Volta para a capa
Academia - Autores
Rachel de Queiroz

Autoria               -                Orientação          -          Grau – Local  - Data

FERRAZ, Adriana G.           Luiz Carlos S. Simon            Ms.       UEL     2007

Título: Entre os dias e os anos : leitura de crônicas de Rachel de Queiroz

Sinopse: Resumo: Entre os dias e os anos: leitura de crônicas de Rachel de Queiroz é um estudo em que se contempla a crônica, sua capacidade de ser um gênero do cotidiano e a questão da velhice diante dessa cotidianidade. Dentro de uma perspectiva mais específica, trata-se de uma abordagem de algumas crônicas da autora Rachel de Queiroz imbuídas das circunstâncias da contemporaneidade e, nesse contexto, a presença das pessoas idosas. A intenção do trabalho é a de explorar todas as condições de a crônica ser um gênero totalmente incorporado à vida diária, portanto, capaz de captar os acontecimentos mais prosaicos decorrentes da modernidade. A escolha do tema deve-se ao fato da existência, ainda, de poucos estudos realizados acerca do gênero em questão, bem como a respeito das ações que incidem sobre a terceira idade. Mais que uma proposta de pesquisa, trata-se de uma busca de subsídios para o conhecimento das questões inerentes à problematização do gênero e, também, da senilidade. Pretende-se, com esta dissertação, demonstrar que, além da questão do gênero, o que define a arte literária é, também, a capacidade de criação, o engajamento social e a forma de expressão em que esta se consolida

     __________________________________________________

 

Autoria                    -                     Orientação    -   Grau  - Local –  Data

MENDONÇA, Maria H.M.F de            Elódia Xavier        Dr.       UFRJ    2002 

Título: A crônica e as cronistas brasileiras: questão de gênero(s)

Sinopse: Análise literária das crônicas de Nísia Floresta, Carmen Dolores, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz e Marina Colassanti, identificando, em cada escritora, suas perspectivas poético-feministas da vida cotidiana, numa busca permanente de conciliação entre a mulher e o mundo

        _________________________________________________

Autoria                   -                    Orientação    -      Grau  - Local –  Data

TAMARU, Angela Harumi       Enid Yatsuda Frederico    Dr.   UNICAMP 2004

Título: A construção literaria da mulher nordestina em Rachel de Queiroz

Sinopse:

        _________________________________________________

Autoria                    -                   Orientação    -      Grau  - Local –  Data

VILALVA, Walnice A.M.          Suzi Frank Sperber       Dr.    UNICAMP  2004

Título: Marias: estudo sobre a donzela-guerreira no romance brasileiro

Sinopse: O tema da donzela-guerreira engendra processo configural que retoma matizes de composição do tema na cultura popular. O que podemos perceber pelas variantes da produção oral é a manutenção do molde da donzela-guerreira européia que chega até nossos dias como herança do processo de colonização. O romance brasileiro, ao tratar desta donzela, fundamentalmente nos dois romances aqui analisados, Grande sertão: Veredas e Memorial de Maria Moura, insere-a em novo espaço, o sertão, permitindo, assim, uma reelaboração da performance e o aprofundamento de elementos configurais que apenas estavam apresentados na produção oral; a saber, a dinâmica da guerra, a composição do bando, a instituição da marginalidade
              __________________________________________

Autoria                    -                   Orientação    -      Grau  - Local –  Data

FRANÇA, Ivo Renato D’Àvila       Odília C. Ortiga           Ms.      UFSC  2005

Título: Memorial de Maria Moura em dupla poética de olhar: do romance à minissérie de televisão

Sinopse: O presente estudo tem como objeto uma manifestação particular de intertextualidade que se faz pela transposição de um sistema de linguagem característico da expressão literária, um romance, para outro característico da expressão televisual, uma minissérie de televisão. Assim, o corpus da pesquisa e das leituras procedidas configura duas matérias de substancial diferença: uma é produto de uma arte que se utiliza da palavra, e a outra, de imagens e sons. Para perfazer esse corpus, esta dissertação procede a um duplo olhar sobre a natureza de Memorial de Maria Moura, o romance e sua adaptação para a televisão, revestindo de três faces o objeto de estudo: o texto original, de Rachel de Queiroz; o roteiro de adaptação, de Jorge Furtado e Carlos Gerbase; e a produção televisual, na Rede Globo de Televisão, em recorte da performance da personagem Maria Moura. Essa dupla vertente de leitura aborda, primeiro, o processo de adaptação do romance ao roteiro e, depois, o recorte da construção da personagem no romance e na minissérie. Como etapas da tarefa de cumprir esse objetivo geral, este estudo assume na qualidade de objetivos complementares a leitura do romance e sua contextualização, em relação aos demais romances da escritora, e à historiografia e à crítica literárias brasileiras; leitura do roteiro de adaptação; fundamentação teórica da adaptação referida e contextualização de teleficção na televisão brasileira; e as leituras da construção da personagem Maria Moura, no romance, e da performance, na televisão, de acordo com a versão apresentada pela emissora em 94. Entre os resultados obtidos a partir da pesquisa e das leituras realizadas, esta dissertação considera que a transposição de linguagem do romance à minissérie justifica a rubrica adaptação, ainda que estabeleça ora aproximações, ora distanciamentos entre as duas obras, os quais são objeto de leitura conclusiva.

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?
Como escreve?

Onde escreve?

O que é inspiração?

Cinema

Psicanálise

Jornalismo

Política

Religião

Crítica literária

Relações literárias

Biografia