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Academia - Autores
Jorge Luis Borges

Autoria                -                 Orientação       -        Grau -  Local   – Data 

LEANDOR, Pasini Jorge     Mattos Brito de Almeida      Dr.     USP        2006

Título: Identificações problemáticas: lírica e sociedade em quatro poetas latino-americanos

Sinopse: O objetivo desta pesquisa é estudar, de forma relacionada e comparada, quatro poetas de quatro diferentes países latino-americanos: César Vallejo, do Peru; Aimé Césaire, da Martinica (Antilhas Francesas); Jorge Luis Borges, da Argentina; e Carlos Drummond de Andrade, do Brasil. Cada um desses poetas é tido como poeta nacional de seu país, com relevância histórica e mundial incontestável. A perspectiva do trabalho é a comparação de como cada poeta resolve o problema de constituir uma lírica ao mesmo tempo moderna e nacional na periferia do capitalismo. Esses problemas serão discutidos do ponto de vista da crítica imanente, tal como foi desenvolvida pela tradição crítica brasileira, que estuda a formação e configuração da literatura nacional em países periféricos.

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Autoria                  -             Orientação          -         Grau  -  Local - Data

MARTINS, Elaine Amélia         Myriam C. de Araújo        Ms.     UFMG  2008

Título: Cartografias da memória: as escritas de viagem de Murilo Mendes e Jorge Luis Borges

Sinopse:

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Autoria                   -            Orientação        -            Grau - Local - Data

MASCARENHAS, Karla           Walter Carlos Costa           Ms.    UFSC  2000

Título: Narrativa labiríntica e recuos do narrador em Borges

Sinopse: Partindo da premissa de que o narrador borgesiano apresenta um modo sui generis de contar suas histórias, este trabalho pretende analisar o foco narrativo em "Las ruinas circulares", "L casa de Asterión" e "El inmortarl", do escritor argentino Jorge Luís Borges. Dentre as teorizações sobre o foco narrativo são aqui utilizadas aquelas que melhor se adaptam a este narrador que revela e esconde os aconteciementos, rompendo com a aparente linearidade do relato e apresentando um traçado complexo de focalização que se assemelha aos descaminhos de um labirinto. O resultado são narrativas labirínticas que, através de jogos infinitos de espelhos, acabam por precipitar-se num abismo de significações.

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GADOTTI, Fabrício A.       Carlos E. Capela                   Ms.     UFSC    2002

Título: Tradução, revisão e autoria em Ficção, de Jorge Luis Borges

Sinopse: A partir do livro Ficciones, de Jorge Luis Borges, foram selecionados os contos "Piere Menard, autor del Quijote", "El jardín de senderos que se bifurcan" e "La biblioteca de Babel" como corpus por terem em comum a temática do livro. Sob a ótica do processo de decisões, elaborada por Jiry Levý, e com apoio em outros teóricos da tradução como Schleiermacher, Octavio Paz e o próprio Borges, são analisadas as traduções destes contos feitas para o português por Carlos Nejar e Maria Carolina de Araujo. À margem do cânone da literatura brasileira, o poeta e escritor Carlos Nejar, pioneiro na árdua tarefa de traduzir Borges, segue uma linha mais livre e mais literária de tradução. Por outro lado, dentro de uma linha mais literal e mais acadêmica, Maria Carolina de Araujo limita-se a corrigir, em grande parte, as desatenções e os desvios de seu precursor. Constata-se, também, que o paradigma criado por Nejar, funciona como um outro desafio, além do texto-fonte criado por Borges, a ser superado por parte da revisora no seu intento de torná-lo mais claro para o leitor brasileiro

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CORREIA Heloisa H. S.       Miriam V.Garate                Dr.    UNICAMP  2006

Título: Literatura e filosofia : o encontro metaforico entre Borges e Nietzsche

Sinopse: O presente trabalho estuda a metáfora enquanto tropo, procedimento da leitura e procedimento da escritura para rastrear a existência da “metafísica fantástica” na obra de Jorge Luis Borges, e seu possível desdobramento quando se encontra com a obra de Friedrich Nietzsche. Para tanto, leva em consideração que a literatura borgeana trabalha com a filosofia levando em conta os problemas que envolvem a metafísica na contemporaneidade, transformando, metafísica e crítica da metafísica, em material estético para suas ficções. A crítica à metafísica está presente nas reflexões de Borges e de Nietzsche, filósofo que é convidado a dialogar com o escritor argentino. Ambos autores parecem desprezar diferenças definitivas entre filosofia e literatura, produzindo textos que desafiam uma leitura que privilegie apenas o trato conceitual ou apenas o trato imagético de temas, personagens e questões. Soma-se a isso a crítica, realizada por ambos autores, à suposta objetividade do mundo e à crença de que um Ser tenha criado esse mundo independente dos sujeitos e o garanta, o ordene, o organize etc, com a ressalva também de que tal crítica vai aparecer de modo diverso em cada obra. A “metafísica fantástica” borgeana sugere algumas idéias ao leitor, entre elas, a idéia de experimentar a pretensa semelhança de metáforas presentes nas duas obras, de Borges e Nietzsche, pertencentes, a princípio, a áreas diversas: filosofia e literatura. Tal encontro de figuras talvez sugira um outro modo de a “metafísica fantástica” se apresentar, um outro modo de ela se desdobrar.
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Autoria                 -               Orientação      -         Grau  -   Local  -  Data

SILVA, Alessandro Ventura   Flavia M.S. Eyler             Ms.     PUC/RJ  2007 

Título: A cidade como personagem: um estudo sobre passado e vanguarda na Buenos Aies do escritor Jorge Luis Borges

Sinopse: Tema desta dissertação, o escritor Jorge Luís Borges nasceu em BuenosAires, centro político-financeiro e capital da Argentina no ano de 1899.Remontando à aurora de seus escritos, o momento de largada de sua produçãoliterária coincide com um intenso processo modernizador em sua cidade natal.Com efeito, frente a uma Argentina que cresce em escala alarmante, Borges em1921 e aos 21 anos regressa a Buenos Aires após uma temporada de sete anos emsolo europeu. Ao chegar se depara com uma cidade profundamente distinta dequando partiu: aumento populacional, imigração maciça e uma inegáveltransformação no tecido físico da cidade e dos meios de transportes. Estas novascaracterísticas faziam parte do impulso modernizante que soprara na capitalportenha. Por seu turno, Borges engaja-se nas correntes vanguardistas do períodoe do seu interior fazia ecoar tanto um tom de franco otimismo acerca das recentespossibilidades de intervenção no panorama literário local, quanto numa clavemelancólica, um Fervoroso lamento poético sobre a abrupta transformação de suacidade Buenos Aires.Esta dissertação tem como objetivo analisar o movimentoliterário do escritor frente às alterações que permitiram um alcance mais amplopara sua prática vanguardista, assim como refletir sobre o sentimento deperplexidade que se deu em seu retorno, ao perceber uma cidade alterada em seustraços primordiais. Desta forma, o entusiasmo de vanguarda será discutido à luzdos manifestos assinados pelo autor e seus textos programáticos de renovaçãoliterária. Quanto a outra postura, será analisada pelo Réquiem produzido porBorges em seu primeiro livro de poemas Fervor de Buenos Aires em que oescritor dá ensejo ao movimento de irrealização de uma realidade percebida comoestranha com o fito de realizar seu imaginário.

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Autoria                 -             Orientação       -          Grau  -   Local  -  Data

TURRA, Claudia de C. Dias    Edgar Cesar Nolasco     Ms.       UFMTS  2007

Título: A memória de Borges: caminhos que se bifurcam

Sinopse: Escrever sobre Jorge Luis Borges significa enveredar por vários caminhos da leitura e da releitura, a fim de entender o universo que compunha a memória de um escritor que, antes de mais nada, se classificava como um grande leitor. No decorrer desta dissertação, trataremos a princípio de se justificar alguns dos múltiplos significados da memória a partir de algumas considerações bibliográficas sobre o tema desta em Borges, e depois buscar os conceitos de memória nos filósofos e pensadores. Como o tema da memória de Borges nos remete a um infinito de interpretações, teremos que restringir o assunto em tópicos subdivididos em cada capítulo, como a memória histórica e cultural, a memória nas narrativas do escritor, os comparsas da memória de Borges (das amizades e das leituras), e a memória do intelectual. O estudo implica em traçar um caminho que esclareça alguns conceitos da memória dentro da história e da cultura, e também da preocupação da memória que ora auxilia e ora extermina a possibilidade de salvar o esquecimento. Nossa intenção é passar pela memória individual do autor até chegarmos no que ele representa até hoje dentro da memória coletiva. Para isso, tomaremos como base os postulados crítticos definidos pela crítica biográfica, cultural e filosófica. Além disso, dentro dos estudos literários, deter-nos-emos nas questões da influência e da intertextualidade, uma vez que estudamos a memória de um leitor.

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LIMA, Eduardo Luis F de   Edgar Cezar Nolasco          Ms.     UFMTS    2007

Título: Nas pegadas de Alice: metáforas do ciberespaço

Sinopse: O mundo virtual é uma presença constante na literatura. Obras como o romance Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll, ou "O Aleph", de Jorge Luis Borges, simbolizam aspirações do humano para romper as barreiras sensoriais do que julgamos ser a realidade. No século XXI, uma nova mídia, a internet, surge trazendo consigo a emergência de um novo mundo virtual, possivelmente o mesmo antevisto por Carroll e Borges. Esse novo universo constituído pela internet, pelo ciberespaço e gerador da cibercultura é explorado em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em especial no espaço literário, por meio de uma múltipla produção de textos. A crônica, gênero de leitura rápida e leve, típica da segunda metade do século XX, ressurge como instrumento de diálogo entre o "novo" e a tradição.

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Autoria                 -           Orientação         -          Grau  -   Local  -  Data

PASINI. Leandro       Jorge Mattos B. de Almeida       Ms.         USP     2006

Título: Identificações problemáticas: lírica e sociedade em quatro poetas latino-americanos

Sinopse: O objetivo desta pesquisa é estudar, de forma relacionada e comparada, quatro poetas de quatro diferentes países latino-americanos: César Vallejo, do Peru; Aimé Césaire, da Martinica (Antilhas Francesas); Jorge Luis Borges, da Argentina; e Carlos Drummond de Andrade, do Brasil. Cada um desses poetas é tido como poeta nacional de seu país, com relevância histórica e mundial incontestável. A perspectiva do trabalho é a comparação de como cada poeta resolve o problema de constituir uma lírica ao mesmo tempo moderna e nacional na periferia do capitalismo. Esses problemas serão discutidos do ponto de vista da crítica imanente, tal como foi desenvolvida pela tradição crítica brasileira, que estuda a formação e configuração da literatura nacional em países periféricos.

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Autoria                 -           Orientação         -          Grau  -   Local  -  Data

SILVA, Sandra Aparecida  Aurora B. Fornoni              Dr.          USP      2008

Título: Um Aleph: Borges, segundo o Livro das Mil e Uma Noites: estudo comparativo da poética árabe como elemento de construção da poética narrativa de Jorge Luis Borges

Sinopse: Este estudo compara a mímese poética do mundo árabe-islâmico, especialmente no livro de contos As mil e uma noites, com a mímese poética do mundo hispano-americano na obra literária de Jorge Luis Borges. A obra anônima das Noites tornou-se a principal referência para especular tanto as formas e as estratégias de construção narrativa quanto os conteúdos temáticos na criação poética do escritor argentino. Devido à magnitude da produção literária borgeana, este estudo considerou o livro El Aleph (1946) e três contos de El libro de arena (1975)- El espejo y la máscara, Undr e El disco. O trabalho se propõe afirmar que a poética árabe-islâmica, enquanto acervo da cultura universal constituiu-se num dos elementos vitais para a construção da poética narrativa de Jorge Luis Borges

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CUNHA, Katia Cilene F.   Aimé Teresa G. Bolaños       Ms.  UFRGN    2005

Título: A leitura crítica de Jorge Luis Borges no Rio Grande do Sul.

Sinopse: O presente trabalho consiste na análise da recepção crítica da obra do escritor argentino Jorge Luis Borges no Rio Grande do Sul, no período histórico compreendido entre as décadas de 70 e 90. Este estudo se desenvolve a partir da focalização dos centros conceituais, das correntes teóricas, da formação profissional dos críticos e da tipologia dos trinta e três textos que constituem esta fortuna crítica. Busca-se, através do mesmo, desvelar a importância da crítica sul-riograndense sobre Borges e demonstrar como os elementos de teor temporal e regional influenciam na recepção, interpretação e análise da obra literária do escritor em foco, almejando mostrar a significação e a repercussão desse corpus; considerando-se o momento de escritura, bem como o momento atual. Este estudo tenta mostrar-se original, na medida em que não focaliza a obra literária de Jorge Luis Borges, visto que a mesma já foi muito enfocada, mas o modo como a mesma foi lida no contexto historiográfico do Rio Grande do Sul, pela crítica literária.

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MENDES, Paula Marchesin S.   Karl Erik S.                  Ms.       PUC/RJ  2008

Título: A ETERNIDADE NA OBRA DE JORGE LUIS BORGES

Sinopse: O presente trabalho analisa as figurações e o sentido do conceito deeternidade na obra de Jorge Luis Borges. No primeiro capítulo, destaca osprincipais símbolos borgianos atrelados ao conceito (a palavra, o nada, o eu, osanimais, etc.); no segundo, as principais refutações do tempo, encontradas nosensaios do autor; no terceiro e último capítulo, examina de que maneira o conceitode eternidade se vincula ao próprio fazer literário do escritor e à sua concepção deliteratura. Tal análise quer proporcionar um novo enfoque sobre o trabalho doautor argentino, frizando, por trás de sua obsessão por labirintos, por enigmas epelo problema do tempo, sua busca pelo centro, ou pela solução do enigma dotempo, vislumbrada, através da arte literária, no conceito de eternidade. Alémdisso, deseja analisar a relação ambígua que o autor mantinha com o conceito deeternidade, que via, ora como uma quimera que o homem deve abandonar parafazer parte do mundo, ora como um objetivo impossível que, somente através daliteratura, pode ter algum significado para os homens.

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Autoria                 -           Orientação         -          Grau  -   Local  -  Data

FERNANDES, Fabiano       Walter Costa                       Dr.       UFSC    2004

Título: Estética da imperfeição: o ceticismo humeano e a prosa de Jorge Luis Borges

Sinopse: O presente trabalho pretende dar conta da relação entre o escritor argentino Jorge Luis Borges e o filósofo escocês David Hume, no que diz respeito ao papel do pensamento deste na produção ficcional daquele. O primeiro capítulo se centra na crítica literária borgiana, e busca retraçar o que ali se chamou poética da representação, vendo-a como a realização do ideal humeano de crítica de arte. Os demais capítulos tratam da produção ficcional em prosa de Borges, e buscam retraçar como o nome e o pensamento de Hume participa diferentemente da composição dos contos em que aparece. Pode-se observar, através da análise dos contos escolhidos, um esvaimento progressivo de Hume na obra de Borges; também fica exposta a relação dupla de Borges e Hume: se, no plano da escrita, o escritor argentino se utiliza  de apenas parte da doutrina de Hume, no plano da prática da escrita, endossa firmemente o ceticismo do filósofo escocês, que ensina a duvidar até das próprias dúvidas, utilizando, desta forma, de modo construtivo, as características aparentemente mais corrosivas do pensamento humeano.

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Autoria                 -           Orientação         -          Grau  -   Local  -  Data

VOGEL, Daisi Irmgard     Walter Carlos Costa            Dr.         UFSC    2002

Título: Jorge Luis Borges e a reinvenção poética da entrevista

Sinopse:

O escritor argentino Jorge Luis Borges concedeu um extenso número de entrevistas nas suas últimas três décadas de vida, que aqui se propõem sejam consideradas como parte significativa de sua obra. Para tanto, verifica-se a sua tomada de posição diante da entrevista e da conversa, os jogos que realiza durante o evento do diálogo, as suas aventuraras com a palavra e as incursões que promove pela narrativa e pelo ensaísmo. O que se descobre é que Borges singulariza a entrevista como uma experiência estética. Na medida em que faz dela um meio de reflexão colaborativa e criativa, coloca em xeque as tentativas de definição e de categorização de campos como a entrevistas,  a conversa e o ensaísmo. Ao final, vislumbra-se como Borges não apenas realiza o potencial poético da entrevista como ainda, através dela, renova o ensaísmo, fazendo do diálogo um de seus projetos literários.

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Autoria                 -                Orientação      -        Grau  -   Local  -  Data

PADRÃO, Andréa L. Paiva    Walter Carlos Costa   Dr.   UFSC  2006

Título: Tradição e transgressão no conto policial de Jorge Luis Borges

Sinopse: A obra de Jorge Luis Borges teve influência decisiva na definição do perfil do século XX, especialmente nas questões referentes ao mundo das letras. Dentre os escritores da América Latina, é provavelmente aquele que mais interlocutores conseguiu no mundo todo. Escritor múltiplo, Jorge Luis Borges deixa um vasto legado literário, no qual a narrativa policial ocupa lugar relevante. Assim esta tese trabalha com quatro narrativas desse escritor , classificadas pela crítica ou pelo próprio autor como policiais: "Abenjacán el Bojarí, muerto y la brújula". Esses contos são lidos e analisados quanto à observância das características principais do texto policial formuladas pelo próprio Borges, quanto às personagens paradigmáticas desta modalidade ficcional (detetives, criminosos e vítimas), quanto à escolha do narrador e  centralização do foco narrativo, quanto à estrutura narrativa dupla, elemento-padrão da narrativa policial clássica, e quanto à característica de verossimilhança. Nesta leitura é estabelecido um diálogo dos contos analisados com outros textos de Borges, quando são apontados, nos textos policiais selecionados, temas recorrentes na estética borgiana.  

 

Prossiga na entrevista:

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