Sinopse: Este trabalho procura levantar os passos da obra poética de Lúcio Cardoso (1912-1968), desde seu provável primeiro poema (Poema do ferro e do sangue, 1934) até a publicação de seu segundo livro (Novas poesias, 1944), enfocando alguns inéditos e fazendo observações sobre seu livro póstumo (Poemas inéditos, 1982), com vistas a apreender a evolução temática de sua poética. Também apresenta traços do diálogo de sua poesia com o romantismo da segunda geração, o simbolismo, o expressionismo, o surrealismo e o modernismo. O trabalho pretende demonstrar, ainda, o entrelaçamento da temática de sua poética com a vida do homem Lúcio Cardoso, a partir das anotações em seu Diário completo (1970). Este trabalho apresenta temas, constantes e tendências que revelam como aspectos da sua obra em verso também se manifestam em sua prosa. Ao final do trabalho, é apresentada uma ampla bibliografia de e sobre Lúcio Cardoso, revista e aumentada.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SILVA, Flavia T. X.da Luiz Carlos S. Dantas Ms UNICAMP 2000
Título: Fios da introspecção : para uma leitura do terceiro romance de Lucio Cardoso
Sinopse: Delinear uma leitura interpretativa do terceiro romance de Lúcio Cardoso (1912- 1968), A luz no subsolo, 1936, é o escopo desta dissertação. Investigo quais seriam os apelos para que a crítica situasse Maleita, 1934, e Salgueiro, 1935, entre as manifestações regionalistas da década de 30, simultaneamente, perspectivo essas obras de acordo com os elementos que constituíram e categorizaram A luz no subsolo como romance introspectivo - atmosfera de degeneração, obsessão pela morte, confTontoeu-outro, isolamento -, afastome, assim, da crítica predominante que considera o terceiro romance obra de ruptura. o cotejo comA maçã no escuro, 1961, de Clarice Lispector, visa o contorno de dois modos de observação da vida interior, isto é, distinguir dois significados para o signo "introspecção". A introspecção cardosiana afina-se profundamente ao ideário católico da década de 30: a confTontaçãocom o pecado, o elogio ao softimento, a passividade que adia para um vida celeste a vontade e as possibilidades humanas, relegando ao terreno o que é da ordem da aparência, do falso, a secundarização do materiallingüístico, com ênfase vertida para o tema. Sendo próprio do narrador cardosiano a onisciência que analisa, conclui, esclarece e estabelece nexos causais. Em contrapartida, a introspecção clariceana evoca um processo contínuo de transgressão tanto do código lingüístico como do código de conduta moral e religioso, a escritura flagra a vida como tensão e jogo dos contrários. Jogo que tem como elemento intrínseco o narrador que longe da onisciência é testemunha do ndeterminável, do indemonstrável, do incerto e do vago. A escritura funde e confunde a obliqüidade imanente ao ser e ao dizer. Introspecção que desoculta a introversão do discurso sobre si mesmo
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SANTOS, Cassia dos Vilma Sant'Anna A. Dr. UNICAMP 2005
Título: Uma paisagem apocaliptica e sem remissão: a criação de Vila Velha e da Cronica da casa assassinada
Sinopse: A tese tem como objetivo principal investigar como se deu a elaboração do romance Crônica da casa assassinada do escritor mineiro Lúcio Cardoso (19121968). O processo de redação do livro é reconstituído através do exame dos seus originais e de sua edição critica publicada em 1991 pela Coleção Arquivos. Entrevistas concedidas pelo autor, trechos do seu Diário, a sua correspondência e outras de suas obras ficcionais, parte delas inacabada contribuem igualmente para a discussão. O romance é entendido, ainda como parte de um projeto maior idealizado em tomo de uma cidade imaginária: a pequena Vila Velha situada na Zona da Mata mineira
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Autor - Orientação - Grau - Local - Data
BASSANI, Geraldo Ms. UFES 2000
Título: Caligrafia das combras: vozes, versões visitando a crônica da Casa assassinada
Sinopse: Um estudo da arquitetura narrativa da Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, investigando questões como gênero e narrador e suas repercussões no estabelecimento de uma verdade que se parece buscar. O deslocamento dessa verdade em um jogo que, ilustrando sua precariedade e provisoriedade, cria um leitor que penetra a trama para se tornar também cúmplice do jogo. Mapeamento da fortuna crítica da obra, apontando aspectos recorrentes, tensionais e mesmo díspares ao longo desses estudos, desde os fundadores até os mais recentes.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
ARAUJO, Márcia M. M. Suzana Yolanda Ms. UFG 2007
Título: Os abismos internos das personagens e os espaços degradados na trilogia " O mundo sem Deus ", de Lúcio Cardoso
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
VILELA, Andrea de Paula X.,
Ruth J. Silviano Brandão Ms UFMG 2002
Título: Olhar Sobre uma Casa Escrita (A Poética de Lúcio Cardoso no Romance Crônica da casa assassinada)
Sinopse:
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
REIS, Nelson Ricardo G. dos,
Luiz C. V. de Oliveira Ms UFMG 2002
Título: A estética expressionista na obra de Lúcio Cardoso: uma luz no subsolo da casa assassinada
Sinopse: Rastrear a presença de elementos e procedimentos característicos da estética expressionista na obra literária de Lúcio cardoso. Visando alcançar este objetivo, apresentamos, de forma introdutória, um perfil em linhas gerais da estética expressionista, com ênfase no movimento expressionista alemão de vanguarda. Em um segundo momento, passamos efetivamente à busca da presença de elementos e procedimentos expressionista na conformação estética da obra cardosiana, com destaque para seu principal romance: Crônica da casa assassinada. É nossa intenção demonstrar que a literatura de Lúcio Cardoso está impregnada pela estética expressionista, que determina, em última instância, sua configuração formal e conteudística.