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Academia - Autores
Julio Cortázar

Autoria               -             Orientação          -         Grau  -  Local  -   Data

VALENTE, Cynthia           Walter Carlos Costa             Ms.       UFSC   2001

Título: Improvisação e ludismo em Las Armas Secretas de Julio Cortázar

Sinopse: Este trabalho tem como objetivo apresentar, a partir da análise de três contos do livro Las Armas Secretas de Julio Cortázar, uma análise do foco narrativo partindo da hipótese inicial de que nos contos "Cartas de mamá", "Las babas del diablo" e "El perseguidor", as escolhas de focalização estão relacionadas ao lúdico e apresentam um movimento que se assemelha ao da improvisação jazzística, reproduzindo nestas escolhas o movimento de uma "espiral criacional" que segue em direção ao infinito. Pretende-se também comprovar a hipótese de que nos três contos os personagens trazem em sua caracterização a chave para a escolha do foco narrativo.

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Autoria               -               Orientação          -         Grau  -  Local -  Data

FERRAZ, Melissa Mayer    Kathrin H.L. Rosenfield        Ms.    UFRGS     2001

Título: Em busca do céu no inferno, as ironias da vontade em : o Jogo da Amarelinha , de Julio Cortázar

Sinopse: O presente estudo procura aprofundar a compreensão do romance de Julio Cortázar, O Jogo da Amarelinha, investigando o papel que a noção de jogo e o questionamento e mobilidade de fronteiras entre gêneros literários e literatura, arte e filosofia desempenham na busca de uma transcendência imanente e comunicável, que é o projeto da obra. Essa busca de um céu na terra, impulsionada por uma vontade que perde seus contornos e devora a si mesma, acaba por se converter em um irônica descida aos infernos. Pelas ironias da vontade e pelo cuidadoso trabalho do autor, porém, é nesse inferno que brilharão as centelhas do céu humano. Por meio da comparação com outras obras da literatura latino-americana e universal, bem como das contribuições críticas e filosóficas pertinentes ao tema e de alguns trabalhos plásticos, nos quais se aborda a problemática do dizer/mostrar uma experiência que é humana e, ao mesmo tempo, está além do homem, foi se montando este trabalho. Realizamos uma abordagem que partiu de indicações do próprio texto estudado e de contrapontos que ele, em sua vertiginosa empreitada irônica, insinuava, demonstrando que a unidade fundamental da produção cortazariana, dos gêneros literários e das diversas formas de arte e reflexão, repousa naquela experiência inefável, comunicada de formas variáveis. Finalmente, notamos que a rede de relações que se tece na obra, a partir da temática do lúdico, unifica experiência amorosa, estética e intelectual, apontando para uma compreensão mais flexível e ampla de racionalidade, na qual a vontade, sempre equilibrada pela ironia, desempenha um papel fundamental.

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Autoria                 -                  Orientação     -          Grau – Local  - Data

MARQUES, Ângela M. S.                                                 Ms        UFES   2005

Título: Olhares, encontros e  desencontros em Cortáar: o sujeito na modernidade

Sinopse: Esta pesquisa tem como proposta buscar na obra ficcional do escritor argentino Julio Cortázar subsídios que permitam apontar para algumas questões enfrentadas pelos indivíduos no meio urbano com o advento da Modernidade, que se iniciou por volta do século XIX. Foi uma época marcada por grandes transformações, impulsionadas, sobretudo, pela Revolução Industrial e pelas idéias evolucionistas calcadas no progresso. Mudanças velozes que alteraram a percepção e o modo de vida das pessoas. As complexidades daquele período proliferaram nas artes e nos mais diversos campos de estudo. Os olhares voltaram-se para a experiência cotidiana, observando como os cidadãos apreendiam, compartilhavam e representavam aquele tempo. A vida diária tornou-se, então, objeto de investigação científica. No espaço público moderno, evidenciou-se a fragilidade dos relacionamentos. Esses aspectos da vida moderna fragmentada e seus desdobramentos na obra de Julio Cortázar serão trazidos neste trabalho, a partir dos contos escolhidos e com o apoio de outros textos de autores que trataram dessas questões.

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Autoria                 -                  Orientação     -          Grau – Local  - Data

DIAS, Valdenides Cabral  A.   Alfredo Cordiviola             Dr.      UFPE  2007 

Título: A encruzilhada da vida e da morte: o samsara cortazariano

Sinopse: Estar diante da escrita de Julio Cortázar é sobretudo arriscar-se a se perder nos labirintos armados por ele para prender o leitor. Esta leitura de sua obra produzida nas décadas de comprometimento com as causas sociopolítico-ideológicas da América Latina vem ressaltar o surgimento do homem novo como ser utópico, fragmentado, a princípio, pela escrita, em seguida pela constatação de fatos trágicos e, por fim, perdido por entre os labirintos existenciais, lugar de onde o autor reconhece o homem na sua plenitude de busca como elemento fundamental para modificar o panorama de uma realidade pré-sentida à distância. O que podemos vislumbrar desta produção ‘comprometida’ é que, nela, paradoxalmente o ser humano está fadado, seja ele autor, narrador, personagem ou leitor, ao jogo da amarelinha: sai atirando a pedra sempre no lugar certo, mas nunca chega ao céu. Entretanto, podemos assegurar que esse homem novo, produto da Revolução Cubana e das ditaduras, cumpriu bem o seu papel como personagem de sua própria literatura. Desta forma, circulando como autor-narrador-personagem, conseguiu empreender uma osmose, uma articulação convincente entre o fantástico e a realidade, entre o poético e o político

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Autoria                 -                  Orientação     -          Grau – Local  - Data

BORANELLI, Valdemir           Maria José P.G.P.              PUC/SP     Ms.   2008

Título: O fantástico nos contos de Murilo Rubião e de Julio Cortázar: entre o mito literário e a polimetáfora

Sinopse:

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Autoria               -                Orientação       -         Grau  -  Local  -   Data

SILVA, Débora T. Muller da  Gilda N.S. Bittencourt      Ms       UFRGS    2001

Título: A perseguição da forma na metalinguagem ficcional de Julio Cortázar e Clarice Lispector

Sinopse: Partindo de uma questão teórica preliminar – a representação e seus modos de articulação – este trabalho examina o papel da metalinguagem presente em obras de Clarice Lispector e Julio Cortázar como contributo vigoroso às reflexões teóricas, bem como à evolução literária. Com o enfoque temático centrado basicamente na linguagem, pretendemos defender esse tipo de abordagem comparatista como prática crítica eficaz no estudo da narrativa latino-americana, especialmente o conto e o romance. A estrutura do mesmo consta de uma introdução que funciona também como exposição metodológica e informa algumas fontes teóricas; dois Capítulos que consideramos o corpus propriamente dito: o primeiro A paixão segundo Sofia, apresenta aspectos sobre a vida e a obra da escritora, bem como a análise dos textos de nossa escolha; em exercício análogo, o segundo capítulo, Un tal Julio, focaliza Cortázar. O terceiro capítulo, Os perseguidores na dimensão de Moebius, procura, de um lado, amarrar aquelas que consideramos as linhas de força comuns às criações dos dois escritores – sempre focalizando a metalinguagem – e os pontos de contato e, de outro, indicar alguns dos aspectos que os distanciam. Optamos por não divorciar totalmente os pressupostos teóricos do corpus para imprimir um certo dinamismo à leitura. As fontes teóricas estão distribuídas em sincronia com a abordagem analítica que nos pareceu a mais exeqüível na organização e na tradução de idéias em palavras. Na conclusão, procuramos uma perspectiva autocrítica, que nos desse uma visão mais ampla sobre o próprio percurso do trabalho realizado nos três capítulos e que contemplasse algum cotejamento entre o texto ficcional contemporâneo, a crítica, a filosofia da linguagem e o ser da própria literatura como responsável pela evolução espiritual do homem.

 

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