Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
Valéria Rangel Viviana Bosi Ms. USP 2006
Título: O amor entre o vão momento e o infinito: os sonetos de Vinicius de Moraes
Sinopse: O objetivo deste estudo é fazer uma leitura atenta de alguns dos mais emblemáticos sonetos de Vinicius de Moraes, que aparecem na chamada segunda fase de sua poesia, perseguindo assim o modo particular que o poeta tem de enxergar o sentimento amoroso. Propõe-se como hipótese interpretativa que Vinicius elabora, em sua lírica, uma visão singular do amor, capaz de congregar em si o instante e o infinito. Tal perspectiva consiste em dar forma aos anseios de totalidade, inquietação desde o começo presente em seus versos, graças à reunião das esferas do físico e do sublime. O primeiro capítulo desta dissertação traz um breve balanço de sua poesia inicial, rastreando os motivos e os ritmos centrais trabalhados em seus livros de juventude; o segundo capítulo apresenta as análises de alguns dos sonetos de amor escritos a partir de 1938, poemas nos quais o novo modo de compreender o sentimento amoroso surge com maior nitidez; e o capítulo final procura abordar o testemunho lírico do poeta, que se volta, em chave de síntese, para os problemas de seu ofício em "Poética (I)" e "Poética (II)".
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Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
SANTOS, Juliana Ana Maria Lisboa de Mello Ms.. UFRGS 2007
Título: Vinicius de Moraes e a poesia metafísica
Sinopse: Freqüentemente, os críticos dividem a produção poética de Vinicius de Moraes em duas fases, intitulando-as fase mística e social. Fazem parte da chamada ¿primeira fase¿ as seguintes obras: O caminho para a distância (1933), Forma e exegese (1935), Ariana, a mulher (1936), Novos poemas (1938) e Cinco elegias (1943). A ¿segunda fase¿ é composta principalmente pelos seguintes livros: Poemas, sonetos e baladas (1946), Pátria minha (1949), Antologia poética (1954), Livro de sonetos (1957) e Novos poemas (II) (1959). Alguns estudiosos, como Renata Pallotini e Otto Lara Resende, consideram a produção inicial de Vinicius, voltada para questões metafísicas, como um experimentalismo estético, logo abandonada para dar lugar ao verdadeiro poeta que se apresentaria em um segundo momento, dedicado à lírica de tendência social e amorosa. Outros críticos, como Antonio Candido e David Mourão Ferreira, contrariando tal posicionamento, defendem a idéia de uma reelaboração destes princípios para uma espécie de ¿humanização do sentimento religioso¿. Partindo desses posicionamentos, este trabalho dedica-se ao estudo da poesia inicial de Vinicius, destacando as suas principais características e influências, e ainda à apresentação de alguns poemas da sua produção final e de algumas criações musicais, como forma de lançar luz sobre o percurso dos fundamentos e do simbolismo religiosos na produção artística do poeta. Inicialmente, foi feita uma revisão da fortuna crítica de Vinicius e, em seguida, realizou-se a análise das composições poéticas e musicais, tomando por base o texto bíblico e os fundamentos teóricos da lírica, da metafísica e do imaginário. A pesquisa permitiu caracterizar a poesia inaugural, no que tange à questão da religiosidade e, a partir disso, dar visibilidade à permanência destes elementos de caráter metafísico, tanto na poesia final quanto na canção, o que contraria a tese do artificialismo de sua produção inicial.
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Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
MENEZES, Roniere Silva Eneida Maria de Souza Dr. UFMG 2008
Título: O traço, a letra e a bossa: arte e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius
Sinopse:
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