Sinopse: A frustração na poesia de Manuel Bandeira, decorrente da presença constante da morte em sua vida, e a busca de compensações para esse destino através da ironia, da própria poesia e do resgate da infância.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
ANAN, Sylvia Tamie Joaquim A. de Aguiar Ms. USP 2006
Título: Crônica da vida inteira: memórias da infância nas crônicas de Manuel Bandeira
Sinopse: Embora tradicionalmente vistas como textos menores da obra de Manuel Bandeira, suas crônicas para jornal apresentam uma riqueza particular, relacionada e ao mesmo tempo distinta de sua poesia: enquanto transportam para a prosa alguns dos principais temas de sua lírica, entre eles a memória de infância, conferem-lhes um outro tratamento que evidencia a sua presença no cotidiano do poeta, transcendendo o vínculo primário do gênero com o tempo presente. Seja nas crônicas sobre a vida cotidiana, seja naquelas em que o poeta faz crítica literária ou de artes plásticas, uma visão vinculada a um passado muito particular pode ser depreendida e iluminar facetas pouco exploradas de sua obra.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
VICENTE, Silvana Moreli Viviana Bosi Dr. USP 2008
Título: Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira
Sinopse: A presente tese de doutorado, intitulada Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira, é composta pela edição fidedigna da correspondência de Gilberto Freyre (1900-1987) e Manuel Bandeira (1886-1968), acompanhada pela edição de alguns textos esparsos da obra de ambos. Como complemento, a tese traz estudo que pretende não só apresentar aspectos do diálogo, num sentido amplo, entre Freyre e Bandeira, mas também estender a discussão para leituras que ambos fazem acerca do processo modernizador em curso no país na primeira metade do século XX. Pretende-se, desse modo, facultar material inédito criteriosamente editado, assim como desenvolver uma reflexão sobre o debate intelectual e artístico em cena no Modernismo brasileiro.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
JARDIM, Mara Ferreira Ana Maria L. de Mello Dr. UFRGS 2007
Título: Manuel Bandeira: tão Brasil!
Sinopse: Esta tese investiga a presença do humor e a melancolia na obra poética de Manuel Bandeira (1886-1968), especialmente no livro Libertinagem (1930), como traços formadores de uma identidade nacional. O trabalho tem como ponto de partida as discussões sobre a identidade nacional e a presença do tema na literatura brasileira, dos seus primórdios até a eclosão, no início do século XX, do projeto modernista de construir a difícil definição do que é ser brasileiro. Entre os diversos autores consultados para fundamentação dos estudos sobre identidade nacional, destaca-se Gilberto Freyre, cuja obra Casa Grande &Senzala permite estabelecer relações com a visão de Brasil que emerge da poesia de Manuel Bandeira. Sergio Buarque de Holanda, Wilson Martins, Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Roberto DaMatta e Paulo Prado são importantes no desenvolvimento da questão. Examina-se também como a questão da identidade nacional está representada na literatura brasileira, da Carta de Pero Vaz de Caminha até o movimento modernista. Para analisar os temas do riso e da melancolia em obras literárias produzidas no Brasil, toma-se como fundamento as teorias desenvolvidas por Aristóteles, Bergson, Propp, Schlegel, Freud, Muecke, Prada e Bakhtin, entre outros. Por fim, é realizada uma análise detalhada de poemas selecionados, destacando a existência de uma ¿ironia melancólica¿ que caracteriza a obra de Bandeira e, ao mesmo tempo, confere-lhe um toque de brasilidade, buscado pelos poetas do Modernismo e inequivocamente presente na obra Libertinagem e em outras compostas antes e depois dela.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
FOREST, Nara Boneti Maria Lucia B. Camargo Ms. UFSC 2001
Título: Entre os espaços, tempos e gêneros: O texto de Manuel Bandeira
Sinopse: Esta dissertação trata de ler o texto de Manuel Bandeira, iniciando com a questão da elaboração do poema sob a perspectiva do phármakon (veneno/remédio). Observa, para isso, a ambigüidade de sentidos e a tensão entre opostos que produzem um espaço próprio, que não é nem dentro nem fora, nem presente nem passado, nem poema nem crônica, "é um espaço entre" os signos. Um espaço forjado pela escrita e habitado por um flâneur que se pôe como ponto de resistência, como o "herói do contrário", como a insatisfação do eu bandeiriano com as mudanças trazidas pela modernização.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data MARQUES, Pedro Orna Messer Levin Ms. UNICAMP 2003
Título: Musicalidades na poesia de Manuel Bandeira
Sinopse: Perceber em que sentido a noção de música ou de musicalidade, já há algum tempo entrevista pela critica e pelo próprio poeta, permeia a obra de Manuel Bandeira. Se não é possível chegar a um conceito fixo de musicalidade em sua poesia, parte das várias idéias que o termo sugere, incluindo algumas bastante correntes na tradição poética, podem configurar um caminho de leitura que explicita principalmente os aspectos musicais de alguns poemas do autor.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SCORZA, Andre Colson Pina Maria A. Coco Ms. PUC/RJ 2004
Título: O encontro de Nelson Rodrigues e Manuel Bandeira nas lembranças obsessivas da Rua Alegre
Sinopse: Através do diálogo da obra rodrigueana com a de Manuel Bandeira, desafia-se a quebrar alguns preconceitos que povoam a recepção dos escritos de Nelson Rodrigues. O escritor releu a realidade de uma maneira bem própria,mas sem jamais deixar de mostrar a verdade ou, se preferirem dizer, A vida como ela é... A linha tênue entre o real e a ficção, o jornalismo e a literatura é o que dá toda a peculiaridade de sua criação; o real vira jornal, que é ficcionalizado virando crônicas, que viram contos, que viram teatro, que vira romance, que torna a ser teatro de novo. A temática sexual é central na obra rodrigueana, no entanto seu discurso é sempre em defesa do amor. Sendo a poesia de Bandeira uma busca apaixonada, a obra de Nelson Rodrigues também o é, ao representar a incessante busca doser humano pela realização de seu erotismo; desse modo, conseguiu realizar na prosa tudo aquilo que Manuel realizara na poesia.
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Autoria - Orientação - Grau - Local -Data
GOYANNA, Flavia J. Ferraz David H. Treece Dr. 2002
Título: Anglophone affinities in Manuel Bandeira
Sinopse: This thesis deals with the investigation of Brazilian Modernist poet Manuel Bandeira s affinities and dialogue with Anglophone poetry. Its relevance is to be found in the exploration of a theme already suggested by several critics, none of whom had actually had researched it in detail. Its objective is to set out a detailed record of a number of remarkable similarities which ultimately reveal a great deal about Bandeira s own poetic identity. The method used is to chart the textual similarities between Bandeira s work and that of some Anglophone poets employing a close reading approach, subsequently leading to broader considerations regarding the specificity of such a rapport. The similarities invite textual and formal analysis and thematic characterisations and reveal Bandeira s special attachment to the Anglophone tradition. The nature of this connection is one of an essential identification with a specific literary tradition of European origin other than the French (undoubtedly the major influence on Brazilian letters since the Enlightenment) and reflects an affinity for the particular contribution of that tradition to Western literature. The Anglophone connection ultimately stems from a set of features which are very much constituents of Manuel Bandeira s modernity: a sense of universality, the cultivation of tradition and the love of concentration and essentiality of expression.
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Autoria - Orientação - Grau - Local -Data
NEGREIROS, Gil Roberto C. Dino Fiorante Preti Dr. PUC/SP 2008
Título: Marcas da oralidade na poesia de Manuel Bandeira
Sinopse: O objetivo presente neste trabalho de pesquisa é analisar as marcas da oralidade na poesia de Manuel Bandeira. Por se tratar de um trabalho que estabelece relações entre língua falada e língua escrita, a perspectiva de trabalho é embasada, inicialmente pela perspectiva sociointeracionista, que considera fala e escrita não como posições dicotômicas, mas como variedades pertencentes a um mesmo continuum. Assim, o enfoque dado à pesquisa está vinculado à adoção dos pressupostos da Pragmática, empregando, como referencial teórico básico nas análises das marcas da oralidade, aspectos da Análise da Conversação. A metodologia de análise se refere à seleção de trechos poéticos da obra de Bandeira, analisados à luz da teoria escolhida, tendo por base uma classificação tipológico-lingüística baseada nos níveis lexical, sintático e discursivo. No decorrer de toda análise, muitos trechos poéticos são comparados a excertos de transcrições de textos orais, possibilitando uma visão mais apurada do fenômeno oral presente nos poemas. Cinco capítulos formam este estudo. No primeiro, há um destaque à vida e à obra de Bandeira, assim como uma referência à questão da presença da língua falada na literatura brasileira, principalmente à fase moderna. No segundo, propõe-se um debate sobre a tendência sociointeracionista, além de uma recensão temática sobre a questão da possibilidade da influência da língua oral na língua literária. No terceiro, analisam-se as marcas lexicais orais presentes no corpus. No quarto, a investigação passa pela análise das marcas sintáticas. No quinto e último, destacam-se as marcas discursivas da obra de Manuel Bandeira
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Autoria - Orientação - Grau - Local -Data
SILVA Jr., José Francisco G. Eliana L. M.Y.Garcia Dr. PUC/RJ 2005
Título: O processo da criação e da composição poética
Sinopse: O objetivo desta tese é mostrar como uma situação emocional depressiva /melancólica (o mundo interior em ruínas), bem como o mundo interior,emocional, não organizado ou não pensado se transforma em canção: que fatores emocionais da personalidade do poeta são articulados em um dado momento e num determinado contexto, levando-o ou compelindo-o ao processo de criação poética. Usaremos, como ponto de partida, o que os poetas, como Manuel Bandeira, Dante Milano, João Cabral de Melo Neto, Poe, Gilberto Mendonça Teles, Jorge Luiz Borges e T. S. Eliot escreveram ou disseram em entrevistas sobre a criação ou construção do poema ou da obra de arte literária. No estudo que estou apresentando, a arte é entendida da maneira como Susanne Langer a formulou em Sentimento e forma: Arte é a criação de formas simbólicas do sentimento humano. O processo criador da arte pode ser visto, também, como uma forma simbólica pela qual a consciência organiza e expressa a experiência emocional. A arte emerge de um desejo intrinsicamente humano a necessidadede forma. O foco da tese incide no processo criativo, na tensão entre a ruína emocional ou o caos interior e os recursos lingüísticos empregados pelo poeta na sua ordenação. Subjacente à desintegração ou não-integração psíquica existe um nível profundo que busca a ordem e que dá forma ao caos emocional. O artista deve operar sobre sua experiência, senti-la intensamente, mas simultaneamente separar-se reflexivamente dela; separar o sujeito que sofre a experiência da mente que pensa e cria a obra de arte. Tendo isto em pauta, a tese apresenta um viés psicológico.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
LINS, Juarez Nogueira Sébastien Joachim Ms. UFPE 2003
Título: Geografia e literatura: uma leitura interdisciplinar do Recife através da poesia de Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto
Sinopse: Este texto é um estudo interdisciplinar, no qual se inter-relacionam os pressupostos teóricos da Literatura e da Geografia, objetivando ampliar as possibilidades de interpretação de um mesmo espaço a partir de duas leituras. A cidade do Recife, este espaço, é o objeto de estudo, e as fontes são obras literárias - poemas - de três poetas recifenses: Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto. Os textos destes poetas tiveram como fonte de inspiração a paisagem geográfica, portanto, uma análise geográfica do poema é relevante para o estudo literário. Da mesma forma, a representação que os poetas fizeram desta paisagem geográfica traz elementos novos para o estudo geográfico. São duas leituras sobre a cidade, leituras que se complementam, com a literatura traduzindo o essencial das relações homem e espaço e a geografia subsidiando a interpretação dos textos literários que abordam o espaço recifense
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Autoria - Orientação - Grau - Local -Data
ENDO, Jucimeire Ramos S. Maria Ap. Junqueira Ms. PUC/SP 2006
Título: A poetização do cotidiano na poesia de Manuel Bandeira
Sinopse: O propósito desta dissertação é apreender como se dá o processo de construção poética em poemas de Libertinagem (1930), de Manuel Bandeira. Foram selecionados os poemas Evocação do Recife, Poema tirado de uma notícia de jornal e Poema de Finados, nos quais se encontram marcas prosaicas na exploração de imagens brasileiras. Os poemas foram agrupados em torno de três núcleos temáticos: a infância, a consciência social e a morte. Procura-se explorar, na análise, os elementos composicionais que constroem a simplicidade lírica, a temática do coloquialismo, do prosaico, das reminiscências infantis e da morte. Partindo da recorrência da temática do cotidiano, em que o eu lírico extrai do lugar-comum, das situações concretas da vida, o seu mais rico elemento poético, perguntou-se: que elementos formais ou estruturais operam como recursos poéticos para traduzir o cotidiano? como a hibridização do gênero lírico produz, na poesia de Manuel Bandeira, um efeito que se caracteriza como tratamento peculiar de sua poesia? Para tentar responder a essa proposta poética, foram utilizadas, como fundamentação teórica, as concepções de Victor Chklovski, Roman Jakobson, Iuri Tynianov, Octavio Paz e Hugo Friedrich. Entre outros aspectos, refletiu-se sobre cadência rítmica irregular, rimas aleatórias ou ausentes, multiplicidade de tom, corte arbitrário, aproximação da prosa, geração de imagens, enfim, sobre particularidades da linguagem poética. Concluiu-se que Manuel Bandeira, ao introduzir em sua poesia elementos do cotidiano, a linguagem coloquial e características do gênero narrativo, por exemplo, rompeu com as leis da forma poética tradicional e produziu uma poética transgressora e híbrida, que o libertou e o enveredou para a construção de uma nova forma poética: a poetização do cotidiano
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
PAULA, Julio Cesar M. de Helder Garmes Ms. USP 2006
Título: Manuel Bandeira e a claridade: confluências literárias entre o modernismo brasileiro e o cabo-verdiano
Sinopse: Este trabalho analisa a importância da poesia de Manuel Bandeira, dentro do contexto do Modernismo literário brasileiro, para o grupo de autores cabo-verdianos ligados à publicação da revista Claridade, sobretudo em sua primeira fase, nos anos de 1936 e 1937. Destacamos aspectos que contribuíram para a confluência literária que se verifica entre tais autores, como a similaridade das formações culturais, a busca por um modernismo que servisse de transição entre a herança literária do passado e as inovações formais, e o caráter utópico da literatura. Como conclusão, esperamos contribuir para uma nova leitura da obra do poeta brasileiro, enaltecendo aspectos até então relegados a um segundo plano, e, como conseqüência, promover uma valorização dos autores cabo-verdianos como agentes no vasto sistema das literaturas de língua portuguesa.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
RODRIGUES, Leandro Garcia Gilberto M. Telles Ms. PUC/RJ 2003
Título: Uma leitura do modernismo: Cartas de Mario de Andrade a Manuel Bandeira.
Sinopse:
Esta dissertação tem o objetivo de fazer uma leitura do Modernismo Brasileiro através da correspondência recíproca de Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Busca compreender a construção do movimento sob o olhar atento desses dois poetasmissivistas e perceber como esse intercâmbio epistolar proporcionou a formulação de teorias e conceitos hoje considerados canônicos, mas que na época suscitaram polêmicas e rupturas recebendo, por esta razão, a alcunha de vanguardistas ou futuristas.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
LEON, Luci Mary Melo Claudio Cesar Henriques Dr. UERJ 2007
Título: Contribuições para a organização de um glossário nominal da poesia de Manuel Bandeira.
Sinopse: Esta tese contém contribuições para a organização de um glossário nominal das poesias de Manuel Bandeira. Procede a um levantamento de todos os substantivos e adjetivos presentes em sua obra poética. Além de identificar os lexemas, organizando-os por meio de verbetes e documentando os significados de cada um, traz todas as ocorrências encontradas nos poemas. Refere-se à relação entre a lexicografia e a pesquisa literária. Busca demonstrar que o contexto influencia na análise gramatical, definindo um vocábulo como substantivo ou adjetivo. Destaca também a importância dos estudos de lexicografia literária.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
NASCIMENTO, Patrício Alves Fernando Segolin Ms. PUC/SP 2008
Título: Uma costura de tempo: memória e utopia na poesia de Manuel Bandeira
Sinopse: O propósito dessa dissertação é analisar como se configuram, na poesia de Manuel Bandeira, temas como a memória e a utopia. Para tanto, foram selecionados os poemas Vou-me embora pra Pasárgada e Teresa, textos que se mostram abertos à análise desses temas. Em nossa análise, começamos por pensar o que é o poético e o que o caracteriza. Vimos que ele nasce junto com o pensamento mítico e é uma espécie de permanência das principais características deste pensamento: amálgama entre a memória e a busca de uma verdade ou resposta para o ser. Relacionamos essa questão da busca com a percepção da falta na poética bandeiriana; falta de um corpo e de um futuro, que se reflete na construção de sua poesia, profundamente ligada aos temas da finitude e da memória. A partir das teorias do filósofo Henri Bérgson e do romancista Marcel Proust, passamos à análise do tema da memória propriamente dito, defendendo-o, na poesia bandeiriana, como possibilidade de recuperação e de recriação do que foi. Assim, percebemos que o tema da memória estava diretamente ligado ao tema da utopia, pois em um poema como Vou-me embora pra Pasárgada, a recuperação de um passado individual passa diretamente pela tradição de uma terra prometida a todos, mítica, verdadeira. Em Teresa, ocorre o processo inverso: da memória coletiva, através da releitura literária, passa-se ao anseio individual de comunhão com o outro, através do amor. Concluímos que a poesia banderiana é um processo de releitura e recriação permanente, um pêndulo que vai do eu ao outro para retornar cheia de novo significado para o eu. A poesia como um processo de costura de um eu, que nasce a partir de si e que passa necessariamente pelo outro
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
CASAGRANDE, Rosângela F. Beatriz Berrini Ms. PUC/SP 2006
Título: Análise da correspondência entre Manuel Bandeira e Ribeiro Couto
Sinopse: Este estudo tem como objetivo mostrar a importância das cartas como influência no processo da criação literária de Manuel Bandeira e Ribeiro Couto, considerando a segunda fase do movimento modernista, no período entre 1929 e 1939. Ao mesmo tempo, pretende demonstrar que a função poética referente às cartas como gênero literário permite, muitas vezes, a fruição estética. Sob esse aspecto, Sophia Angelides, em Carta e Literatura (apud SCHNAIDERMAN, 2001, p.23-24), afirma: nos testemunhos pessoais de um escritor, a função poética pode se manifestar com maior ou menor intensidade, mas, de alguma forma, o discurso é marcado por um procedimento peculiar que permitirá, muitas vezes, a fruição estética. Para a autora o próprio caráter espontâneo e fragmentário, a alternância da linguagem poética e não poética, os clichês, tudo isso é inerente ao gênero epistolar. Assim, muitas cartas trocadas entre Manuel Bandeira e Ribeiro Couto assumem valor didático, ao passo que outras correspondem à intensidade de sentimentos, transformando-se em expressão artística a subjetiva que favorece a compreensão das obras. Os temas literários tratados nas cartas são: referências às obras publicadas por ambos, apreciação dessas obras, inclusive citações de crônicas e discussão de gêneros. As cartas também revelam a opinião de ambos sobre pintura, a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Múcio Leão, etc. Desta forma, a correspondência entre Manuel Bandeira e Ribeiro Couto fornece-nos informações sobre a trajetória intelectual e literária desses dois autores, dando uma contribuição teórica e utilitária para o estudo dos gêneros na Literatura Brasileira, particularmente o gênero epistolar
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
VICENTE, Silvana Moreli Viviana Bosi Dr. USP 2008
Título: Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira
Sinopse: A presente tese de doutorado, intitulada Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira, é composta pela edição fidedigna da correspondência de Gilberto Freyre (1900-1987) e Manuel Bandeira (1886-1968), acompanhada pela edição de alguns textos esparsos da obra de ambos. Como complemento, a tese traz estudo que pretende não só apresentar aspectos do diálogo, num sentido amplo, entre Freyre e Bandeira, mas também estender a discussão para leituras que ambos fazem acerca do processo modernizador em curso no país na primeira metade do século XX. Pretende-se, desse modo, facultar material inédito criteriosamente editado, assim como desenvolver uma reflexão sobre o debate intelectual e artístico em cena no Modernismo brasileiro.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
CABRAL, Simone Garrido E. Júlio César V. Diniz Ms. PUC/RJ 2004
Título: Bandeira: a poética do compromisso.
Sinopse: A dissertação visa abordar basicamente duas questões relativas àpoética de Manuel Bandeira, a partir da troca de correspondência entre o poeta eMário de Andrade. A primeira delas diz respeito à correspondência propriamentedita, entendendo-se essa correspondência como a enunciação de uma fala que serádevolvida por outro, construindo-se, assim, um discurso que estabelece relaçõesmútuas e interferências socioculturais.A segunda questão abordada refere-se à análise da concepção bandeiriana depoética, confrontando-a com sua própria experiência, como a poética concebidafoi realizada e que meios foram utilizados para tal efeito, discutindo os elementosde tensão morte e inspiração sob a ótica do próprio Bandeira, demonstradaatravés de suas cartas e realizada na sua poesia.
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Autoria - Orientação - Grau - Local -Data
ANAN, Syvia Tamie Joaquim Alves de Aguiar Ms. USP 2006
Título: Crônica da vida inteira: memórias da infância nas crônicas de Manuel Bandeira
Sinopse:Embora tradicionalmente vistas como textos menores da obra de Manuel Bandeira, suas crônicas para jornal apresentam uma riqueza particular, relacionada e ao mesmo tempo distinta de sua poesia: enquanto transportam para a prosa alguns dos principais temas de sua lírica, entre eles a memória de infância, conferem-lhes um outro tratamento que evidencia a sua presença no cotidiano do poeta, transcendendo o vínculo primário do gênero com o tempo presente. Seja nas crônicas sobre a vida cotidiana, seja naquelas em que o poeta faz crítica literária ou de artes plásticas, uma visão vinculada a um passado muito particular pode ser depreendida e iluminar facetas pouco exploradas de sua obra.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
TORRES, Tatiane Milene Maria Cecilia Q. Pinto Ms. USP 2007
Título: Escritura da perda: um tempo não-reconciliado em Bandeira e Apollinaire
Sinopse: Tendo em vista a influência confessa da poética apollinairiana nas primeiras produções de Manuel Bandeira, o que, em hipótese alguma, se deve a uma leitura positivista segundo a escola francesa tradicional, propomos a análise temático-comparativa de poemas retirados da obra A cinza das horas ( 1917 ) e de Alcools (1913 ). O estudo vem se dando a partir da recorrência motívica central do tempo, presente em ambos os poetas, que traduzem os seus desgostos íntimos através de uma linguagem sentimentalmente artística e expressiva em que o amor canta a morte. A dor, o tédio, a solidão e a melancolia são os sentimentos que sustentam essa condição poética desditosa, buscando resgatar aquilo que findou por meio de um tempo mítico, haja vista que este será eternamente não-reconciliado, estando o olhar poético direcionado para um passado que traz reminiscências dolorosas. Além disso, nossa preocupação é a de observar como esse tema é representado em seus vários subtemas, bem como nas diferentes formas poéticas que constituem nosso corpus de análise.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
PORTO, Zuleika Maria S. Sara Almarza Ms. UNB 2006
Título: Representações do dionisíaco e do trágico na poesia de Manuel Bandeira
Sinopse: Este trabalho estuda as representações do mito de Dioniso e do sentimento trágico na obra poética de Manuel Bandeira. Além dos poemas, os escritos em prosa também são estudados, dada a coerência interna que caracteriza toda a obra bandeiriana. O objetivo da dissertação é apontar a formação de novos sentidos do dionisíaco e do trágico neste poeta moderno, considerando a literatura como parte de um sistema em que as formas literárias estão interligadas às instituições sociais e ao plano da experiência humana individual.
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Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
COSTA, Eduardo A.S. Anco Márcio T. Vieira Dr. UFPR 2006
Título: Alumbramento e luta: Um estudo da metapoesia em Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade
Sinopse: Em “Alumbramento e luta: um estudo da metapoesia em Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade” foram analisados os processos de realização poética usados por esses dois autores, fundadores de uma tradição moderna na literatura brasileira. Empreendeu-se, para isso, um estudo crítico sobre os principais metapoemas desses dois poetas. Em Manuel Bandeira, seus versos mais próximos de uma metalinguagem, já que sua obra é carregada de intertextualidades, e seus metatextos nem sempre são declarados como tais. Foram pesquisados seus dois principais conceitos: o “alumbramento” e a técnica de “desentranhar” poesia das coisas. Em Carlos Drummond de Andrade, autor metalingüísticamente mais assumido, pesquisou-se seu posicionamento diante da feitura poética. Seus constantes recuos e avanços diante do “reino das palavras”. Por fim, foram avaliados, também, as principais diferenças e coincidências nos conceitos metalingüísticos de Bandeira e de Drummond.