Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SILVA, Gislene M.B.F. Regina Dalcastagne Ms. UNB 2001
Título: Vozes da loucura, ecos na literatura: o espaço de louco em O exército de um homem só, de Moacyr Scliar, e Armadilha para Lamartine, de Carlos Sussekind
Sinopse:
______________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
MELO, Ana Cecilia Agua Orna Messer Levin Ms. UNICAMP 2004
Título: Humildes livros, bravos livros : cenas da historia brasileira na ficção de Moacyr Scliar
Sinopse: O trabalho tem como objetivo principal discutir como eventos da história brasileira são tratados ficcionalmente nas novelas do escritor gaúcho Moacyr Scliar. Integram o corpus as seguintes narrativas: Mês de cães danados, Cenas da vida minúscula, Sonhos Tropicais e A Majestade do Xingu. Dessa maneira, o percurso se estende dos anos 70 aos anos 90, o que equivale ao acompanhamento de toda a trajetória do autor. As novelas analisadas apresentam o dado comum do foco narrativo na primeira pessoa, destacando-se o que denominamos narrador-leitor. Os debates desencadeados, nas décadas de 70 e 80, por algumas hipóteses do crítico Davi Arrigucci Jr., principalmente, orientam a discussão
_________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
PATRICIO, Jenair Maria Helena H. Tornquist Ms. UFSC 2004
Título: "Uma travessia da história à ficção - a imigração judaica e A majestade do Xingu de Moacyr Scliar
Sinopse: A partir de um olhar situado entre registros da história e criação ficcional, esta dissertação se ocupa da imigração judaica no Brasil, no início do século XX, e dá atenção especial para a representação do judeu na literatura. Em A majestade do Xingu, Moacyr Scliar, que se destaca no cenário nacional pela atenção a esse tema, reconstitui a trajetória do imigrante judeu ante os desafios da nova terra. A narrativa, desenvolvida a partir de dados da memória de um narrador judeu, mostra os diferentes caminhos dos imigrantes, obrigados a se separarem na chegada ao Brasil. Ao longo da história vai se destacando a figura de Noel Nutels que, emigrado da Rússia, empenhou-se, como sanitarista, pela causa dos indígenas do Brasil Central. O romance suscita algumas discussões, entre as quais, a da identidade de um povo marcado pela imagem do "eterno estrangeiro".
_______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
PUCCA, Rafaela Berto Gizêlda M. Nascimento Ms. UEL 2007
Título: Retirando os véus: descontrução e metaficção historiográfica em A mulher que escreveu a Bíblia de Moacyr Scliar
Sinopse: O objetivo deste trabalho é analisar o romance A mulher que escreveu a Bíblia de Moacyr Scliar a partir da perspectiva de revisão histórica pretendida pela obra, recontando sob uma outra visão (o olhar feminino) episódios de um texto canônico: A Sagrada Escritura. Para tanto, iniciamos com uma breve exposição de reflexões empreendidas por alguns pensadores e teóricos da literatura, a respeito das peculiaridades inerentes ao discurso histórico e ao ficcional (situando o discurso bíblico no entre-lugar dessas duas categorias), bem como apresentamos a contemporânea discussão do entrecruzamento desses discursos na pós-modernidade, entrecruzamento este que visa ao resgate das vozes esquecidas, oprimidas ou vencidas na constituição do cânone. Por fim, adotamos os conceitos de desconstrução de Jacques Derrida e de metaficção historiográfica de Linda Hutcheon como base teórica para o desenvolvimento da análise.
_____________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
ARRUDA, Ângela A. P. Luiz Carlos S. Simon Ms. UEL 2005
Título: Pós-moderno como crítica contemporânea : uma análise dos contos de Moacyr Scliar O humor
Sinopse: Há de se reconhecer o vasto mundo que se criou de manifestações que nos fazem rir. Em várias expressões artísticas, há uma procura incessante, tanto por parte de quem produz quanto por parte de quem as procura, pelo trabalho que envolve a comicidade. Nesse sentido, a presente dissertação objetiva levantar questões a respeito do humor na literatura pós-moderna no tocante às suas várias vertentes, principalmente no que concerne ao questionamento de termos um humor crítico ou passivo diante das situações atuais. Para tanto, far-se-á uma divisão em dois capítulos teóricos, abordando assuntos como o humor e o pós-modernismo, que irão culminar no terceiro e último capítulo. Esse se concentrará em analisar dez contos do autor Moacyr Scliar, com o intuito de observar e caracterizar o humor brasileiro pós-moderno como recurso de denúncia e reflexão ou apenas como divertimento sem comprometimento acerca das questões sociais.
___________________________________________________
Autor - Orientador - Grau - Local - Data
SANTOS, Rodrogo Marcal Elcio L. Cornelsen Ms. UFMG 2007
Tiítulo: A identidade cultural no romance A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar
Sinopse: O presente estudo é o resultado de uma investigação teórico-analítica a respeito do romance A majestade do Xingu (1997), de Moacyr Scliar, em que se apresentam entre memória, história e identidade cultural características desse romance, bem como as relações entre narrativa histórica e narrativa ficcional presentes na obra devido ao personagem histórico Noel Nutels. Para isso, esse estudo fundamentou-se em teorias contemporâneas sobre os conceitos de "identidade cultural", "tradução cultural" e "negociação culturais", buscando observar como esses subsídios teóricos e conceituais auxiliam a compreensão do romance A majestade do Xingu como texto que aborda questões ligadas à "identidade brasileira".
____________________________________________________
Autor - Orientador - Grau - Local - Data
CABRAL, Shirley A. Goide Lisley S. Nascimento Ms. UFMG 2010
Título: Pragas, risos e lentilhas: Moacyr Scliar, Bíblia e literatura
Sinopse: Esta dissertação pretende fazer uma leitura da obra de Moacyr Scliar, centrada em alguns de seus contos mais importantes, a saber: As pragas, Diário de um comedor de lentilhas e As ursas. O trabalho intenta demonstrar como a ficção de Scliar se propõe a reescrever, subvertendo-as, passagens do texto bíblico, se utilizando, para isso, de recursos narrativos e estratégias textuais como a ironia, a paródia e o humor
___________________________________________________
Autor - Orientador - Grau - Local - Data
CICCU, Silvia P. Sampaio Jesus A. Durigan Ms UNICAMP 1985
Título: Dialetica do resgate : uma leitura de Moacyr Scliar
Sinopse:
Este trabalho tem por objeto as obras de Moacyr Scliar produzidas de 1970 a 1980 cujo tema é a imigração Judaica em Porto Alegre. Dos vários elementos que as compõem, tomamos em particular o mito que é um dos seus aspectos predominantes. Buscamos assinalar como se comporta, o que revela, o que significa e qual o seu papel no texto scliriano. "Desarticulamos" a narrativa destacando todos os outros elementos presentes em sua ficção, com a finalidade de ressaltá-los, para de pois relacioná-los e assim não perder o dinamismo próprio do, universo ficcional do autor. Grosso modo, o nosso propósito é verificar como se articula o seu texto, o que reflete e instaura, quais os procedimentos utilizados na sua elaboração; enfim, pretendemos verificar como e por que este modo particularíssimo desorganização narrativa guarda afinidade com o nosso tempo,e desempenha um papel na Literatura Brasileira.
_____________________________________________________
Autor - Orientador - Grau - Local - Data
MACHADO, Celia M.B. Elcio L. Cornelsen Ms. UFMG 2006
Título: Memória e narrativa no romance A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar
Sinopse: O presente estudo resulta de uma investigação téorico-reflexiva do romance A Majestade do Xingu (2001) de Moacyr Scliar, em que são apresentados os modos como se relacionam memória e narrativa no romance, como essas manifestações textuais estão ligadas à ficção, à História e à memória; as estratégias discursivas investidas pelo autor na construção do personagem-narrador e de que maneira esse narrador traduz a sua experiência de imigrante judeu oriundo do Leste europeu. Para tanto, investimos na elaboração de um texto sustentado em teorias contemporâneas sobre a narrativa, a memória e a História, buscando observar de que maneiras essas teorias estão contempladas no discurso do narrador, sobretudo, em relação à sua história pessoal de imigrante judeu e habitante do bairro Bom Retiro, na cidade de São Paulo.
|