Volta para a capa
Academia - Autores
Érico Veríssimo

Autoria               -                        Orientação    -    Grau  -  Local    - Data

ANANIAS, Denise de Castro         Lucia Sá Rebello      Ms.     UFRGS   2006

Título: Literatura de Viagem: Trajetórias e Percursos - Análise em A volta do gato preto e México, de Erico Veríssimo

Sinopse: Este trabalho, inserido no âmbito dos estudos comparados, propõe-se a analisar o conceito de narrativa de viagem em duas obras de Erico Verissimo mais precisamente A volta do gato preto e México. No que diz respeito à metodologia, busca pontuar e desenvolver os aportes teóricos comparatistas. Por meio dos estudos comparados é possível transitar com mais clareza por questões relevantes dessa disciplina, tais como intertextualidade, interdisciplinaridade, alteridade, identidade, nacionalidade, questões de tempo e espaço e de deslocamentos/viagens, levando-se em conta, é claro, o enfoque não apenas geográfico, mas também a identidade cultural dos textos do corpus, procurando ressaltar pontos em comum e níveis de alteridade entre os dois romances. Analisase, também, as suas influências, a riqueza de fontes históricas e literárias e a possível contribuição da literatura de viagem na formação de diversas culturas.
         ________________________________________________

Autoria                 -                Orientação        -           Grau - Local - Data

PERIN, Jairo                    Tânia Regina O. Ramos             Ms.     UFSC  2000

Título: "O Tempo e o Vento adaptado" A literatura que se vê

Sinopse: Esta dissertação tem por objetivo ler a obra O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, na forma escrita e na adaptação cinematográfica. No texto original a figura gaúcho se reverte e se subverte na troca do espaço rural pelo urbano. Na adaptação, é possível uma outra leitura: o homem gaúcho permanece no meio rural, no campo no pampa. Permitindo uma nova visão da construção do Estado do rio Grande do Sul enquanto Fronteira.

                 ___________________________________________

Autoria                 -                Orientação        -           Grau - Local - Data

MACHADO, Ronaldo Silva      Mirian V. Garate              Ms.    UNICAMP 2000

Título: Romance e historia : a Revolução de Trinta em O tempo e o vento

Sinopse: A dissertação analisa a tematização da Revoluçãode Trinta na trilogia O Tempo e o Vento, do escritor gaúcho Erico Verissimo (Cruz Alta-RS, 1905 - Porto Alegre-RS, 1975). Em um primeiro momento, discute de forma geral a problemática da relação Literatura/História, elaborando um quadro conceitual que encaminha o entendimento da especificidade de cada uma das configurações discursivas. A seguir, a partir das teorizações de Mikhail Bakhtin acerca do gênero romanesco, a dissertação levanta e analisa o plano metanarrativo da obra verissimiana, demonstrando a progressiva mutação do fazer romanesco e a concomitante explicitação de uma poéticado romance. Finaliza com a verificação da relação entre os planos narrativo e metanarrativo, especificamente com a análise da tematização ficcional da Revolução de Trinta.

                ___________________________________________
Autoria               -                        Orientação    -    Grau  -  Local    - Data

AQUINO, Ivânia Campigotto        Luis A. Fisher        Dr.       UFRGS     2007

Título: A representação do imigrante alemão no romance sul-rio-grandense : "A divina pastora", "Frida Meyer", "Um rio imita o Reno", "O tempo e o vento" e "A ferro e fogo"

Sinopse: Este é um estudo da representação do imigrante alemão no romance sul-rio-grandense. Analisa cinco romances que tratam do tema: A divina pastora, de Caldre e Fião (1847), Frida Meyer, de Vivaldo Coaracy (1924), Um rio imita o Reno, de Clodomir Vianna Moog (1939), O tempo e o vento (sete volumes/trilogia), de Erico Verissimo (1949-1962), e A ferro e fogo (dois volumes), de Josué Guimarães (1972 - 1975). A análise das obras foi orientada pelas categorias Família, Trabalho, Religião, Espaço e deslocamento e Contatos. Para cada uma das categorias é feito um levantamento minucioso das informações correspondentes encontradas nas narrativas. Por meio desse processo investigativo são explicitadas as visões sobre a imigração alemã construídas por escritores diferentes em épocas diferentes, formulando-se compreensões sobre assimilação e preservação da identidade étnica e participação dos imigrantes na formação do estado do Rio Grande do Sul.

             ___________________________________________

Autoria                  -                 Orientação     -          Grau – Local  - Data

ARRUDA, Maria Luiza                Vera Bastazin.                   PUC/SP    Ms.   2005

Título: Vento em tempo de solidão: a saga dos Buendía e dos Terra-cambará: um estudo comparativo entre Veríssimo e Garcia Marquez

Sinopse:


Prossiga na entrevista:

Por que escreve?

Como escreve?
Onde escreve?

O que é inspiração?

Cinema

Psicanálise

Política

Música

Crítica literária

Relações literárias

Biografia