"Na época em que escrevi Manhattan Transfer não tenho certeza se já tinha visto os filmes de Eisenstein. A idéia de montagem teve influência no desenvolvimento da forma. Talvez eu tivesse visto O encouraçado Potemkin. Claro que já devia ter visto O nascimento de uma nação, que foi a primeira tentativa de montagem. Eisenstein considerava-o como a origem de seu método. Não sei se houve alguma origem especial para Manhattan Transfer em minhas leituras. Vanity Fair (Feira das vaidades) não é nada parecido, mas eu tinha lido um bocado de Vanity Fair, e coisas inglesas do século XVIII. Talvez Tristram Shandy tenha alguma ligação. São todos muito subjetivos, enquanto eu, nas minhas coisas, estava tentando ser completamente objetivo. Sterne fez sua narrativa a partir de muitas coisas diferentes. Ela não parece ter muita coesão, mas quando se lê o livro todo, termina-se com um retrato muito coeso".
Fonte: Os escritores: as históricas entrevistas da Paris Review. São Paulo: Companhia das Letras, 1988
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