Volta para a capa
Cinema
Jorge Amado

"O segundo acontecimento que a meu ver teve consequênciaa capitais sobre o romance, em particular sobre a estrutura da narrativa, foi o cinema. ele instaurou uma outra concepção da arquitetura da narração. O corte. O modo narrativo.Tudo. A figuração dos personagens. Tudo. Há um romance de antes do cinema e um depois. Claro, depois da vitória do cinema".

Fonte: RAILLARD, Alice. Conversando com Jorge Amado. R.Janeiro: Record, 1990.

 

"Do ponto de vista do autor, nenhuma adaptação será total e completamente aquilo que ele desejaria que fosse, pelo simples fato de que são formas de comunicação inteiramente diferentes... Há pouco tempo esteve aqui uma pessoa altamente inteligente, a Lina Wertmuller, que fez duas adaptações de Tieta do agreste, uma para o cinema e outra para a televisão. Ela tem uma determinada visão das coisas que coincide em alguns pontos comigo e em outros não. O trabalho que ela fizer será bom na medida em que for uma recriação. Mesmo entre a televisão e o cinema há diferenças importantes... Não faz muito tempo, tive uma oferta para escrever uma novela para a televisão. Recusei, dizendo que não se tratava de preço, mas que não era capaz de fazer o que me pediam. Mas se aceito vender os direitos de adaptação de um livro meu para outro meio de comunicação – teatro, cinema, televisão – tenho de me sujeitar às regras do jogo. Até mesmo porque vivo disso... Tenho seis livros filmados. Dona Flor foi um grande sucesso de público e Tenda dos milagres um sucesso de crítica. De vez em quando vêm aqui pessoas querendo que eu fale mal das adaptações. Jamais falarei mal da adaptação de um livro meu. Também não vou dizer que qualquer uma delas me satisfez completamente".

Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/1981 -  Lourenço Dantas Mota.

"Vendi Gabriela barato demais, por US$ 100 mil. E depois ainda fizeram esse pornozinho qualquer que descaracterizou e vulgarizou meu livro".

Fonte: Exame Vip, ago. 1991

"A adaptação de uma obra literária para a televisão, cinema ou teatro é uma violência conta o autor".

Fonte: Folha de São Paulo, 01/08/1988 (sobre a roteirização de Tieta do agreste para uma novela da TV Globo)

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?
Como escreve?

Onde escreve?

O que é inspiração

Influência literária

Psicanálise

Música

Religião

Política

Conselho literário

Crítica literária

Relações Literárias

Academia
Biografia