo. Diálogos entre os silêncios de Barros e dos cineastas Luis Buñuel, Akira Kurosawa e Federico Fellini são, também, observados.

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Autoria               -                  Orientação        -         Grau -  Local - Data

BARBOSA, Alessandro            Fernando Gil                    Ms.    UFPR    2009 

Título: Poesia e memória na trilogia inicial de Manoel de Barros   

Sinopse:

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Autoria               -                  Orientação        -         Grau -  Local - Data

NEJAR, Fabricio Carpi            Luis A. Fischer                 Ms.      UFRGS   2001

Título: Teologia do traste : a poesia do excesso de Manoel de Barros

Sinopse:Esta dissertação tem por objetivo analisar a estrutura poética e os recursos da obra de Manoel de Barros, poeta do Mato Grosso ainda pouco estudado no universo acadêmico e que tem recebido as mais efusivas recomendações mediante críticas em revistas e jornais brasileiros desde a década de 80. Analisamos quinze livros do autor ¿ que serviram como principal fonte bibliográfica ¿ em sete décadas dedicadas à literatura, a contar de sua estréia com Poemas concebidos sem pecado (1937) até Ensaios Fotográficos (2000). Pretendemos mostrar que o escritor inova ao infantilizar a forma poética, não se restringindo a somente tematizar a infância. Seus versos absorvem a percepção lúdica da criança com a linguagem, promovendo a constante ruptura com as regras gramaticais. Como também buscamos comprovar que a poesia de Manoel de Barros é feita sob a ótica do excesso, do acúmulo de imagens e metáforas, contrastando com o estilo de seu contemporâneo João Cabral de Melo Neto, caracterizado como a de uma poesia do essencial e do menos. Em nível metodológico, utilizamos como referência o livro João Cabral: A Poesia do Menos, ensaio de Antonio Carlos Secchin (de 1999), que interpreta o legado de João Cabral sob a ótica do desfalque, da redução da poesia a um dizer essencial, bem como estabelece a importância do sentimento de desconfiança em seu processo poético. Usamos tais reflexões para estabelecer comparações entre uma forma e outra de pensar a poesia, já que tanto João Cabral como Manoel de Barros estabeleceram propostas antagônicas de trabalho de uma forma simultânea, durante o mesmo período. Manoel de Barros propõe a teologia do traste e João Cabral, a psicologia da composição. Desejamos, ainda, apontar as influência do cinema e das artes plásticas, na figura da pop art, na elaboração dos livros do escritor mato-grossense.

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Autoria                 -                 Orientação     -          Grau – Local  - Ano

JESUS, Ana Paula C.C.            Vera Bestazin               Ms    PUC/SP  2005

Título: Exercícios de ser poeta: Manuel de Barros e José Saramago na literatura infantil

Sinopse:

 


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