Volta para a capa
Cinema
Anthony Burgess

Tenho sido mais influenciado pelo teatro do que pelo cinema. Escrevo cenas longas demais para serem representadas sem interrupção no cinema. Mas gosto de imaginar uma cena antes de escrevê-la, vendo tudo acontecer, ouvindo um pouco do diálogo. Já escrevi tanto para a televisão como para o cinema, mas não com muito sucesso. Era literário demais ou algo assim. Os produtores de filmes históricos me chamam para revisar os diálogos, mas eles acabam saindo na forma original... O pessoal de cinema é muito conservador no que se refere a diálogos. Acreditam sinceramente que o entendimento imediato do significado lexical é mais importante do que o impacto do filme e do som carregado de emoção. É considerado mais inteligente fingir que as pessoas do passado teriam falado como nós, se tivessem tido a sorte de saber como fazê-lo, encantados com a oportunidade de visualizar a si mesmas e a seu tempo de nosso ângulo. The Lion in winter é considerado uma triunfante solução do problema do diálogo medieval, mas, claro, é apenas vulgar... O romance de Napoleão é difícil do ponto de vista do diálogo, mas meu instinto me diz para usar ritmos e vocabulário são muito diferentes dos nossos. Afinal de contas, o Don Juan de Byron, quase que poderia ter sido escrito hoje. Imagino os soldados falando como os soldados de hoje falam. De qualquer forma, estão falando francês. Quanto ao filme de Napoleão, Kubrick deve seguir seu próprio caminho – que certamente será pedregoso... Os filmes ajudam os romances em que se baseiam, pelo que fico ao mesmo tempo grato e ressentido. A edição de bolso de Clockworks Orange vendeu mais de um milhão de cópias nos estados Unidos, graças ao caro Stanley. Mas não gosto de ser visto apenas como um mero criador de filmes. Desejo ser bem-sucedido por meio da literatura pura. Impossível, é claro”.

Fonte:  Os Escritores 2: as histórica entrevistas da Paris Review. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?

Como escreve?

Onde escreve?

O que é inspiração?

Influências literárias

Jornalismo

Política

Música

Religião

História

Psicanálise

Crítica Literária

Conselho literário

Biografia

Relações Literárias