Autoria - Orientação - Grau - Local – Data
LEANDRO, Pasini Jorge Mattos Brito de Almeida Dr. USP 2006
Título: Identificações problemáticas: lírica e sociedade em quatro poetas latino-americanos
Sinopse: O objetivo desta pesquisa é estudar, de forma relacionada e comparada, quatro poetas de quatro diferentes países latino-americanos: César Vallejo, do Peru; Aimé Césaire, da Martinica (Antilhas Francesas); Jorge Luis Borges, da Argentina; e Carlos Drummond de Andrade, do Brasil. Cada um desses poetas é tido como poeta nacional de seu país, com relevância histórica e mundial incontestável. A perspectiva do trabalho é a comparação de como cada poeta resolve o problema de constituir uma lírica ao mesmo tempo moderna e nacional na periferia do capitalismo. Esses problemas serão discutidos do ponto de vista da crítica imanente, tal como foi desenvolvida pela tradição crítica brasileira, que estuda a formação e configuração da literatura nacional em países periféricos.
______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau - Local - Data
SAPIECINSKI, Marlise Maria do Carmo A. Campos Dr. UFRGS 2004
Título: A presença de Carlos Drummond de Andrade em Portugal.
Sinopse:
________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
COSTA, Eduardo A.S. Anco Márcio T. Vieira Dr. UFPR 2006
Título: Alumbramento e luta: Um estudo da metapoesia em Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade
Sinopse: Em “Alumbramento e luta: um estudo da metapoesia em Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade” foram analisados os processos de realização poética usados por esses dois autores, fundadores de uma tradição moderna na literatura brasileira. Empreendeu-se, para isso, um estudo crítico sobre os principais metapoemas desses dois poetas. Em Manuel Bandeira, seus versos mais próximos de uma metalinguagem, já que sua obra é carregada de intertextualidades, e seus metatextos nem sempre são declarados como tais. Foram pesquisados seus dois principais conceitos: o “alumbramento” e a técnica de “desentranhar” poesia das coisas. Em Carlos Drummond de Andrade, autor metalingüísticamente mais assumido, pesquisou-se seu posicionamento diante da feitura poética. Seus constantes recuos e avanços diante do “reino das palavras”. Por fim, foram avaliados, também, as principais diferenças e coincidências nos conceitos metalingüísticos de Bandeira e de Drummond.
___________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data BATISTA, David Ms. UFES 2005
Título: Três faces do itabirano: intertexto e autotexto e ecfrase
Sinopse: Análise de alguns poemas da obra de Carlos Drummond de Andrade sob a ótica do diálogo intertextual. Visto que o escritor mineiro traça diálogos ao longo de sua obra com outros e com sua própria obra, alguns poemas são esmiuçados com o auxilio dos conceitos de intertextualidade e autotextualidade. Confrontamos, além disso, as contradições e o que há de lúdico e de jogo verbal entre o que Drummond postula fazer e o que ele faz desde Alguma Poesia, seu livro de estréia, a Farewell, livro de despedida.Adotamos como bússola para a nossa investigação, além da nomenclatura acerca do diálogo entre textos, a ecfrase, elemento da semiótica utilizado para ratar das inter-relações entre a literatura e a arte não-verbal.A diversidade do ponto de vista metalingüístico se acha relacionada não apenas com a questão interna da poesia, mas com as várias facetas do estar-no-mundo do itabirano a partir do “Poema de sete faces”.
_________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
ROSARIO, Salmo Francisco Ms. UFES 2005
Título: Drummond e a imagem erótica: encontros à meia-luz.
Sinopse: Este trabalho se dedica a mostrar como o fenômeno da imagem poética se relaciona ao erotismo presente no livro O amor natural do poeta Carlos Drummond de Andrade, tendo em vista o confronto ou a aproximação com temas paralelos relevantes, tais como os limites entre o que é erótico e o que é pornográfico, a relação intertextual com a tradição e o diálogo intratextual intrínseco à própria produção do escritor. Nossa análise se detém, sobretudo, no fato de que o lirismo do livro se apresenta mais expressivo, na medida em que o erotismo presente nos poemas estabelece o aspecto de convergência de elementos em tensão, algo comum na linguagem poética, mas que engendra nuances quando o texto é tomado como corpo que se expressa e se insinua, firmando-se como lugar de representação, onde se encontram vozes díspares, cuja aproximação se torna possível pela intervenção da linguagem literária.
__________________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
CALGARO, Márcia Jardim Ms. UFES 2002
Título: Poemas e pinturas em exposição: visitando quadros e a poesia de Carlos Drummond
Sinopse: Estudo da série “Arte em exposição”, conjunto de 32 poemas de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro Farewell. Desse total, como numa amostragem, foram analisados 12 poemas, que se relacionam a pinturas de arti___stas e de períodos distintos, da renascença ao século XX. Buscou-se aproximar a explanação teórica e historiográfica a um modelo de visita guiada. No processo de análise, entraram em pauta questões acerca das fronteiras entre as artes visuais e verbais. A investigação dos poemas e dos quadros confirmou aspectos conhecidos da lírica drummondiana, assim como revelou facetas inusitadas de sua poesia.
_______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
PINHO, Maria H.S. Corrêa Fernando Segolin Ms. PUC/SP 2011
Título: A crônica em Drummond: um gênero em trânsito.
Sinopse: Esta dissertação de Mestrado analisa parte da obra de Carlos Drummond de Andrade, em particular a crônica - um gênero em trânsito. Para análise do corpus, escolhemos as crônicas: “Divagação sobre as ilhas”, “Carta aos nascidos em maio” , do livro Passeios na ilha(1962); “Lembra-se de maio,” “Caso de escolha” e “Caso de ceguinho”, do livro Cadeira de Balanço (1966) e “Surge o poeta da flor” do livro Caminhos de João Brandão (1970). Como objetivos específicos procuramos demonstrar a maestria com que Drummond transita entre os diversos gêneros literários. Na sua crônica há um entrelaçamento da prosa ficcional, estudos de natureza ensaística e critica literária, tudo numa dimensão poética e metalingüística. Propusemo-nos à identificação e exame critico dos fenômenos estéticos da intertextualidade, da metalinguagem e de elementos da oralidade, característicos da prosa moderna. Como embasamento teórico recorremos à conceitos da função poética da linguagem de Roman Jakobson, à incorporação do meios de comunicação de massa, à ruptura dos gêneros, à fusão entre a prosa e a poesia, problematizados por Haroldo de Campos e Otávio Paz. Contudo, observamos que a crônica drummondiana cumpre sua função, pois ao relatar os fatos do cotidiano, o faz de uma forma leve aparentemente descompromissada, mas que deixa transparecer uma personalidade literária intensa e reflexiva.
_______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
SAID, Roberto A. do Camo
Wander de Melo Miranda Ms UFMG 2002
Título: O gauche e a política: imagens do intelectual modernista na poesia de Drummond
Sinopse: Este texto investiga as dimensões do controverso encontro entre o intelectual modernista e o Estado Nacional, nos decênios de 1930 e 1940, a partir da obra e da trajetória de Carlos Drummond de Andrade. Analiso, por um lado, a inserção do poeta nos bastidores da cena cultural, e por outro, suas atividades literárias, mais especificamente, alguns de seus textos relativos à política, através dos quais procuro identificar imagens e conceitos acerca do escritor e da literatura, no âmbito da modernidade cultural brasileira.
_______________________________________________
Autoria - Orientação - Grau – Local - Data
VALLE, Patricia Vanesa S.
Silvana M.P. de Oliveira Ms UFMG 2002
Título: Carlos Drummond de Andrade: leitor-crítico de poesia
Sinopse: Este trabalho propõe-se a refletir sobre Carlos Drummond de Andrade como leitor-crítico de poesia no interior de sua própria produção poética. Para tanto, lança-se mão dos poemas-homenagem presentes na seção "Cantar de Amigos", de Antologia Poética. Essa seção compõe-se de poemas que parecem constituir uma poética da leitura e da crítica de poesia em Carlos Drummond.
|