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Academia - Autores
Luiz Antonio de Assis Brasil

Autoria               -                     Orientação    -        Grau -  Local –  Data

LIMA, Isabel Cristina Farias              Inês Oséki-Depré               Dr.        UFRGS      2008

Título: O processo de criação de Breviário das Terras do Brasil, de Luiz Antonio de Assis Brasil

Sinopse: O manuscrito é o instrumento de trabalho da Crítica Genética. A pesquisa em questão está centrada nos manuscritos de Breviário das terras do Brasil: uma aventura nos tempos da Inquisição, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Nossa proposta é, através de três protopersonagens, Francisco Abiaru, Moisés Israel ou Vasco Antonio e Rainha Hécuba, iluminar o passado para elucidar nosso presente. Para tanto, percorremos a criação destas protopersonagens para observar como elas revelam a estrutura da sociedade brasileira. Para organizar este estudo e deixar sempre os manuscritos em evidência, por sua singularidade, tivemos que nos familiarizar com uma linguagem bem específica acerca da Critica Genética, antes mesmo de trazê-los à luz de nosso entendimento. Com isso, procuramos nos cercar com algumas teorias que ilustrem e evidenciem nosso trabalho, desde abordagens sobre história, personagens, narrador e até mesmo sobre melancolia na qual podemos perceber os vários caminhos que o escritor/scriptor percorreu durante a elaboração de suas protopersonagens para revelar a sociedade brasileira que, de certa forma, nos é, ainda hoje, atual.

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Autoria                   -                  Orientação     -       Grau  - Loal   -  Data

SILVA, Débora Teresinha Mutter      Jane Fraga Tutikian             Dr.    UFRGS       2008

Título: Imagens do Século XIX na Ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil

Sinopse: Esta tese de doutoramento investiga os modos de interlocução entre a Literatura e a História na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil. Parte-se da idéia de constituição e de modificações de imagens na consciência leitora, bem como de suas possíveis reverberações no imaginário coletivo e na cultura, analisando-se cinco obras do escritor gaúcho, a saber: Perversas famílias (1992), Concerto Campestre (1997), O pintor de retratos (2002), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006). Todas elas caracterizam-se pela localização temporal no século XIX e por relações evidentes com elementos históricos. A hipótese inicial é de que há, entre essas narrativas, pontos de contato, fundando novas configurações de sentido ao outrora. Tais conexões excedem os limites de uma única obra, para oferecer novas imagens a eventos e a personagens da História Sulina e Nacional. Além da temporalidade, outras coincidências estruturais e temáticas estabelecem vínculos a ponto de permitir a imagem de um universo paralelo à história oficial ou a outra que se ampara nas lendas e mitos da cultura popular. Numa época em que a exploração do passado no gênero romanesco cedeu espaço para temáticas mais contemporâneas, indagam-se as causas pelas quais as obras do romancista portoalegrense seguem com fôlego, garantindo prêmios e conquistando leitores. O estudo divide-se em quatro etapas assim definidas: um panorama da vida, da obra e da fortuna crítica do escritor cujo título é Um romancista do Sul. No mesmo, já ficam esboçadas as linhas de força da análise, dando também a orientação ao percurso teórico. A segunda etapa, cujo título é A escritura entre a ficção e a História, apresenta as bases teóricas que sustentaram, mas que, sobretudo, foram ditadas pela etapa analítica. Uma variada gama de teorias e conceitos como intertextualidade, imagologia, hipertextualidade, meta-história, autor implícito, ironia, silêncio, alteridade e estilística conjugam-se. Todas com o fim de identificar os recursos adotados pelo escritor, para inculcar no leitor, por meio do efeito estético, uma retórica ficcional, que se caracteriza em todos os aspectos pelo propósito revisional. As duas partes subseqüentes intitulam-se respectivamente O itinerário da paixão: da margem para o centro e para outras margens e Circuito de imagens: romance, História e identidade. Ambas dedicam-se à análise e à interpretação das obras do corpus, sendo a primeira inteiramente focada em A margem imóvel do rio e a segunda, dedicada às relações entre todas as narrativas do corpus. A última parte, intitulada O maestro do romance, apresenta algumas idéias conclusivas sobre o percurso sem, contudo, encerrar questão quanto às mesmas e, desviando, sempre a atitude classificatória.
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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

BARRETO, Eneida M.W.M.     Jane Fraga Tutikian          Dr.    UFRGS    2006  

Título: As Fronteiras Discursivas em Um Castelo no Pampa

Sinopse:

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

LIMA, Isabel C. Farias de                                        MS     PUCRS  2000           

Título: Uma terra, dois olhares: O Rio Grande do Sul na visão de Fróis e Winter.

Sinopse:

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

STRUNKC, Erudita, Zachow                                           Ms.     UFSM    2002

Título: Representação da mulher em contexto repressor na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil: estudo de uma personagem.

Sinopse:

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

BUZZETTO, Lúcia Leal           Pedro Brum Santos          Ms.      UFSM    2003

Título: Um quarto de légua em sonho.

Sinopse: Este trabalho analisa Um quarto de légua em quadro, de Luiz Antonio de Assis Brasil, romance que retrata literariamente o episódio da colonização açoriana no Rio Grande do Sul em meados do século XVIII. Com o objetivo de estabelecer a relação entre ficção e História e de investigar o recurso memorialista empregado na tessitura do romance, inicialmente procurou-se direcionar os estudos para o caráter ficcional do discurso histórico resgatando os textos de Hayden White sobre o tema. Em seguida, procurou-se investigar o diário como recurso discursivo de representação individual e coletiva, e elemento estruturador da ficcionalidade da narrativa em questão através dos textos de Henry Bergson e Maurice Halbwachs, sobre a memória, e Béatrice Didier e Javier del Prado Biezma et alii, sobre a escrita memorialística. E, finalmente, procurou-se desenvolver a idéia da esperança como valor coletivo, sobrepondo-a a interpretação da obra, descortinando, assim, a condição de precariedade humana e sentido trágico da existência que norteiam o romance.

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

OLIVEIRA NETO, Godofredo                                           Ms.     UFRJ     2004

Título: Criaturas de papel em sendas messiânicas: ficção e realidade em Videiras de cristal, de Luiz Antonio de Assis Brasil, e O Bruxo do contestado

Sinopse:

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

RAMOS, Alex Sandro           Nubia Jacques Hanciau        Ms.     FURG    2005

Título: Nas margens da História e da Literatura: A margem imóvel do rio, de Luiz Antonio de Assis Brasil

Sinopse: A presente dissertação propõe o estudo da relação entre literatura e história. A pesquisa visaa revisar e investigar as posturas contemporâneas que teorizam a respeito dessa relação e a analisar o livro A margem móvel do rio,do escrior Luiz Antonio de Assis Brasil.Assim, este trabalho comportam divisões que objetivam distribuir os componentes analisado. Conforme tal orientação, em primeiro lugar situam-se os princípios teóricos no que diz respeito à relação das duas áreas em questão; a seguir é feita a abordagem da ficção na narrativa histórica e vista apossibilidade de esta conter múltiplas versões. Em segundo lugar, encontra-se a revisão da obra literária de Assis Brasil no uese refere à história, temática principal de suas narrativas. Ao finalizar a dissertação, é realizada a análise de A margem imóvel do rio quanto aos aspectos representativos da história em seu enredo.

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

ALVES, Izandra           Márcia H. Saldanha Barbosa      Ms.       UPF     2007

Título: O olhar do viajante estrangeiro na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil

Sinopse: O presente  trabalho tem por objetivo analisar o processo de composição dos protagonistas das obras As virtudes da casa e O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil, que caracterizam os viajantes estrangeiros. Cabe aqui destacar, que para abordar essa temática, faz-se necessário desenvolver um rápido estudo sobre as diferenças entre ver e olhar, além de uma breve retomada de dados hostoriográficos acerca dos viajantes estrangeiros que percorrem o Rio Grande do Sul, durante o século XIX. Tais informações servem de apoio para a análise das referidas obras literárias, no que diz respeito ao aproveitamento de alguns dados da história por parte da ficção do autor. Além disso, essa análise se propõe a comparar o modo de agir dos protagonistas das obras em questão, ambos viajantes estrangeiros, evidenciando a influência que recebem do meio no qual se inserem e das pessoas com as quais convivem, ou as transformações que promovem nesse ambiente.

Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

MORAES, Luciano Passos     Núbia T. Jacques H.            Ms.     FURG    2007

Título: Identidades Transculturais: Um estudo da série Visitantes ao Sul de Luiz Antonio de Assis Brasil

Sinopse: Luiz Antonio de Assis Brasil destaca-se na história brasileira contemporânea por conceber romandes nos quais episódios marcantes da história do Rio Grande do Sul são ponto de partida para a revisão de valores presentes no discurso historiográfico oficial. Nessa perspectiva, traz à luz heróis comuns.freuentemente relegados ao esquecimento, e logra uma ficcção que incita a reflexão a respeito de temas contemporâneos, notadamente a riqueza do contato entre diferentes culturas. A partir dessas noções, esta dissertação de mestrado propõe a leitura e análise dos romances O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006), no que diz respeito à trajetóriade seus protagonistas. Na investigação são observados os processos de busca identitária das personagens, por meio da relaçõa com outros temas contemporâneos, dentre os quais despontam as questões da alteridade, transculturação e hibridização. A observação desses aspectos na série Visitantes ao Sul visa a contribuir para a volarização da ficção de Assis Brasil no âmbito acadêmico, a partir de referencial teórico ligado ao campo de estudos culturais.

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

LAHM, Alexandra C. da Silva    Maria Eunice Moreira      Ms.    PUCRS  2008

Título: A união das artes: Música e Literatura na obra de Luiz Antonio de Assis Brasil

Sinopse: Esta dissertação propõe umaleitura das obras O homem amoroso, Conerto campestre e Música perdida, de Luiz Antonio de Assis Brasil, como objetivo de analisá-las à lus dos prossupostos teóricos propostos por Luiz Piva e Solange Ribeiro de Oliveira, que aproximam o discurso literário e o discurso musical, através do coceito da Melopoética. A proposta nãosó amplia a fortuna crítica sobre o autor, no que diz respeito à questão da influência musicalç presente na sua produção literária; determinao léxico comum entre as duas artes, ou seja, literatura e música; mas também comprovaa inter-relação entre música e literatura, através da migração de elementos musicais para a literatura, que auxiliam na criação de personagens literários "músicos".

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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

BARRETO, Eneida Menna       Jane Fraga Tutikian           Dr.     UFRGS  2006

Título: As fronteiras discursivas em Um Castelo no Pampa

Sinopse: Este trabalho traz a análise da obra Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil, examinando as relações entre Literatura, História e Mito. Para tanto, direcionados pelos sinais míticos presentes na obra, investigamos, em um primeiro momento, o significado desses aspectos. Disso resultou a identificação dos mitos de origem. A seguir, empreendemos a pesquisa da História do Rio Grande do Sul, o que nos fez comprovar que a obra em análise faz a releitura crítica dos modelos consagrados pela historiografia positivista. Como as questões da História, na narrativa, sinalizam para a realização de uma escrita que tem como forma a metaficção historiográfica, nos termos de que nos fala Linda Hutcheon (Poética do Pós-Modernismo,1991), averiguamos sua íntima relação com a redação pósmoderna. Contemplamos o aspecto da historicidade pelo viés crítico, estabelecendo elos entre a Sociologia literária, a Crítica literária e a Literatura Comparada. Mostramos, enfim, como o autor imbricou fatos e personagens históricas do Rio Grande do Sul com sua narrativa ficcional para inverter as nossas expectativas e para que dialoguemos com o passado, que se apresenta fragmentado, em perspectiva com um tempo que ainda será construído, ou seja, um porvir mais real, menos fantasioso e, por isso mesmo, mais factível.
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Autoria                    -                  Orientação       -      Grau - Local  - Data

MUTTER, Débora                   Jane Fraga Tutikian          Dr.      UFRGS   2008

Título: Imagens do século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brsil

Sinopse: Esta tese de doutoramento investiga os modos de interlocução entre a Literatura e a História na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil. Parte-se da idéia de constituição e de modificações de imagens na consciência leitora, bem como de suas possíveis reverberações no imaginário coletivo e na cultura, analisando-se cinco obras do escritor gaúcho, a saber: Perversas famílias (1992), Concerto Campestre (1997), O pintor de retratos (2002), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006). Todas elas caracterizam-se pela localização temporal no século XIX e por relações evidentes com elementos históricos. A hipótese inicial é de que há, entre essas narrativas, pontos de contato, fundando novas configurações de sentido ao outrora. Tais conexões excedem os limites de uma única obra, para oferecer novas imagens a eventos e a personagens da História Sulina e Nacional. Além da temporalidade, outras coincidências estruturais e temáticas estabelecem vínculos a ponto de permitir a imagem de um universo paralelo à história oficial ou a outra que se ampara nas lendas e mitos da cultura popular. Numa época em que a exploração do passado no gênero romanesco cedeu espaço para temáticas mais contemporâneas, indagam-se as causas pelas quais as obras do romancista portoalegrense seguem com fôlego, garantindo prêmios e conquistando leitores. O estudo divide-se em quatro etapas assim definidas: um panorama da vida, da obra e da fortuna crítica do escritor cujo título é Um romancista do Sul. No mesmo, já ficam esboçadas as linhas de força da análise, dando também a orientação ao percurso teórico. A segunda etapa, cujo título é A escritura entre a ficção e a História, apresenta as bases teóricas que sustentaram, mas que, sobretudo, foram ditadas pela etapa analítica. Uma variada gama de teorias e conceitos como intertextualidade, imagologia, hipertextualidade, meta-história, autor implícito, ironia, silêncio, alteridade e estilística conjugam-se. Todas com o fim de identificar os recursos adotados pelo escritor, para inculcar no leitor, por meio do efeito estético, uma retórica ficcional, que se caracteriza em todos os aspectos pelo propósito revisional. As duas partes subseqüentes intitulam-se respectivamente O itinerário da paixão: da margem para o centro e para outras margens e Circuito de imagens: romance, História e identidade. Ambas dedicam-se à análise e à interpretação das obras do corpus, sendo a primeira inteiramente focada n’A margem imóvel do rio e a segunda, dedicada às relações entre todas as narrativas do corpus. A última parte, intitulada O maestro do romance, apresenta algumas idéias conclusivas sobre o percurso sem, contudo, encerrar questão quanto às mesmas e, desviando, sempre a atitude classificatória.

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