"Alguns escritores têm problema com o tema, não em seu primeiro livro, o qual pode explorar experiências de infância, ou uma obsessão, ou fantasia, ou a história que eles carregaram em suas mentes e imaginação até quele ponto, mas depois disso, depois dessa primeira produção, é comum encontrarem problemas com os livros seguintes. Especialmente se o primeiro é, por azar, um best-seller. E alguns escritores acabam por deparar-se com dificuldades. sobretudo se excluem áreas importantes da experiência pessoal de seus livros. Hemingway não falava em sua família a não ser de relance, em contos, particularmente, nas histórias de Nick Adams. Ele esceveu para o irmão, certa vez, que sua mãe era prostituta e o pai um suicida - quem iria querer ler sobre eles? É claro que nem toda sua experiência está disponível para o escritor para propósitos de ficção, mas acredito que, se Hemingway houvesse tentado, durante seus últimos cinco anos, digamos, escrever sobre seu pai em vez de falar de touros uma vez mais, ou do grande peixe, talvez ele não tivesse cometido suicídio".
Fonte: Os escritores 2: as históricas entrevistas da Paris Review. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
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